Acordos com o actual PSD, de Passos Coelho, não vão a lado nenhum: e só servem para protelar, por mais algum tempo, a queda do Governo. Quem sai beneficiado é Cavaco Silva, que pretende ser eleito em clima de alguma estabilidade. José Sócrates tem dado mostras de sobreviver aos maus momentos e a todo o tipo de ataques pessoais, mas dificilmente poderá sobreviver à armadilha que lhe está reservada.
A situação económica e as medidas de austeridade afectam vários países mas a comunicação social portuguesa, praticamente, omite essa informação. Se pretendo saber o que passa no resto da Europa, sou forçado a ver as noticias na euronews. As televisões e os jornais, em Portugal, preferem apontar os holofotes apenas nos ataques a Sócrates.
Pretendem fazer crer que as dificuldades, que atingem os portugueses, são apenas consequência da sua má governação. Mas tudo se inverterá quando a direita subir ao poder. Os socialistas não têm fundadores do partido, com canais de televisão, impérios dos media, como a SIC e a Impresa de Francisco Balsemão, nem Marcelos na TVI, nem mesmo os ditos serviços públicos de rádio e televisão, com jornalistas e comentadores da confiança, pelo que, será sempre uma governação fortemente atacada e fustigada.
Mas por que razão não encarar já as eleições legislativas, se elas vão ter que ocorrer? - José Sócrates cede ao PSD em nome do chamado interesse nacional; mas o PSD, abster-se-ia sempre, mesmo que não tivesse havido prévio acordo: porque é o jogo que agora mais convém a Cavaco: o nacionalismo da direita sempre foi o seu próprio interesse. Esperar para que, a uma vitória da direita, suceda imediatamente uma outra? - Com uma comunicação social ainda mais agressiva? - É o que vai acontecer. Se não veremos.
Ouvir
Ler foneticamente
.
Pobre deste país: se estamos mal, pior ainda vamos ficar. Já que, de forma alguma., será com um governo de Passos Coelho que, Portugal se vai levantar da crise que atravessa. Aliás, se ele for eleito, nem sequer terá a duração de Barroso/Santana Lopes. Agora ainda falam os outros por ele, ou falará ele através do facebook (Passos Coelho no Facebook)mas depois terá de ser ele a dar a cara e a responder: e não há-de ir longe. O culto da imagem e a voz bem colocada, não chegam. A direita tem bons autarcas mas maus quadros vocacionados para governar. Até o próprio Cavaco, depois dos erros que cometeu, dificilmente seria reeleito, se os media não estivessem nas mãos do capital.
Já são eles os senhores do mundo e sem darem um tiro. Os chineses já detêm dois terços da dívida externa americana, e, para compensarem o descalabro da balança comercial, compram uns quantos boeings à França. O mal é que desbaratam a grande maioria do comércio.País - Presidente chinês recebido por Cavaco Silva em Belém - RTP.E agora querem vir cá mas é para verem como garantem os 800 milhões de dívida pública.
Enquanto, todos os dias, se encerram fábricas e vão à falência milhares de pequenos e médios empresários portugueses, o negócio chinês prospera e vai de vento em popa. Todos os dias abrem novas lojas. Agora, até na fruta e legumes, fazem negócio: os portugueses, coitados, é que já nem na agricultura arranjam trabalho. Pelos vistos, é um género em vias de extinção. Não se empregam nem são empregadores porque não gozam dos mesmos financiamentos e privilégios que são concedidos aos bazares orientais. E, agora, veja-se a desfaçatez e a hipocrisia dos dirigentes-capitalistas chineses: até já querem ganhar com a dívida portuguesa. Estava-se mesmo a ver que iam fazer a mesma jogada que fizeram com o garrote que a União Europeia (o capitalismo liberal selvagem) impôs à Grécia. O Governo Chinês é autoritário e astuto e, onde espreita receitas de cifrões, não perde pela demora. Abriram-lhes as portas para poderem exportar livremente tudo quanto fabricam ( com ou sem qualidade) agora são eles que fazem o seu jogo, exploram as nossas fraquezas e mandam sub-repticiamente nos outros, em nós; na Europa e no resto do mundo. Duvido é que o façam na Rússia e no Japão. São capitalistas mas protegem-se.
.
DEPOIS DE NOS SACAREM MILHÕES DE DIVISAS E DEIXAREM MILHARES NO DESEMPREGO, DIRIGENTES CHINESES VÊM VER SE NOS AMARRAM AINDA MAIS.
Armados em samaritanos, aí estão eles: “Governo chinês vem a Lisboa negociar contratos de investimento e oferecer ajuda para financiar a economia portuguesa” Mas que ajuda?!… Para estenderem ainda mais a sua rede de lojas e arranjarem formas de reaver o dinheiro das suas vendas?!… Chinês não dá nada a ninguém; nem tão pouco emprega mão de obra que não a sua. Chinês só se mete onde pode fazer negócio e encher os bolsos. China não tem tradição filantrópica com o mundo exterior porque já lhe bastam os milhões que têm que alimentar.E é no que pensa: em matar a fome aos seus. China quer dívida portuguesa - Economia - DN..China já está a comprar dívida - Actualidade - Correio da Manha
A CLASSE POLÍTICA NÃO TEM CORAGEM DE ENFRENTAR A PREPOTÊNCIA E ESPERTEZA DOS MAGNATAS CHINESES, PORQUE É BENEFICIADA E COLOCA-SE AO SERVIÇO DOS LOBBIES : OS COMERCIANTES DO GOVERNO CHINÊS NÃO SE METEM EM CONFUSÕES (ISSO PODIA CUSTAR-LHE A VIDA) MAS SABEM COMO ENRIQUECER E LEVAR A ÁGUA AO MOINHO.Milionários chineses ficaram duas vezes mais ricos em 2009.
Ainda muito antes de os chineses andarem a jogar ao gato e ao rato com a polícia: a estender aqui e a levantar além as suas tendas, já os grandes barões chineses se haviam instalado com os seus restaurantes - E constava-se, por essa altura, que a forma de cativarem as boas graças dos políticos (para lhes facilitarem os alvarás) era proporcionarem-lhes fartos almoços e jantaradas. Desde a esquerda à direita; não havia cor politica preferida mas interesses. Parece que os convites não eram tomados como corrupção mas como simples cortesia. E agora, como será?... Se se vir a questão em termos mais amplos, a nível das facilidades na comunidade europeia, por certo que a parada deverá ser agora bem mais alta! E com interlocutores ainda de maior peso.Dragão chinês ameaça novamente a indústria têxtil mexicana...Acesso ao mercado chinês é privilégio de poucos «...Cinema União Europeia tenta conquistar o protegido mercado chinês.Com fim das cotas, têxteis da China invadem os EUA ...Mundo: A invasão dos têxteis chineses>.
PORTUGAL. UM PEQUENO PAÍS: É DESCOMUNAL TAMANHA INVASÃO; QUEM GANHA COM O MERCADO GLOBAL É O ORIENTE E AS GRANDES MULTINACIONAIS QUE JÁ DESLOCARAM AS SUAS FÁBRICAS PARA A CHINA, EM DETRIMENTO DA MÃO-DE-OBRA OCIDENTAL.
SIMPLESMENTE, AVASSALADORA A EXPORTAÇÃO DE PRODUTOS CHINESES - SÃO BARATOS MAS MUITOS TEM A DURAÇÃO DOS PRESERVATIVOS: USAR E DEITAR FORA. O POVO COMPRA PORQUE ANDA FALIDO
.
.
O comércio chinês é cada vez mais avassalador e despudorado. Estão por todo o país, por todo o lado: não há vila ou cidade onde as lojas chinesas não estejam instaladas e nos maiores e melhores espaços. Estão abertas todos os dias da semana; são as primeiras abrirem e as últimas a encerrarem. Não empregam mão de obra senão chinesa; poucos são os casos onde empregam algum empregado que não seja da família do patrão chinês.
O pior é que o cenário estende-se aos restantes países europeus - ao que parece, salvo na Ilha da Madeira, onde Alberto João Jardim, optou por proteger a sua clientela politica. Os seus tentáculos estendem-se por toda a parte.
Ao menos imponham-lhe umas quantas lojas! O Centro Comercial do Martin Moniz e o que está defronte, em pleno coração de Lisboa e ruas limítrofes, estão completamente apinhados por lojas chinesas. Muitos produtos - diz quem ali mora - são descarregados directamente dos contentores, durante a noite, sem passar pela Alfândega. E o panorama da invasão do comércio chinês, pelo resto da cidade, é quase sensivelmente o mesmo. Beneficiam de ajudas estatais do seu país e são favorecidos, em detrimento do restante comércio, onde se instalam. Quanto o fisco os incomoda, mudam de gerência ou de lugar. Há dias comprei um taxo inox numa loja chinesa; vai-se se ver, era de lata: pouco depois de lavado, o fundo imediatamente oxidava.
FEIRA INTERNACIONAL DE XANGAI - UMA OPORTUNIDADE PARA CHINÊS VENDER OU COMPRAR? - GOVERNO CHINÊS O QUE QUER É VENDER O QUE OS ESCRAVOS PRODUZEM!
Obviamente, o que os chineses querem é vender: do que precisam é de matérias primas, que não chegam para o que produzem, mas não há nada que não fabriquem: a sua abertura é controlada. Quantas lojas é que Portugal tem em Pequim?... Contam-se, se calhar, pelos dedos. ..
Dizem que o Pavilhão Português foi visitado por cinco milhões de chineses: não admira; além de curiosos, são quase um bilião. Mas, então, que vantagens na balança comercial, poderão daí resultar?... No vinho e no azeite? - É residual; pouca ou nenhuma expressão daí advirá: eles têm os seus hábitos, as suas bebidas, o seu vestuário, a sua música e os seus alimentos, de que não prescindem. Têm uma cultura milenar que não é permeável a outras culturas. Habituada a exportar e não a importar. Benefícios no Turismo? - Chinês não faz turismo, trabalha. O sistema fez dele uma máquina para trabalhar toda a vida. Exposição internacional de Xangai.
A China não valoriza a sua moeda, porque, na perspectiva dos maiores patrões do capitalismo do estado do mundo, tal representaria perda de milhões de postos de trabalho e desemprego para os cidadãos chineses: E quem é que os vai fazer mudar de rumo? O chamado mercado global escancarou-se aos interesses chineses , asiáticos e indianos, onde a mão de obra é abaixo de escrava, e agora é só exportar toda a trampa que produzem: vem o que presta e o que não presta. O mais grave é que, enquanto o governo chinês, defende, com unhas e dentes, os interesses da sua comunidade, o liberalismo selvagem dos restantes países capitalistas, só olha para o seu umbigo - Aí está a invasão amarela a conquistar o resto do mundo, sem dar um único tiro mas a deixar morrer milhões à fomeChina quer dívida portuguesa - Economia - DN.
Os socialistas continuam a dar tiros nos pés no que toca aos serviço público da rádio e televisão: voltam a insistir na “ importância do pluralismo no canal do Estado”, quando, afinal, a sua importância, em termos de pluralismo é nula, uma vez que continua a ser um feudo da militância da direita. O PSD quer a sua privatização, quer esfacelá-lo e ir ainda engordar mais o monopólio de Francisco Balsemão, militante fundador do seu partido.
O ministro dos Assuntos Parlamentares, Jorge Lacão, um dos oradores na abertura da Conferência Anual dos Operadores do Serviço Público de Televisão, que reuniu 90 congressistas oriundos de mais de 40 países, em Sintra, veio dizer que o tema da conferência é da "maior pertinência e oportunidade, uma vez que o financiamento do Serviço Público de Televisão e a sua própria existência têm sido contestados por algumas forças políticas e correntes de opinião". - E então ainda insiste no mesmo erro: para quê ser o erário público a sustentar uma legião de militantes, que apenas favorecem uma das partes? Não tem olhos para ver a manipulação descarada? .Presidente da RTP diz que empresa está preparada para o futuro..
Onde é que está a informação objectiva e pluralista? - Em vez de nos darem informação rigorosa e isenta, envereda pelo sensacionalismo dos canais privados, prossegue o jornalismo de faca e alguidar, desenterra e fomenta folhetins mais que requentados: face oculta, entre outros. Agora para atacar o ex-ministro Mário Lino. Quando se refere a BPN, ignora Dias Loureiro, Oliveira e Costa e os grandes responsáveis pela falcatrua. Não lhes interessa investigar ou tocar nos corruptos da direita.Pelo contrário, até os branqueia e promove: ainda ontem, o Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Izaltino Morais, à perna com vários processos, foi a estrela principal de um novo programa da RTP, para ir fazer o seu auto-elogio - Sim, ou o pretenso humorista-apresentador, não residisse naquele concelho! - como fez questão de sublinhar..
Durante os primeiros quatro anos do seu mandato, José Sócrates não mexeu no conselho de administração: mantiveram-se lá todos os homens da confiança de Durão e Santana. Entre os quais, um tal Luís Marques, jornalista do Expresso e da SIC. Destacado para a fazer a limpeza de quem não lha aparasse o jogo. Puseram tudo na rua, quanto não era da sua confiança. A actual administração limita-se a gerir os dinheiros, pois as admissões e controle passa pelos que lá estão de pedra e cal.
RTP DA MADEIRA CONTROLA ÀS DESCARADAS - ACUSA QUEM LÁ ESTÁ - POR CÁ O CENÁRIO NÃO É MELHOR - MESMO ASSIM A DIREITA QUER DÁ-LA AOS AMIGOS
Vozes da madeira insurgem-se contra o controlo da RTP pelo PSD - Não é novidade alguma. Por cá o cenário não é diferente. O Autor do blogue Apontamentos Sem Nome - diz que “O serviço de RDP e RTP Madeira está ao serviço do PSD. Digo e desafio a quem quiser para demonstrar o contrário! Existe um esquema premeditado para garantir que a informação é manipulada e que os temas dos programas de informação funcionem como brainwashing para a população. Tenho informações precisas que está montado uma "engenharia" de comunicação onde o único objectivo é garantir que o Vice Presidente do Governo, Dr. João Cunha e Silva será o próximo líder do PSD.”
PREOCUPAÇÃO PERFEITAMENTE JUSTIFICADA
(..)“Esta não é uma matéria menor. Esta questão é essencial para o futuro dos madeirenses. Sem verdade não há democracia. Sem democracia não há desenvolvimento.” - Refere Carlos Pereira.
A RTP tem sido um sorvedouro e desperdício dos dinheiros públicos e, salvo um ou outro programa, não tem correspondido às funções que lhe são destinadas. Os serviços de notícias dos três canais ditos ‘generalistas’, não se distinguem uns dos outros; são cada vez mais divertimento e espectáculo e cada vez menos informação. É uma opinião generalizada. Ainda se ao menos a RTP fosse um exemplo de objectividade e de imparcialidade? - Mas não tem sido!. É um autêntico couto de militância PSD. Viola sistematicamente o pluralismo, tendo sido, já por várias vezes condenada. Mesmo que só fosse por uma só vez, já era grave, mas já foi objecto de várias as condenações por parte da ERC . ...
Os socialistas sempre se opuseram à privatização do serviço público da comunicação social - Têm pugnado pela sua defesa - É perfeitamente razoável que assim fosse . Mas, para quê? ... Para que a direita tire só ela proveito? O anterior ministro [dos Assuntos Parlamentares] Santos Silva defendeu, inclusivamente, o seu alargamento - Mas, quem pensa que a RTP, não é fruto apetecido pela direita, está muito enganado...
A PRESENÇA DE JORNALISTAS DE ESQUERDA NO SERVIÇO PÚBLICO - ACTUALMENTE DEVE SER UMA UMA MIRAGEM
Se a presença da esquerda, na RTP, já era claramente reduzida, devido à herança Cavaquista, então a situação ficou ainda muito pior quando a RTP e RDP, formaram uma única empresa e se juntaram num único edifício – Cumulativamente às novas instalações, processou-se então uma descarada purga através de uma selecção muito discutível, operada por uma empresa de confiança política do então governo.
Morais Sarmento (então Ministro da Presidência de Durão Barroso e Santana,) defendeu que “deve ser o Governo a definir o modelo de programação da RTP, porque é o Executivo que responde pelas decisões praticadas na televisão pública” Frisando que “não são os jornalistas nem as administrações que vão responder perante os eleitores" pela informação ou pela programação da estação pública, sublinhou o ministro.
Sarmento considerava necessário – "haver limites à independência" dos operadores públicos sob pena de ser adoptado "um modelo perverso" que exige responsabilidades a quem não toma as decisões. « Não tenho direito a mandar, mas tenho direito a ter opinião", Palavras avisadas de Morais Sarmento, para quem "a RTP ainda tem um longo percurso [a percorrer] a nível dos conteúdos" que transmite « Ele que assim falava é porque lá teria as suas razões: pois, pelo que depreendo, para Sarmento, jornalista descomprometido, é um perigo! – Só que, talvez, devido a esse seu ponto de vista obsessivo, – quem trabalha nas redacções têm que seguir as orientações que vêm de cima. E, esses, os que lhe obedeceram, ainda são os mesmos que tiveram a sorte de serem escolhidos pelos critérios de Sarmento -
Durante os Governos de Mário Soares e de Constâncio, a admissão do pessoal, na RTP e RDP, era repartida pelo PS e PSD - Havia um acordo firmado entre estes dois maiores partidos para que as novas admissões fossem equidistantes. Com as ascensão do cavaquismo, Soares Louro, então Presidente da RTP e da RDP, embora vindo das hostes socialistas, pôs termo a esse acordo. A ideia era excelente: pretendia-se que, nos critérios de admissão, apenas passasse a vigorar a competência e o mérito. O certo é que a realidade veio a revelar-se bem diferente.
..
O serviço público é importante - Se tudo fica nas mãos dos privados, para quê eleições?! - A democracia não passa de uma farsa - Mas a verdade é que, tal como estão as coisas, a situação, também não nos parece a melhor: isto porque tem havido um controle total pelas hostes laranjas nos órgãos de CS de serviço público - Têm a media privada toda na mão e, mesmo assim, ainda não se dão por satisfeitos..
. Nos longos anos de cavaquismo e de Nogueira, poucos ou mesmo nenhuns ali foram admitidos que não fossem através da confiança desses governos. E, como as leis entretanto mudaram, aos socialistas, apenas tem cabido o papel da Administração. Não podem interferir na selecção do pessoal por força de uma lei que eles próprios aprovaram. No entanto, Sarmento, fez o que lhe apeteceu: saneou e escolheu quem bem entendeu - E, para melhor controlo do serviço público, distribuiu pela Lusa, RTP (televisão e rádio) os seus mais aguerridos comissários (Fernando Lima, Luís Delgado, Luís Marques, entre outros) e até criou a sua central de comunicações, que tanta polémica gerou.Gabinete de comunicação não tem intenções conspirativas».
A ideologia do califado laranja, assenta na intriga e na cobiça dos bens-públicos - Tudo o mais é só palavreado para enganarem o pagode. E sabem que a única forma de tomarem conta do poder é terem o controlo absoluto da comunicação social - Ou não é isso que tem segurado Berlusconi? - Veja-se a guerra que fizeram sobre o caso TVI? - Eles não falam de quem controla actualmente os media! - Que é totalmente dominada pelos grupos económicos e a igreja: falam é da eventualidade de,. entre os socialistas, ter havido alguém que, há um ano atrás, teria tido a veleidade de tentar chamar a si alguma fatia!.
PONHA-SE ALGUMA ORDEM OU ACABE-SE ENTÃO COM ESTE PARASITISMO DESBRAGADO À CUSTA DA TAXA DO ZÉ POVO - JÁ NÃO BASTA A VISIBILIDADE QUE TÊM NOS SEUS TEMPOS DE ANTENA
ABUSAM DA LIBERDADE QUE POSSUEM PARA SEPROMOVEREM UNS AOS OUTROS - SEM PUDOR E SEM VERGONHA.Sexta à Noite: Judite de Sousa O AGENTE DE MALATO É O GENRO DE CAVACO SILVA E ESTÁ EM TODAS! - Em vários programas desde 2003: untuoso e polidor.Não falta também quem o promova Em casa de José Carlos Malato.
Miguel Poiares Maduro, ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional,
garante que vai incluir alguns contributos da discussão pública na proposta
final do contrato de concessão da RTP.Poiares Maduro garante que contrato de concessão da RTP
vai
SE NÃO FOR NO COMBOIO INTERCIDADES, TERÁ QUE PAGAR MAIS UMA BOA FATIA PELO MESMO ITINERÁRIO : SÃO DUAS EMPRESAS A COBRAR UTILIZANDO AS MESMAS LINHAS FÉRREAS - E COM QUE OBJECTIVO? - PARA SERVIR MELHOR OS UTENTES? - CLARO QUE PARA SERVIR UNICAMENTE OS INTERESSES DOS BOYS DOS PARTIDOS
DÃO-LHE O BILHETE PARA O MESMO PERCURSO MAS COM PREÇOS DIFERENTES:
Se for para uma estação onde não pára o intercidades e quiser apanhar o comboio da manhã, na Gare do Oriente, às 10.09 para a linha da Beira Alta, terá que pagar dois bilhetes: tem que pagar o bilhete do intercidades até Coimbra e pagar o bilhete do Comboio Regional - E o mesmo sucede a quem apanhe o regional na linha da Beira Alta, onde não pára o intercidades. O bilhete é o mesmo mas há dois preços: pois são duas empresas a explorar a mesma via férrea. - É simplesmente vergonhoso. É uma autêntica roubalheira.
Bastaram dois anos do consulado de Durão Barroso e Santana Lopes para desfiguar completamente a CP - Este governo não se opôs e ainda consolidou mais o roubo cometido.
A CP, antiga Companhia de Caminhos de Ferro Portugueses, foi dividida em várias empresas com o único objectivo de servir clientelas partidárias. Se uma lâmpada fundir, numa estação, o chefe da Estação, não tem autonomia para a mandar substituir. Foi criada uma empresa para esse efeito e outras pequenas tarefas. Há mais chefes de que pessoal operacional. É a chamada pirâmide invertida. Por exemplo, no caso da linha da Beira Alta, a maior parte das estações estão ao sabor do vandalismo, com os vidros partidos e jardins ao abandono em estado de autêntica selva; excelentes edifícios foram encerrados e estão às moscas. Jardins que, há uns anos atrás, estavam limpos e arranjados, hoje estão irreconhecíveis. Milhares de cidadãos não podem escolher o lugar da carruagem; tem que tirar o bilhete no comboio - numa carruagem destinada para esse efeito e arriscam-se a ir em pé - porque as estações foram fechadas e o revisor não tem intervenção directa nos computadores das bilheteiras.