quinta-feira, 22 de janeiro de 2026

Presidenciais 2026 - André Ventura de memória curta: Portugal cortou em Saúde o dobro do exigido pela troika. Conclusão (OCDE).E quem fez os cortes? Os socialistas é que são os maus da fita: Os brutais cortes e privatizações de Passos, a tachos da boiada, boca calada "Eu sei que o povo social-democrata vai votar em mim”, - Sim, até porque quem fez os brutais cortes aos pensionistas e na saúde e encomendou TROIKA? - Ouça o video e confirme.



Presidenciais 2026 - André Ventura de memória curta: Portugal cortou em Saúde o dobro do exigido pela troika. Conclusão (OCDE).E quem fez os cortes? Os  socialistas é que são os maus da fita: Os brutais cortes e privatizações de Passos, a tachos da boiada, boca calada "Eu sei que o povo social-democrata vai votar em mim”, - Sim, até porque quem fez os brutais cortes aos pensionistas e na saúde e encomendou TROIKA? - Ouça o video e confirme.

Presidenciais 2026 - André Ventura de memória curta: Portugal cortou em Saúde o dobro do exigido pela troika. Conclusão (OCDE).E quem fez os cortes? - O documento faz referência aos cortes nas despesas com o pessoal e a «concentração e racionalização» da oferta em centros de saúde e hospitais, como revela o «Público»

Quem deu esta golpada ao BPN? Foi a maior burla de sempre em Portugal, qualquer coisa como 9.710.539.940,09 €uros!!!

(paga por todos nós, contribuintes, que não podemos reclamar e sem que nenhum dos conhecidos criminosos tenha sido responsabilizado…)

ANDRÉ DAS VENTURAS AO ESTILO DOS VENDEDORES DA BANHA DA COBRA -

André Ventura está a seguir as pisadas de Donald Trump… pelo menos no que toca à vontade de controlar as redes sociais. À semelhança do presidente dos EUA, que quer encerrar a rede social Twitter, também o líder do Chega quer censura nas plataformas digitais.

Na campanha, o Chega inventou o grito “nem mais um!”, que nega ser de ódio contra os imigrantes. André Ventura ensaiou um discurso de incitamento contra os jornalistas, depois de ter manipulado nas redes sociais um vídeo da sua conversa com um imigrante.

Acusou primeiro a SIC e depois os jornalistas em geral de serem “inimigos do povo”, a mesma formulação que Donald Trump usa com frequência para atacar a imprensa

29 Dezembro 2020,TC dá dois dias a André Ventura e Tiago Mayan para "suprirem irregularidades"

O Tribunal Constitucional (TC) detetou irregularidades nos processos de candidatura a Presidente da República de André Ventura, Tiago Mayan Gonçalves e Eduardo Baptista, que terão dois dias para "suprirem" essas falhas.



André Ventura diz que vai abandonar consultoria na Finpartner em junho Eleito em outubro de 2019, André Ventura mantém como atividade complementar ao cargo de deputado no Parlamento o exercício de comentador da CMTV e a atividade de consultor fiscal na Finpartner S.A. A situação contraria os argumentos e a postura que Ventura adotou desde que entrou no Parlamento.

Quem são os Donos de Portugal que apoiam André Ventura?

23 de julho 2020 - Do universo BES ao Banif. Do negócio das armas à aviação.
Do imobiliário aos escritórios de advogados. Poderosos interesses têm-se sentado à mesa com André Ventura para apoiar o líder da extrema-direita portuguesa. Vários homens de negócios admitem financiar o Chega, revela Revista Visão.

Financiador do Chega está entre os suspeitos do cartel dos helicópteros - João Maria Bravo e a empresa Helibravo foram dois alvos das buscas da Polícia Judiciária na operação "Torre de Controlo".
A empresa Helibravo e um dos seus sócios, o empresário João Maria Ribeiro Bravo, foram dois dos alvos das buscas da Polícia Juidiciária, na operação "Torre de Controlo".

O gestor já foi um dos maiores financiadores e aganriadores de dinheiro para o Chega e também já vendeu armas à própria Judiciária.

Após o aparecimento do partido liderado por André Ventura, João Maria Ribeiro Bravo, não só constribuiu com cinco mil euros para o partido, como também promoveu almoços de angariação de donativos, como já revelou a revista SÁBADO.

.Empresário apoiante de Ventura tem offshore no Panamá - 08 de dezembro 2021 Carlos Barbot criou em 2002 uma offshore no Panamá para movimentar contas no Banque Privée Espírito Santo, na Suíça. Num almoço com Ventura, em 2020, juntamente com outros empresários, elogiou a prestação do partido de extrema-direita.

Financiador do Chega é sócio de empresa que ganhou mais de 45 milhões de euros em concursos em 2025

A Helibravo tem feito, ao longo dos últimos anos, vários negócios com o Estado. João Bravo, sócio da empresa e um dos suspeitos na operação que investiga contratos da Força Aérea com empresas de helicópteros, chegou a promover almoços de angariação de donativos para o Chega

2021 SIC diz que financiador do “Chega” passou dinheiro ao CDS-Madeira
Uma reportagem da SIC veio expor hoje um alegado financiamento ilegal ao CDS-Madeira, envolvendo o seu líder e também secretário regional da Economia, Rui Barreto.

De acordo com a Grande Reportagem da SIC, César do Paço, financiador do partido “Chega”, efectuou transferências de dinheiro para Rui Barreto, Gonçalo Santos, Gonçalo Camacho, Luís Santos e Vítor Barreto, a rondar os cerca de 30 mil euros.

O secretário de Estado e o financiador do Chega
12 de julho 2024 - José Cesário, ex-deputado há décadas, primeiro por Viseu e depois pelo círculo eleitoral Fora da Europa, atual secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, cargo que já tinha ocupado antes, sempre pelo PSD, nomeou um lóbista e confesso apoiante das ditaduras salazarista e franquista como seu secretário pessoal.

OUTRO FINANCIADOR DOM CHEGA

A Caiado Guerreiro pertence à rede Globalaw, uma rede internacional que conta com 92 Sociedades de advogados independentes e mais de 5.100 advogados, em 165 cidades diferentes. O principal objetivo é promover a troca de informação sobre Direito e a divulgação de oportunidades de negócio aos seus clientes.
Caiado Guerreiro is a multi-jurisdictional law firm that provides legal services in all areas of Law, being highly recognised by the quality of its services. The firm possesses a vast experience in providing legal services and legal consulting at both national and international level.

Antes de chegar ao Parlamento, André Ventura saltou da Autoridade Tributária para a Finpartner, uma empresa de contabilidade e assessoria fiscal com intensa actividade nas áreas da engenharia fiscal via offshore e vistos gold,




NINGUÉM FOI CONDENADO -TODAVIA, O PROCURADOR JORGE ROSÁRIO TEIXEIRA, JÁ EM NOVEMBRO DE  2011  DIZIA  QUE " A JUSTIÇA FUNCIONOU NO CASO DO PROCESSO BPN"


Procurador diz que justiça funcionou no processo do BPN, Jorge Rosário Teixeira considera que, apesar da demora de vários anos, o importante é que o caso tenha ido a julgamento País - Procurador diz que justiça funcionou no processo do BPN ...


BPN tornou-se conhecido como banco do PSD, proporcionando "colocações" para ex-ministros e secretários de Estado sociais-democratas.


Criado em 1993 com a fusão das sociedades financeiras Soserfin e Norcrédito e era pertença da Sociedade Lusa de Negócios (SLN) e mais de 90 nebulosas sociedades offshores sediadas em distantes paraísos fiscais como o BPN Cayman, que possibilitava fuga aos impostos e negociatas.

O julgamento do caso BPN : -15 arguidos, acusados dos crimes de burla qualificada, falsificação de documentos e fraude fiscal, mas nem sequer se sentam no banco dos réus.

A recordar.....Os acusados pediram dispensa de estarem presentes em tribunal e o Ministério Público deferiu os pedidos. Se tivessem roubado 900 euros, o mais certo era estarem atrás das grades, deram descaminho a nove biliões e é um problema político


04/04/2017 — O Ministério Público informou que arquivou o inquérito contra Dias Loureiro e José de Oliveira e Costa. O ex-ministro e ex-deputado do PSD e o antigo presidente do BPN e ex-secretário de Estado estavam indiciados pelos crimes de burla qualificada, branqueamento e fraude fiscal qualificada
.
01/07/2025 — MP arquiva novo inquérito sobre Spinumviva (família Montenegro) por "lapso" e falta de factos criminais, mas a averiguação preventiva

Processo “Submarinos” - "Processo dos Submarinos" em Portugal foi arquivado pelo Ministério Público em dezembro de 2014, após anos de investigação sobre as contrapartidas da compra de submarinos alemães, com o MP a concluir não haver factos que justificassem acusação

Banca: BIC é a partir de hoje o dono do BPN ...PauloPortas acusado de promover interesses de um banco na África do Sul... .Sonangol quer hospitais da Caixa Geral de Depósitos em Portugal.....

CDS-PP congratula-se com acórdão que absolveu todos os arguidos do caso portucele 


MP arquivou suspeitas na venda do Pavilhão Atlântico ao genro de Cavaco  Carlos Rodrigues Lima Carlos Rodrigues Lima 01 de julho de 2021 às 14:00 + Durante quatro anos de investigação, a PJ queixou-se da falta de meios e o Ministério Público não ouviu nenhum dos intervenientes no negócio: Luís Montez, Ricardo Salgado, Maria Luís Albuquerque, Assunção Cristas e Zeinal Bava.

(actualização ARGUIDOS DO BPN E MONTE BRANCO PARA AS CALENDAS – E O TRÁFICO DE INFLUÊNCIAS DO ATUAL GOVERNO QUEM SE IMPORTA?

O ex-ministro adjunto e ex-vice-presidente do BCP, Armando Vara, disse hoje estar “em choque” com a decisão do Tribunal de Aveiro de o condenar a cinco anos de cadeia por tráfico de influência, no âmbito do processo Face Oculta.

“Estou em choque, confesso. E a sensação que me fica é que a sentença não é sobre as acusações, não é sobre o que estava em causa. Eu acho que tem muito a ver com a minha circunstância”, disse o antigo governante. Armando Vara: "Estou em choque"......Armando Vara "em choque" após ser condenado a cinco ...Armando Vara diz que está em choque - 



segunda-feira, 19 de janeiro de 2026

Presidenciais 2026 - António José Seguro - Um Vencedor a Presidente de Portugal Seguro de Convições e de Paixões a bem do seu País "Todos Somos Portugal"

 Jorge Trabulo Marques - Jornalista 

Presidenciais 2026 - António José Seguro - Um Vencedor a Presidente de Portugal Seguro de Convições e de Paixões a bem do seu País "Todos Somos Portugal" “Reafirmo com total clareza: sou livre, vivo sem amarras e assim agirei como presidente da República”, assegurou. Excerto do seu discurso na noite deste domingo 18 de Janeiro 2026


“Esta não é uma candidatura partidária nem nunca será”, disse Seguro, acrescentando que “hoje, com a nossa vitória, venceu a democracia e voltará a ganhar no dia 8 de fevereiro”.

O candidato, que arrecadou o primeiro lugar, frisou que para si “não há portugueses bons nem portugueses maus, portugueses de primeira e portugueses de segunda; somos todos Portugal”.

“Regressei para unir os portugueses. Jamais terei um presidente e uma parte dos portugueses contra a outra parte. Jamais”, garantiu, recebendo mais uma ronda de aplausos. “Com a vossa confiança serei o presidente de todos os portugueses, e faço esse juramento diante de vós”.
Declarou-se estar pronto “para ser o presidente dos novos tempos” e para fazer de Portugal “um país moderno e justo, onde o Estado funcione a economia seja mais competitiva, com empregos qualificados e com melhores salários”, sem esquecer a saúde ou a habitação




"Quem é André Ventura, quem vota nele e o perigo muito real de acreditar nas suas mentiras.
Convém começar pelo básico, porque a política também falha quando presume inteligência onde ela não foi demonstrada.
André Ventura não é um acidente. É um produto. Um produto político fabricado a partir de três matérias-primas simples: - ressentimento;- simplificação grosseira da realidade;- mentira repetida até parecer verdade.
André Ventura não constrói pensamento, constrói inimigos. Não propõe soluções, propõe culpados.
A sua força não está na razão, mas na emoção crua: - medo; - raiva; - frustração.
O seu discurso assenta numa lógica infantil, mas eficaz: - o povo é bom; - as elites são más;
- Portugal é puro! - alguém o está a corromper; - eu sou o único que diz a verdade.
Esta narrativa não é original, nem inteligente. É populismo de manual.
Quem vota em Ventura?
Os dados são claros e reiterados. O seu eleitorado concentra-se sobretudo entre pessoas com:
- menor escolaridade média; maior desconfiança das instituições; - forte sentimento de exclusão social.
Onde a literacia cresce, o Chega encolhe. Onde a complexidade assusta, Ventura prospera.
Isto não é um insulto — é estatística eleitoral.
Não significa que todos os seus eleitores sejam ignorantes. Significa que o seu discurso foi desenhado para funcionar melhor onde o pensamento crítico é mais frágil e onde slogans substituem leitura, análise e memória histórica.
E as mentiras?
Aqui termina qualquer margem de tolerância. Um estudo recente, conduzido por investigadores universitários que monitorizaram a desinformação nas presidenciais, concluiu que mais de 85% dos casos identificados tiveram origem directa na campanha de André Ventura.
Não é “exagero”, não é “opinião controversa”.
- São falsidades factuais, vídeos manipulados, - contextos inventados
- ataques deliberados à comunicação social.
Isto não é ruído colateral. É estratégia.
A mentira, em Ventura, não é erro. É método.
Os riscos de acreditar nisto:Acreditar nas mentiras de Ventura não é apenas votar mal. - É aceitar que a realidade pode ser moldada ao gosto do mais ruidoso.
- É normalizar a falsificação como ferramenta política.
- É abrir a porta a decisões públicas baseadas em ficções emocionais e não em factos.Hoje é um vídeo falso sobre imigração.AMANHÃ É A DESCREDIBILIZAÇÃO DAS ELEIÇÕES.
Depois é a erosão lenta da democracia, sempre com aplausos de quem confunde agressividade com coragem.
A história está cheia destes personagens. Nunca acabou bem. Nem para os países, nem para os seus seguidores.
Quem vota em Ventura pode achar que está a protestar. Na verdade, está apenas a ser usado.
Fontes
Diário de Notícias – Estudo do LabCom/UBI sobre desinformação nas presidenciais: Ventura responsável por 85,7% dos casos identificados.
RTP Notícias – Impacto da desinformação eleitoral nas redes sociais (mais de 7,7 milhões de visualizações).
Polígrafo – Análise de resultados eleitorais do Chega em freguesias com maiores níveis de instrução.
Universidade de Lisboa / ISCTE – Estudos académicos sobre discurso populista, moralização e construção do “povo vs elites”.
Friedrich Naumann Foundation – Análises sociodemográficas do voto em Portugal.
A ignorância pode explicar muita coisa. Mas insistir nela, hoje, já é escolha.


quinta-feira, 15 de janeiro de 2026

Justiça ressuscita, adia, arquiva ou abafa: Caso BPN adiado e arquivado. Sócrates, ressuscitado em todos os atos eleitorais

J                                     Jorge Trabulo Marques -Jornalista 

Este um titulo de noticia: BPN adiado para depois das presidenciais 19 de Janeiro de 2011

Justiça ressuscita, adia, arquiva ou abafa: Caso BPN adiado e arquivado. Sócrates, ressuscitado em todos os atos eleitorais. A bancarrota do BPN motivou a nacionalização do banco e a injeção de perto de cinco mil milhões de euros, a maior parte dos quais provenientes da Caixa Geral dos Depósitos ou por esta caucionados. E deu origem a 18 inquéritos, depois de sucessivos adiamentos, acabou arquivado. 

O Folhetim Sócrates, arrasta-se há vários anos, sobre diversos titulos. O último denominado Operação Marquês, foi "ressuscitado" por um "lapso de escrita" e "artimanhas do sistema judicial", buscando reverter decisões, suspender sessões e unificar processos secundários para anular o julgamento principal, apesar dos recursos.

.



Operação Marquês: Relação anula decisão do juiz Ivo Rosa na "mini" pronúncia a José Sócrates- (( e não desistem de o perseguir)
Tribunal da Relação declara nula a decisão de Ivo Rosa e manda o processo regressar ao tribunal de instrução criminal para ser proferida nova decisão instrutória, relativamente a estes factos

Juiz Ivo Rosa foi seguido e teve as contas devassadas- Uma denúncia anónima, com “descritas inconsistências”, foi usada para abrir um processo-crime e quebrar os sigilos bancário e fiscal. E terá servido para aceder à faturação telefónica detalhada e à localização do telemóvel para seguir e vigiar o então juiz de instrução Ivo Rosa.

Ministério Público assegurou que as diligências efetuadas no âmbito da investigação ao juiz Ivo Rosa, entre 2021 e 2024, respeitaram os direitos, liberdades e garantias previstos na lei e não incluíram interceções telefónicas.

O juiz Ivo Rosa afirma que foi investigado em quatro processos ao longo de três anos. Porém, esclarece que "nunca" tomou conhecimento formal da existência dos referidos inquéritos" e nunca foi notificado ou informado do arquivamento dos mesmos"

Marques Mendes ataca Ivo Rosa. Este juiz "é um perigo à solta ..11/04/2021 — Ex-líder do PSD e conselheiro de Estado critica duramente decisão do juiz de instrução Ivo Rosa sublinhou uma "ideia de impunidade", mostrando que os "fortes e poderosos se safam sempre".

Marques Mendes ataca Ivo Rosa. Este juiz "é um perigo à solta ..11/04/2021 —Marques Mendes, no espaço habitual de comentário na SIC, teceu duras críticas ao juiz Ivo Rosa após a decisão instrutória sobre o processo Operação Marquês. , mostrando que os "fortes e poderosos se safam sempre"

Operação Marquês: Supremo decidiu impedir o juiz desembargador Rui Rangel de tomar qualquer decisão no âmbito da 'Operação Marquês', segundo o acórdão a que agência Lusa teve acesso., por considerar existir motivo sério e grave, adequado a gerar desconfiança sobre a imparcialidade do magistrado judicial"

JUSTIÇA ESTILO SALAZARISTA - BPN - A FRAUDE DO SÉCULO ARQUIVADA.Folhetim Sócrates retomado em periodo eleitoral -Propaganda subsidiária ativada para depois das eleições a cortarem
Ministério Público arquiva processo contra Dias Loureiro e Oliveira e Costa - Ou és do nosso regime ou estás queimado.

Tribunal mantém decisão de juiz de negar a Sócrates acesso a escutas telefónicas - O Tribunal da Relação de Lisboa rejeitou um recurso do ex-primeiro-ministro José Sócrates contra a decisão do juiz do Tribunal Central de Instrução Criminal Carlos Alexandre de lhe negar o acesso a escutas telefónicas da Operação Marquês

PROCESSOS A SÓCRATES NAS CAMPANHAS ELEITORAIS - Com a boiada de Cavaco, esta não pode ser molestada e acaba arquivada
“julgamento do caso BPN adiado para depois das eleições presidenciais de 2011. O motivo alegado foi a sobreposição de agenda, com o juiz responsável mencionando a falta de uma sala adequada para a realização do julgamento.
Arquivado inquérito contra Dias Loureiro e Oliveira e Costa no caso BPN Ministério Público afirma não ter sido possível identificar, "de forma conclusiva, todo
O "BPN, a fraude do século" envolvendo o Banco Português de Negócios (BPN), considerado um dos maiores da história de Portugal. O caso envolveu irregularidades como corrupção, lavagem de dinheiro e tráfico de influências, culminando na nacionalização do banco.

DE REGRESSO AOS TRIBUNAIS PLENÁRIOS DO FASCISMO OPRESSOR? - Tão esquecidos que até os juízes desses tribunais transitaram, tranquilos, para a democracia, e muitos chegaram aos pontos mais altos da magistratura nacional, e nunca foram responsabilizados pelos seus atos - Pelos vistos, não desarmam: continuam com os seus martelos bem apontados: de um lado, estão os anjos, no outro os diabos.
,




terça-feira, 13 de janeiro de 2026

Presidencias 2026 à porta - Reforma de Cavaco mal dá prás despesas.E da mulher também. Votar pra dignificar e confiar na Presidência da República.



Presidencias 2026 à porta - Reforma de Cavaco mal dá prás despesas.E da mulher também. Votar pra dignificar e confiar na Presidência da República. Só recebe 1300 euros da C.G. de Aposentações após 40 anos de desconto, e disse que ainda não sabe quanto vai receber do Fundo de Pensões do Banco de Portugal. 21/01/2012

21/07/2014 — O Presidente da República justificou que os portugueses podem confiar no BES « «dado que as folgas de capital são mais do que suficientes para cobrir a exposição que o banco tem à parte não financeira, mesmo na situação mais adversa».



MARCELO O MAIS VIAJANTE -Milhares de Euros ao Estado - Seis vezes mais do que Cavaco. Marcelo já viajou mais do que todos os anteriores presidentes... somados
Desde o 25 de abril, nenhum Presidente da República tantas deslocações oficiais como Marcelo. O atual chefe de Estado fez, aliás, mais deslocações do que o somatório de todos os seus antecessores.

No entanto...... Marcelo lembra que TAP "custa muito dinheiro aos portugueses" e pede exigência "na estratégia de recuperação"

Marcelo Rebelo de Sousa tem manifestado frustração pela persistência da pobreza em Portugal, com quase dois milhões de pessoas afetadas









segunda-feira, 12 de janeiro de 2026

Presidenciais Marcelo Rebelo de Sousa vota antecipadamente! Prá atrair maior flexibilidade ou permeabilidade? - As chapeladas não são novidade: o filho de Baltazar Rebelo de Sousa, não esqueceu a beijoca sedutora do colonialismo-fascista - E a democracia é hoje mais uma rampa mundial igual à ditadura

   Jorge Trabulo Marques - Jornalista 




      Compare neste video a escola do pai Baltzar deixada ao filho

Marcelo volta a reptir o mesmo cenário, uma semana antes das eleições de 10 de março - Voltar antecipadamente, para atrair maior flexibilidadeou permeabilidade?.As chapeladas não são novidade: "Um "buraco" na lei permite a legalização de fraudes eleitorais no partidos políticos

Marques Mendes -Lusoponte Tempestade num copo de água Agora gerida pelo marido da Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social -O maior sorvedouro das finanças é uma tempestade num copo de água? 
Marques Mendes - Desvaloriza polémica em torno do duplo pagamento à concessionária e o tacho milionário a Ferreira do Amaral - O comentador da TVI24 disse no programa «Política Mesmo», que se trata de uma «tempestade num copo de água». https://cnnportugal.iol.pt/politica/opiniao/lusoponte-e-tempestade-num-copo-de-agua


4/04/2025  O porta-voz da candidatura do Partido Socialista às Legislativas condenou  a tentativa de instrumentalização do Comissão Nacional de Eleições (CNE), orquestrada pelo PSD ao nomear como representantes do Estado neste órgão independente pessoas da sua estrita confiança política.

13 de setembro 2011 -Ex-militante da JSD da Madeira denuncia “chapelada” nas eleições de presidenciais de 1980https://www.nowcanal.pt/ultimas/detalhe/buraco-na-lei-legaliza-fraudes-eleitorais-nos-partidos-politicos

António Fontes, actual deputado do PND/M, veio a público denunciar uma alegada fraude nas eleições presidenciais de 1980 na Madeira, durante as quais foram adulterados votos para permitir a vitória de Soares Carneiro. António Fontes pede observadores internacionais para eleições de 9 de Outubro.https://www.esquerda.net/artigo/ex-militante-da-jsd-da-madeira-denuncia-“chapelada”-nas-eleições-de-presidenciais-de-1980

Marcelo Rebelo de Sousa de mãos dadas com os ditadores mais contestados das ex-colónias, que sobem ao poder à custa da fraude e corrupção eleitoral

O Filho do último Ministro do Ultramar(das colónias), Baltazar Rebelo de Sousa, neto do Catonho Tonho, que fez fortuna no interior de Angola, trocando café por tecidos e bugigangas, não esqueceu a cartilha familiar em apoiar os novos colonizadores, disfarçados de democratas

FAMILIARES DE MARCELO - PRIVILEGIADOS EM ANGOLA, MOÇAMBIQUE E NO BRASIL António Joaquim Rebelo de Sousa, avô de Marcelo Rebelo de Sousa! Corria o ano de 1889, de 29 anos, ainda solteiro, encontrava-se emigrado em Angola, apesar de ter residência fixa em Braga.

Tal como o pai e os irmãos, o negócio estava-lhe nas veias! Fez fortuna no interior de Angola a trocar tecidos e bugigangas por café! Baltazar foi Governador-Geral entre meados de 1968 e início de 1970, quando foi convidado para ministro pelo amigo Marcelo Caetano em Lisboa.

Depois,  uma visita a Moçambique, onde eram populares principalmente porque sorriam para as fotografias e se misturavam com a populaça mesmo quando não haviam aqueles comícios de regime, o que nenhum Governador-Geral fez. que fora nomeado Governador-Geral pouco antes. vivia-se a Primavera Marcelista, que se revelou um logro - Excertos de várias pesquisas.


Os Angolanos apercebem-se do aumento a corrupção e dizem que os cidadãos correm o risco de retaliação se a denunciarem  -FEZ DA PRESIDÊNCIA - A MAIS CARA E A VIAJADA DE SEMPRE- Um espaço de propaganda pessoal e partidária . Além dos comentários nas Tvs, de que sempre beneficiou, mesmo antes da revolução de Abril,.
Patrice Trovada- Tem bons seguidores
Patrice só cá esteve 75 dias em 2015- Viagens custaram 1 milhão e 800 mil euros – diz o MLSTP ano 2015 Patrice Trovoada fez 58 viagens oficiais ao estrangeiro. Vasco Guiva deputado do MLSTP que usou da palavra, explicou que em cada viagem Patrice Trovoada, ficava ausente pelo menos 5 dias. .




Devia ter 15 anos quando o seu pai, Baltazar Rebelo de Sousa, meteu uma cunha ao diretor de O Século para o miúdo ali se estrear Após a fundação do Expresso, em 1973, por Francisco Pinto Balsemão, deputado da ala liberal. é referido que os contactos com o Expresso, a filtragem de censura, passavam quase todos por Marcelo Rebelo de Sousa.

Na sexta-feira, dia de o Expresso fechar a edição, lá estava Marcelo a 'negociar' com Mário Bento, por causa dos inúmeros textos riscados a azul, dos artigos demorados, dos atrasos verificados. Sobretudo para tentar convencê-lo a levantar alguns cortes"

 Apelidado por Francisco Balsemão "O “escorpião” traidor. De Março de 2025 Nove Marcelo fez 155 viagens e condecorou mais de 1.600 pessoas Marcelo foi 19 vezes a Espanha, 16 a França e 11 aos EUA.

 O clã Rebelo de Sousa está no poder desde os anos 50. O pai, Baltazar, foi ministro do Estado Novo e deputado aos 32 anos. António, o irmão do meio, fundou a JSD. Pedro, o mais novo, privatizou um banco nos tempos do cavaquismo. E Marcelo chegou a Belém.

Enquanto estudante Baltazar Rebelo de Sousa foi um ativo dirigente da Mocidade Portuguesa — comandante do Centro Universitário de Lisboa, seria depois chefe dos serviços culturais e diretor dos serviços de intercâmbio com o estrangeiro, vindo a ocupar interinamente o cargo de Comissário Nacional, enquanto Subsecretário de Estado da Educação Nacional, de 1955 a 1961, sendo chefe do governo António de Oliveira Salazar.

Em 1953 foi eleito deputado à Assembleia Nacional, pelo círculo eleitoral de Évora e, em 1957, eleito pelo círculo de Braga. A 19 de Março de 1959 foi feito Grande-Oficial da Ordem Militar de Cristo e a 3 de Janeiro de 1961 Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.- Além de outras condecorações que se haveriam de seguir

Quando Marcello Caetano chega a presidente do Conselho, Baltazar Rebelo de Sousa é nomeado governador-geral de Moçambique Depois vem a desempenhar as funções de ministro-delegado do Presidente do Conselho para a Emigração , os cargos de Ministro da Saúde e Assistência, das Corporações e Previdência Social e, em 1973, a do Ultramar, até 1974.

Após o golpe militar do Otelo em 74, exilou-se temporariamente no Brasil, mas voltou. Faleceu a 1 de dezembro de 2002 em Lisboa.

Na sequência da revolução do 25 de Abril, tal como outros ministros e governantes da ditadura do Estado Novo, refugiou-se no Brasil onde viveu. Foi administrador de empresas no estado de São Paulo, lecionou em diversas universidades e pertenceu a várias associações culturais Luso-Brasileiras, tendo sido feito Grã-Cruz da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul.

REPARAÇÕES AO POVO OU AOS CORRUPTOS? - O mesmo Marcelo que acompanhava o pai a bater palmas, nos altos cargos ministeriais que ocupou, na ditadura de Salazar e Marcelo Caetano, agora vem falar de reparações - Mas para a nova elite engordar ainda mais? –


Neto de Catonho Tonho e as reparações coloniais , o Presidente da República, num jantar com a imprensa estrangeira, abriu uma nova polémica em Portugal: as reparações às ex-colónias.

27-04 2024 - Presidente de Portugal sugere cancelamento de dívida para reparar legado colonial (Reuters) – O presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse que Portugal pode usar vários métodos para pagar reparações por atrocidades cometidas durante a era esclavagista e colonial, como cancelar dívidas de ex-colônias e fornecer financiamento.