sexta-feira, 13 de outubro de 2017

CAVACO SILVA – A PESADA HERANÇA: OBRAS AO ABANDONO, MILHÕES E MILHÕES DESBARATADOS – AGORA CRITICA OS APOIOS QUE DEIXAM TUDO NA MESMA



«
«

«








UMA PRESIDÊNCIA QUE VALE A PENA
SEGUIR COM A MAIOR ATENÇÃO


Página Oficial da Presidência da República Portuguesa.

BEM APREGOA FREI TOMÁS

Cavaco Silva, disse a uma plateia de empresários cristãos da
Associação Cristã de Empresários e Gestores - ACEGE que se reuniram na Universidade Católica, que os escassos recursos do país não devem ser gastos em opções que deixam "tudo na mesma". Advertindo o “Governo que não deve endividar mais o país para ajudar quem contribuiu para a actual crise financeira”. É verdade. Não devemos gastar mais do que temos nem endividarmo-nos quanto ao futuro. Devemos ser previdentes e não hipotecar os nossos recursos, além do que nos permitem as nossas possibilidades ou apoios.

UM MAU GOVERNANTE PARA SER SEGUIDO COMO EXEMPLO

Cavaco Silva, em matéria de racionamento e de gastos dos dinheiros públicos, enquanto governante, foi um mau exemplo: investiram-se milhões em obras públicas (algumas delas, é certo, hoje emblemáticas, importantíssimas) através dos fundos estruturais que chegavam diariamente da CEE, mas também permitiu que outros tantos milhões se desbaratassem em projectos que se destinavam mais agradar a clientelas políticas de que a produzirem qualquer eficácia para o país.

«
«««











ELEFANTES BRANCOS NÃO FALTAM POR TODO O PAÍS EM MEMÓRIA DE CAVACO SILVA

Sinais de avultados desperdícios é o que não faltam de Norte a Sul. Há muitos campos de agricultura ao abandono para os quais foram aprovados e canalizados fortes apoios a fundo perdido mas que apenas mereceram alguns cuidados, efemeramente, ou nem isso. Muita gente enriqueceu e comprou jipes e outros luxos, em detrimento de projectos – muitos dos quais não passavam do papel. As ajudas comunitárias chegavam às carradas de milhões e, como nessa altura ainda não eram feitas grandes exigências ou justificações, rapidamente eram despachadas nos gabinetes ministeriais. -Quantos esqueletos de grandes armazéns não abundam, que mal passaram dos alicerces?! Quantas obras faraónicas não passam hoje de elefantes brancos?! Quanta paisagem urbana e rural não documenta essa triste realidade?!... Qual o jornal ou televisão capaz de desenterrar esse passado e pô-lo a nu? - Claro que é um tabu que, nem Cavaco, nem os magnatas dos media estarão muito interessados em vasculhar.

PEGUE NA SUA MÁQUINA FOTOGRÁFICA QUE LHE FALTARÃO MOTIVOS DE SOBRA PARA TESTEMUNHAR A VERGONHA CAVAQUISTA

Poderia aqui apresentar milhares de casos. Bastaria que pegasse numa máquina fotográfica e partisse à sua procura, que não tardia a trazer centenas e centenas de registos. Mas esse pesaroso inquérito não é a mim que me compete fazer. Por agora vou apenas aqui reportar-me a dois casos – mas muito significativos. A uma barragem, destinada à produção de electricidade, para cujo projecto foram canalizados milhões de contos. Não fica muito longe da polémica barragem do Côa. Não é seu afluente mas corre também directamente para o Douro. Só que, enquanto a do Vale Sagrado foi suspensa por Guterres para proteger um património arqueológico de incalculável valor para a humanidade, a outra, mandada construir no tempo do cavaquismo, numa simples ribeira (aTeja)onde apenas corria e corre um fio de água e mantém o leito seco praticamente no Estio, não foi senão projectada para justificar avultadas verbas a um município laranja. Considerado, então, por Cavaco Silva, como exemplar. Vão lá e vejam o que lá está . Apesar de ter ficado a meio. É que ainda vão ver um monstro maior do que aquele que documentam as imagens - já que estas foram registadas durante a fase da sua construção.Seja qualquer for a altura do ano, irão ver um leito que mal corre - ou só com alguns pequenos charcos.No entanto, embora não havendo água, por perto há vinhas: há vinho generoso! - E do Bom!

« « « « « « « «
«










HÁ POR LÁ VINHAS E ATÉ BOM VINHO - O QUE NÃO CORRE É ÁGUA PARA ALIMENTAR A BARRAGEM - DEIXADA A MEIO PORQUE O ÚNICO OBJECTIVO ERA SACAR

A referida obra esteve a cargo de uma empresa do município: foram muitos dinheiros que entraram para os seus cofres. Só que, por outro lado, a governação de Cavaco Silva, também acabaria por lhe dar uma enorme machadada ao desactivar um dos troços importantes da linha do Douro, impedindo o concelho (e a região) de se ligar por via-férrea a Espanha. Crasso erro e falta de visão do futuro - Fala-se agora na sua reconstrução: para isso, será preciso desembolsar mais uns quantos largos milhões. Não teria sido preferível gastá-los na sua manutenção ( tal como fez a vizinha Espanha, até Barca D'Alva) de que em obras que agora não passam de verdadeiros monstros ou inutilidades?!...












CAVAQUISMO NÃO PASSA DE UMA GROSSEIRA MISTIFICAÇÃO COM A QUAL APENAS LUCROU A SUA CLIENTELA POLITICA - SALVO ALGUMAS ESTRADAS, FICOU TUDO NA MESMA.

A miragem Cavaquista, parece ter deixado raízes profundas e não haver maneira de ser erradicada - Havendo ainda muito quem alimente a falsa ilusão de que, esse período das vacas gordas da Comunidade europeia, um dia ainda haverá de ressuscitar, com algum governo sebastianista apadrinhado por Cavaco Silva. Há quem julgue que esse maná, de que muitos se aproveitaram, poderá estar de volta, com um Presidente e um Governo, sob a égide do grande patrono, actualmente instalado em Belém - Daí que não faltem empresários e gestores, de inspiração cristã, a rodearem-se do mestre, crepindo alguma da sua orfandade e ele, para os confortar, venha com a rábula de que
os escassos recursos do país não devem ser gastos em opções que deixam "tudo na mesma - Cavaco foi um mau exemplo para ser tomado a sério.

FORAM TEMPOS DE MUITA FOME

Tenho em minha posse (dessa altura) várias centenas de cartas de famílias em autêntico desespero - lidei com o problema - de pessoas que diziam que comiam verdura sem uma gota de azeite, sem qualquer tempero. Eram tempos muito difíceis para milhares de portugueses. A crise não é só de agora. Mas, então, a igreja, praticamente passava ao lado. - Salvo a voz solitária do Bispo de Setúbal -uma voz muito incómoda e que o cavaquismo não via com bons olhos.
«
Mário Soares preparou-nos para a entrada na CEE – sim, foi ele que nos abriu as portas. Mas quem depois veio a beneficiar dos fundos estruturais foi Cavaco Silva. Que foram desbaratados e mal aproveitados. Bem prega Frei Tomás: faz o que digo mas não olhes para o que eu faço.












Cavaco Silva, em sintonia com o seu partido, censura às projectadas mega-obras públicas, que o seu partido até aprovou - como o TGV ou o novo aeroporto internacional – De facto, são obras que carecem de reflexão: mas também não podemos continuar indefinidamente a protelá-las – Se é porque não se justificam, pois muito bem: mas isso não compete propriamente aos políticos mas aos estudos dos técnicos. E acho que Sócrates não tem descurado as suas opiniões. Porém, se é pelo simples facto de serem mandadas executar por outras forças políticas, como parece ser o caso, então é baixa-política, é hipocrisia. E acho que, não será por aí que Cavaco Silva, vai bem. A menos que queira impor as suas ideias, as suas opções político-partidárias (tal como já o fez com o veto presidencial nalgumas leis aprovadas pela AR, em detrimento de ser um genuíno fiel da balança – entre os vários poderes e a governação. A ver vamos. Mas eu sou dos que não acredito muito em Cavaco. Até porque, felizmente, não sofro de amnésia.

.Cavaco apoia opositores das obras que Sócrates quer fazer | ...Economia - Ministro satisfeito com decisão de Cavaco Silva sobre...Cavaco Silva pede reforço do apoio às crianças na crise...Cavaco Silva reúne-se com empresários do Norte -..Assessor de Cavaco Silva encomendou caso de escutas -..

Um comentário:

  1. Na verdade é uma presidência para seguir com a mior atenção.sobretudo pelo que diz fora de Portugal:
    Cavaco foi a espanha para dizer a verdade sobre ferreira leite :-Cavaco: má fé ao comparar economias lusa e grega.

    http://bit.ly/dkqAO2

    ResponderExcluir