sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

JOSÉ AZEREDO LOPES FEZ BEM RECUSAR SER ENTREVISTADO POR COMISSÁRIOS POLÍTICOS








Caricatura de José Rodrigues Migéis
Um digno exemplo de Jornalista e escritor




Finalmente alguém teve a coragem de recusar ser entrevistado por comissários políticos - Neste caso, por um jornalista da confiança do patrão do Expresso. Antigo Ministro de um Governo PPD/PSD e um dos fundadores deste partido. Que pelos vistos, tem-se recusado aceitar as directivas da ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social) ou então a deturpá-las ou a omiti-las. Ciente, talvez, de que, no seu grande império de televisões, revistas e jornais, só ele é que pode pôr e dispor a seu belo prazer. E que o chamado pluralismo democrático é coisa que deve ir p'ras urtigas. E o mais grave é que esta prepotência descarada é cada vez mais notória e arrogante.
««
Era assim que outras figuras deveriam fazer quando, lhe aparecessem pela frente outros comissários políticos - infelizmente, e para mal do pluralismo democrático, há por aí muitos exemplos desses!
««««
Ninguém pode ser obrigado a falar com quem não quer", disse José Azeredo Lopes ao DN. "Uma entrevista prevê um contrato entre duas partes. Quando aceito dar alguma nunca exijo saber as perguntas nem sequer há temas proibidos. Mas o Expresso, em dois anos e meio, nunca foi objectivo com a ERC. Eu não peço favores a ninguém, mas tenho o direito de exigir que as minhas declarações não sejam desvirtuadas e omitidas", disse o presidente da ERC. Por que razão não exerce o direito de resposta nesses casos? "Eu tenho o dever ético de não exercer os direitos de resposta porque é a minha entidade que os analisa. É por isso que peço ao jornal para escrever um artigo. E ir para tribunais é inacreditável, conhecendo-se o ritmo a que funcionam", afirmou.” - Excerto do DN on-line.
Azeredo Lopes vetou jornalista do 'Expresso' - dn - DN
««
Felicito José Azeredo Lopes pela sua coragem. E acho muito bem que o exemplo parta de um alto responsável da ERC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário