terça-feira, 9 de dezembro de 2025

Portugal - Fortuna dos Ricos tem mais um pastel de nata? The Economist a classificar 1º lugar entre as economias com melhor desempenho em 2025?,


                                       Jorge Trabulo Marques - Jornalista 


Em 2022, o ranking Best Workplaces Europa indicava 11 empresas em Portugal na lista dos Melhores Lugares para Trabalhar - https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/onze-empresas-em-portugal-no-ranking-das-melhores-para-trabalhar-na-europa

Agora, diz a propaganda do grande capital, que, Portugal lidera o ranki global da The Economist para 2025, impulsionado por um crescimento europeu acima da média, inflação controlada e ganhos significativos no mercado de ações, que valorizou mais de 20% em 2025, colocando Portugal entre os mercados de ações com melhor desempenho global.

RICOS MAIS RICOS - É referido que, Portugal enfrenta persistentes desigualdades sociais, com cerca de 2 milhões de pessoas em risco de pobreza ou exclusão, sendo um dos países mais desiguais da UE, com disparidades significativas por idade (idosos e jovens adultos), género (mulheres ganham menos) e nível de escolaridade, apesar de melhorias recentes na taxa geral de pobreza, revelando desafios na distribuição de rendimentos e na profundidade da pobreza que afeta desempregados, famílias monoparentais e os mais escolarizados.

Os 50 mais ricos de Portugal já valem 45 mil milhões de euros -E Passámos agora de muito pobres a um pouco menos pobres?
Portugal enfrenta persistentes desigualdades sociais, com cerca de 2 milhões de pessoas em risco de pobreza ou exclusão, sendo um dos países mais desiguais da UE, com disparidades significativas por idade (idosos e jovens adultos), género (mulheres ganham menos) e nível de escolaridade, apesar de melhorias recentes na taxa geral de pobreza, revelando desafios na distribuição de rendimentos e na profundidade da pobreza que afeta desempregados, famílias monoparentais e os mais escolarizados.

E OS RICOS MAIS RICOS

As 50 famílias mais poderosas de Portugal estão cada vez mais ricas. O seu património conjunto ultrapassa a barreira dos 45 mil milhões de euros, uma riqueza que equivalente a 17% do PIB Nacional por Helena C. Peralta 10 Janeiro 2025

As grandes empresas portuguesas continuam a registar anos de resultados históricos, contribuindo, assim, para engrandecer o já elevado património das famílias mais poderosas do país. Bastante resilientes à crise pandémica, boa parte dos negócios nacionais, – pelo menos os contabilizados para esta shortlist –, recuperaram em força e ultrapassaram as performances financeiras de 2019. Até o setor automóvel recuperou – ainda que a crise esteja novamente à espreita – com famílias que controlam grupos como o Salvador Caetano, o Grupo NORS, a Ascendum e a Santogal a subirem de posições na lista de 2024.

Assim, analisando as 50 maiores fortunas nacionais, verificamos que o valor total das mesmas atinge este ano os 45,8 mil milhões de euros, um valor superior em 5 mil milhões face à contabilização de 2023. Isto representa cerca de 17% da riqueza nacional produzida num ano, já que o PIB do ano passado foi de 267,3 mil milhões de euros. Só os 10 mais ricos detém uma fatia de 23,5 mil milhões de euros, quase metade dos 50 nomes. O último nome do top 25, António Mota, da Mota Engil, ficou acima da fasquia dos 500 milhões de euros, e o último nome a entrar nos 50, o empresário Paulo Fernandes, da Cofina, Altri e Rama, está nos 310 milhões de euros. Todos os restantes nomes avaliados – perto de 100 – ficaram abaixo deste valor.

A revista Forbes Portugal publicou em dezembro, na edição que está agora em banca, o seu ranking anual dos 50 milionários nacionais, e vai começar a publicar agora textos relativos a cada um dos nomes da sua lista.

Família Amorim continua a liderar o top50
Assim, não será novidade que o primeiro lugar do ranking se mantenha inalterado e a grande distância do segundo classificado

. A família herdeira dos negócios de Américo Amorim soma e segue, mantendo-se de pedra e cal na primeira posição nacional, sendo que esta é a única integrada na lista mundial da Forbes Internacional. Com uma fortuna que ascende a cerca de 5,4 mil milhões de euros – contabilização feita ao dia 2 de dezembro de 2024 –, o valor mais alto de sempre, Fernanda, Paula, Marta e Luísa Amorim estão posicionados no 571º lugar no ranking mundial.

Turismo, energia, distribuição, retalho automóvel são alguns dos setores que mais valorizaram no último ano e que deram ainda mais poder financeiro às famílias que os controlam.(...)

Conheça os que mais subiram na lista
A família Jervell e a família Vieira, do grupo NORS e Ascendum, continuam a galgar no ranking nacional dos maiores patrimónios, tal como a família Silva Domingues e Carlos Moreira da Silva, que dividem a propriedade do BA Glass. Isto porque qualquer um destes grupos está a crescer a uma velocidade acelerada e a baterem recordes de receitas.

A família Silva Domingues, liderada por Francisco Silva Domingues e Rita Silva Domingues, dona do BA Glass Group, da holding Fim do Dia SGPS, da Tangor Capital, da Euroatla, da Euronave, e da Cerealis, ultrapassou este ano a fasquia dos mil milhões de euros, passando da 13º posição para a 7ª, tendo protagonizado uma das maiores subidas no ranking. A família está este ano avaliada em qualquer coisa como 1.694 mil milhões de euros.

Também Carlos Moreira da Silva, seu sócio na BA Group e na Cerealis, viu o seu património subir de 860 milhões de euros para os 1.613 milhões, passando da 16º posição para a nona. O BA Group, que produz embalagens de vidro, fatura mais de 1,5 mil milhões de euros e libertou um EBITDA de 525 milhões de euros em 2023, um crescimento de mais de 200 milhões de euros neste indicador, o que impulsionou a valorização do negócio.

Forbes Portugal magazine published, in its December/January edition, the list 'The 50 Portuguese Millionaires 2024'. Together, they have assets worth €45 billion.

Forbes Portugal highlights that the ten richest families "hold a share of €23.5 billion", which represents almost half of the total value of the 50 names on the list.

Top 10 of the 50 Millionaires, according to the Forbes Portugal list:

1. Fernanda, Paula, Marta and Luísa Amorim

Galp, Corticeira Amorim

Net worth: 5,400 million euros

2.Guimarães de Mello family

José de Mello Group, CUF, Brisa, Bondalti

Net worth: 3,329 million euros

3. Soares dos Santos family

Society Francisco Manuel dos Santos, Jerónimo Martins

Net worth: 2,942 million euros

4. Nuno, Paulo and Cláudia Azevedo

Sonae SGPS, Sonae Capital, Sonae Indústria, SonaeCom

Net worth: 2,383 million euros

5.Alves Ribeiro family

Mundicenter, Alves Ribeiro, Alrisa, Banco Invest

Net worth: 1,770 million euros

6. Dionísio Pestana

Pestana Group, Pousadas de Portugal, Madeira Casino, Madeira Beer Company

Net worth: 1,750 million euros

7. Silva Domingues Family

BA Glass Group, Euroatla, Euronave, Cerealis

Net worth: 1,694 million euros

8. Antônio Silva Rodrigues

Simoldes Group, Banco BIG, Millenium BCP

Net worth: 1,693 million euros

9. Carlos Moreira da Silva

BA Glass Group, Horizon Equity Partners, Cerealis

Net worth: 1,613 million euros

10. Fernando Campos Nunes

Visabeira Group, Vista Alegre Atlantis, Bordalo Pinheiro

Net worth: 1,596 million euros

https://www.theportugalnews.com/news/2025-01-01/who-are-the-richest-people-in-portugal/94553

Nenhum comentário:

Postar um comentário