terça-feira, 1 de junho de 2010

MEDIA - DIÁRIO DE NOTICIAS E O JORNALISMO BRINCALHÃO -“SÓCRATES FAZ RENDER CASAMENTO GAY” E OS “AMIGOS PARA SIEMPRE E DO FUNDO DO CORAÇÃO”















Os títulos, em epígrafe, fazem parte de dois artigos, com que, o Diário de Notícias, preencheu o espaço político dedicado ao governo e aos socialistas, do dia 31. - O primeiro é assinado por David Dinis. O segundo por um tal DD - O leitor sabe quem é?.. Nós também não. Qualquer desses títulos e conteúdos dos artigos, justificar-se-ia no suplemento “Inimigo Público", com que, o jornal de Belmiro de Azevedo, faz o seu humor. No entanto, veiculado nas páginas do espaço político, num jornal que pretende assumir-se como de referência, aí a leitura só se for de humor negro. Não, ali, a tal liberdade de imaginação, a que também deve presidir o bom jornalismo, é outra: é a brincadeira do jornalismo, não sério e não isento; aquele, que, quando não manipula de uma forma, manipula de outra - por distorção ou omissão.

TEM RAZÃO O JORNALISMO GOLPISTA, QUANDO AFIRMA QUE, “EM TEMPO DE SANTOS POPULARES, CADA UM PUXA A BRASA À SUA SARDINHA”

É isso mesmo que faz o jornalismo golpista e homófobo -que prefere reduzir a celebração de uma dura luta de longa data a uma mera sardinhada - À qual, Cavaco Silva, só não impôs o seu veto ( veja-se o chinfrim da igreja) porque, depois do Tribunal Constitucional, se ter pronunciado favorável ao espírito da lei, o tornaria de todo inútilSócrates faz render casamento 'gay' - Portugal - DN.

IDÊNTICO GOLPISMO - MAS AGORA COM PENDOR XONOFO E RACIONÁRIO - SE APLICA AO ARTIGO INTITULADO “AMIGOS PARA SIEMPRE” E DO” FUNDO DO CORAÇÃO” - FOGE AO ESSENCIAL (A MATÉRIA MAIS IMPORTANTE, AOS 19 ACORDOS ASSINADOS) E PRIVILEGIA O FEDIVER - QUE REPORTA A CORDIALIDADE MAS NÃO PASSA DISSO.

Quem apenas olhasse para a imagem e o título do artigo ( é o que faz a maioria dos leitores)a única coisa que poderia admitir (sim, olhando para a fotografia em que , Hugo Cháves e José Sócrates, se cumprimentavam cordialmente e publicada ao lado), era a ideia de que o encontro apenas ficara pela mera formalidade circunstancial. Pois, aquilo que, ao leitor, mais lhe poderia interessar como lide informativa (os 19 acordos, no valor de 1655,9 milhões de euros, que outra imprensa destacou ) , tal informação era preterida pelo golpismo da escriba ou do escriba do DN, que lha sonegou intencionalmente - optando pela corriqueira citação ao fediver - Ou seja, só se o leitor se desse ao trabalho de descobrir o que, poderia estar além de um abraço ou expressão de circunstância, é que poderia ficar um pouco mais esclarecido Chávez e Sócrates: "Amigos para 'siempre'" e do "fundo do coração ....

JORNALISMO CATA-VENTO - EMBORA O SOPRO SEJA SEMPRE MUSCULADO E NA DIRECÇÃO QUE MAIS LHE CONVÉM

O concurso está atrasado. E, porventura, a controlinvest já terá descoberto que, se quer um canal de televisão, só a direita é que lhe poderá vir a dar. Joaquim Oliveira foi um felizardo com a compra da Luso-mundo: - quatro grandes jornais e uma rádio, mais as suas instalações, tudo por tuta e meia. Uma benesse santanista. É gratidão que, tão cedo, não se apagará.


ANDARAM A FINGIR - MAS JÁ VOLTARAM À PRIMEIRA FORMA


Durante algum tempo, o Diário de Noticias, andou mais ou menos pelas meias águas - . E até chegou a ser conotado com o governo. Denunciou as escutas encomendadas pelo assessor Fernando Lima. E até o Director João Marcelino - vindo das hostes da confiança do Correio da Manhã - chegou a parecer-nos, subitamente, ter mudado de camisola. Mas vejam agora como ele já voltou à primeira forma - E com que ganas!

Vejam como ele agora escreve nos seus artigos de opinião ou como ele agora fala quando é convidado da RTP- Norte (o mais descarado covil da direita - igualável só a RTP -Madeira. Na verdade, tanto ele como a linha editorial do DN, fora sol de pouca dura e gizada apenas por uma questão de estratégia. Pois, com a aparente ascensão do PSD, devido às medidas anti-crise e antipopulares, implementadas pelo governo (eles fazem de contas que apoiam mas ficam sempre de fora), sim, fizeram com que ( a direita instalada no DN) voltasse acertar o passo com a sua família politica. E aí está ela de novo a dar também o seu empurrão a Passos Coelho. Assiste-se ao mais descarado controlo da media pelos grandes grupos económicos - São os culpados da crise e ficam na mó de cima. Imagine o leitor o que a direita não diria se, algum ex-dirigente socialista, tivesse os privilégios de Marcelo Rebelo de Sousa na TVI - Não têm vergonha!







...

.Diário de noticias -Já lidera a oposição ao governo socialista - lança noticias para dividir o candidato Manuel Alegre e continua a fazer manchetes para lançar o alarme social


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário