quinta-feira, 31 de julho de 2025

Marcelo Rebelo de Sousa de mãos dadas com os ditadores mais contestados das ex-colónias, que sobem ao poder à custa da fraude e corrupção eleitoral - O Filho do ùltimo Ministro das colónias, neto do Catonho Tonho, que fez fortuna no interior de Angola, trocando café por tecidos e bugigangas, não esqueceu a cartilha familiar em apoiar os novos colonizadores, disfarçados de democratas





Marcelo Rebelo de Sousa de mãos dadas com os ditadores mais contestados das ex-colónias, que sobem ao poder à custa da fraude e corrupção eleitoral - O Filho do ùltimo Ministro das colónias, neto do Catonho Tonho, que fez fortuna no interior de Angola, trocando café por tecidos e bugigangas, não esqueceu a cartilha familiar em apoiar os novos colonizadores, disfarçados de democratas


Os Angolanos apercebem-se do aumento a corrupção e dizem que os cidadãos correm o risco de retaliação se a denunciarem

.Angola: polícia volta a travar manifestação contra aumento dos combustíveis 27 de julho 2025 -Pelo terceiro sábado consecutivo houve protestos em Luanda por causa do aumento do preço dos combustíveis e dos transportes privados. Esta segunda e quarta, os táxis vão fazer uma paralisação geral.




.Angola: polícia volta a travar manifestação contra aumento dos combustíveis 27 de julho 2025 -Pelo terceiro sábado consecutivo houve protestos em Luanda por causa do aumento do preço dos combustíveis e dos transportes privados. Esta segunda e quarta, os táxis vão fazer uma paralisação geral.

ANGOLA ELOGIOS Marcelo elogia "percurso imparável" de João Lourenço e diz que volta "saudoso e solidário" presidente português reforçou a ideia de que se entrou num "novo ciclo" nas relações bilaterais

"Saudoso e solidário, com a vossa gesta nacional - O presidente português reforçou a ideia de que se entrou num "novo ciclo" nas relações bilaterais: "Os senhores diplomatas aqui presentes compreenderão que uma página essencial foi virada e que um novo capítulo da nossa história comum foi aberto, a pensar no futuro".

O chefe de Estado português, Marcelo Rebelo de Sousa, elogiou o o Presidente de Angola, João Lourenço Nós necessitamos uns dos outros e sabemos que só ganhamos em tratarmo-nos bem uns aos outros

Chefe de estado já se deslocou 104 vezes ao estrangeiro, em seis anos, contra as 48 viagens de Mário Soares, por exemplo. Enquanto Portugal ardia, enquanto milhares e milhares de famílias agonizavam em miséria, ele, Marcelo Rebelo de Sousa, impávido e sereno preparava já a sua 98.ª viagem ao estrangeiro, sendo por isso o presidente europeu mais viajado de sempre e o segundo presidente mundial com mais viagens ao estrangeiro


8 de Março de 2025 Nove Marcelo fez 155 viagens e condecorou mais de 1.600 pessoas Marcelo foi 19 vezes a Espanha, 16 a França e 11 aos EUA. O atual chefe de Estado tomou posse pela primeira vez a 9 de março. Em 2021 voltou a vencer, iniciando um segundo mandato que terminará em 2026. Marcelo Rebelo de Sousa, eleito Presidente da República há nove anos, atribuiu até agora nos seus dois mandatos mais de 1.600 condecorações e fez 155 deslocações a países estrangeiros, das quais 20 foram visitas de Estado.

0

2 de Setembro 2023 Marcelo já quintuplicou viagens de Cavaco
Marcelo Rebelo de Sousa já visitou 52 países, num total de 132 deslocações presidenciais. Apesar de nunca ter pisado a Oceânia, é de longe o mais viajado entre os últimos cinco chefes de Estado.No espaço de uma semana, o Presidente da República deslocou-se a três países, em dois continentes diferentes: arrancou para a Polónia em visita oficial no passado dia 21, depois seguiu para a Ucrânia para uma visita de dois dias onde se encontrou com Zelensky e terminou a semana em São Tomé e Príncipe na Cimeira da CPLP. Com estas mais recentes viagens, Marcelo Rebelo de Sousa já visitou 52 países, num total de 132 deslocações presidenciais, desde que tomou posse, a 9 de março de 2016.

Patrice só cá esteve 75 dias em 2015- Viagens custaram 1 milhão e 800 mil euros – diz o MLSTP ano 2015 Patrice Trovoada fez 58 viagens oficiais ao estrangeiro. Vasco Guiva deputado do MLSTP que usou da palavra, explicou que em cada viagem Patrice Trovoada, ficava ausente pelo menos 5 dias. .




ELOGIOS EM S. TOMÉ Marcelo, cadê você, eu vim aqui só pra te ver - Marcelo dá a mão a Trovoada e faz dissipar nuvens sobre a cooperação - Quer um novo “patamar” na cooperação com São Tomé, adormecida nos tempos “de crise” - saiu finalmente e abraçou toda a praça, literalmente.

Marcelo nunca mais saía da reunião com Patrice Trovoada, (o chefe do Governo, eleito com maioria absoluta?!) , que anda descontente com o estado da cooperação portuguesa.

Portugal vai priorizar São Tomé e Príncipe - O presidente português . Marcelo Rebelo de Sousa quer fazer do arquipélago uma prioridade e ambiciona "ir mais longe" na cooperação, tendo participado na inauguração do Fórum económico bilateral.

Patrice Trovoada e seu Governo demitidos pelo Presidente são-tomense e convidou a Ação Democrática Independente (ADI), o partido mais votado nas anteriores eleições legislativas de 2022, a indicar outra figura para formar o novo Executivo.

A decisão foi anunciada horas depois de o principal partido da oposição, MLSTP-PSD, ter desafiado Trovoada a colocar o cargo à disposição.

Carlos Vila Nova justificou a decisão em decreto presidencial com a “incapacidade (do Governo) em aportar soluções atendíveis e comportáveis com o grau de problemas existentes no país” e as frequentes e prolongadas ausências de Trovoada.


ACUSAÇÕES Patrice Trovoada alvo de queixa crime

Ex-presidente do parlamento são-tomense Delfim Neves apresentou queixa-crime por injúria e difamação contra o ex-primeiro-ministro Patrice Trovoada e acusou-o de “coautoria imediata” de quatro crimes de homicídio qualificado ocorridos no quartel militar em 2022.

Presidente de São Tomé e Príncipe demite Governo liderado por Patrice Trovoada Carlos Vila Nova critica ausências prolongadas no estrangeiro de Trovoada: “Os ingentes problemas com que o país se debate não são compatíveis com uma governação feita muitas vezes à distância”.

Visita de Marcelo à Guiné sob o signo da polémica - Califa Seidi, líder parlamentar do PAIGC, revelou que o seu partido entregou esta segunda-feira à Embaixada de Portugal uma carta aberta endereçada ao Presidente da República, em que manifesta a discordância com a vinda de Marcelo, numa conjuntura de insegurança e de diversos atropelos à lei e à ordem democrática na Guiné-Bissau.

Professor Marcelo, não és bem-vindo na Guiné-Bissau", afirmam guineenses em Lisboa LISBOA — imigrantes guineenses em Portugal protestaram nesta sexta-feira, 14, em Lisboa, contra a visita do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa à Guiné-Bissau na próxima semana.

Em frente ao Palácio de Belém, eles mostraram o seu desagrado contra “sequestro, raptos, espancamentos dos jornalistas e activistas, prisão arbitrária dos adversários políticos e de sindicalistas”, de acordo com uma Carta Aberta divulgada pelos organizadores do protesto que foram recebidos pelo próprio Presidente Marcelo Rebelo de Sousa

GUINÉ- BISSAU ELOGIOS Presidente guineense condecorado por Marcelo: “Eu não tenho nada de ditadura” Embaló diz que lhe chamam ditador por querer “repor a ordem e a disciplina”. Sumaila Djaló, do movimento Firkidja di Pubis, critica Portugal por apoiar um “Presidente antidemocrático”.

Marcelo Rebelo de Sousa agradece visita inesquecível à Guiné-Bissau realça o facto de um chefe de Estado português ter voltado à Guiné-Bissau 31 anos depois
"Inesquecível por vir 31 anos depois da última vinda de um Presidente português, inesquecível pelo calor do povo guineense, inesquecível pelo acolhimento da parte de todas as autoridades, começando pelo senhor Presidente da República,

ACUSAÇÕES jornalista da RTP na Guiné-Bissau vítima de assalto e agressão O assalto e a agressão teriam motivações políticas, conforme declarações proferidas pelos agressores, que terão acusado a RTP "de denegrir a imagem da Guiné-Bissau no exterior"

Coletivo de Estudantes e Trabalhadores Guineenses Firkidja de Pubis considera que o regime do Presidente Sissoco Embaló "cerceia as liberdades democráticas".

quarta-feira, 30 de julho de 2025

RTP –Montenegro aperta o cerco ditatorial - E vai ter novo aliado no Banco de Portugal, que defende a privatização à Passos da RTP e LUSA -Demite António José Teixeira Quem não seguir a cartiha do fascismo, é perseguido ou é varrido .Cavaco Silva vetou a lei do pluralismo e da não concentração dos meios de comunicação social

 




DITADORES Luís Montenegro acusa os partidos da oposição de estarem apenas focados em dizer mal do Governo.” Montenegro Acusa PS de "Arrogância Democrática" e Elogia "Responsabilidade" do Chega

António José Teixeira demitido de director de Informação da RTP  Na base da decisão estará o processo de reorganização e reestruturação das operações da empresa de rádio e televisão que a administração está a executar. 

ÁLVARO SANTOS PEREIRA –AGORA INDICADO PARA GOVERNADOR DO BANCO DE PORTUGAL – Não esquecer  23 Março 2010 Governo admite privatização da RTP - Álvaro Teixeira dos Santos afirmou que a estação pública pode ser privatizada no futuro, quando registar resultados positivos.

No Programa de Estabilidade e Crescimento consta uma lista de 17 empresas públicas a privatizar. O serviço público pode ser perfeitamente contratualizado entre os operadores privados .O líder do PSD, Pedro Passos Coelho, afirmou que o programa eleitoral social-democrata respeita "integralmente" o acordo com a troika, e vai "além" desse entendimento, nomeadamente defendendo a paragem do TGV e a privatização da comunicação social estatal.



Cavaco vetou a lei do pluralismo e da não concentração dos meios de comunicação social, aprovada na Assembleia da República -Cavaco Silva veta lei do pluralismo e da não concentração dos ... Alegando não haver motivo que justifique a urgência na publicação de um diploma desta natureza e deste alcance. Pudera! Claro: unicamente para proteger os interesses dos grupos económicos que já o elegeram e querem voltar a elegê-lo - E até os do próprio genro, Luís Montez, - que, com o irmão, detêm mais de uma dezena de canais e subtraem as estações dos seus próprios lugares com a maior das facilidades


Grupo do Correio da Manhã compra rádios falidas e com dívidas fiscais a familiares de Cavaco Silva.
01/04/2024. A Medialivre – que detém o Correio da Manhã e a CMTV, tendo Cristiano Ronaldo como principal accionista – vai adquirir, para ficar com estações de rádio em Lisboa e no Porto, duas empresas de Luís Montez, uma das quais tem como administradoras a filha e a neta de Cavaco Silva.
Os montantes do negócio são desconhecidos, mas as contas públicas destas empresas do genro do ex-presidente da República mostram que têm sido ‘máquinas de fazer calotes’ sem ninguém as incomodar: capitais próprios negativos, prejuízos sucessivos, faltas de liquidez crónicas e existem mesmo indicadores de fluxos de caixa que indiciam atrasos em salários e fornecedores à míngua
Agora, JN, Jogo e TSF- empresário da confiança do cavaquismo - depois de terem varrido com os jornalistas e feito a filtragem -Diogo Freitas, o empresário que lidera o grupo de empresários que firmou a compra da maioria dos títulos do Global Media Group.


 NÃO ESQUECER - Os empresários António Mosquito e Luís Montez vão passar a deter 42,5% da parte media do grupo Controlinveste, com 27,5% e 15%, respetivamente, segundo o comunicado de imprensa hoje divulgado pela própria empresa.

De acordo com a nota enviada às redações, Luis Montez e António Mosquito concluíram hoje "com sucesso um acordo" com o atual dono da Controlinveste, Joaquim Oliveira, e os bancos BCP e BES para reestruturar o Grupo Controlinveste Media, que até agora era integralmente detido pela Controlinveste.

Quando o acordo for concretizado, o empresário angolano António Mosquito (que recentemente passou a acionista maioritário da construtora Soares da costa) ficará com 27,5% do grupo media da Controlinveste, Luís Montez com 15% e cada banco com também 15%, passando assim a capital parte da dívida da Controlinveste a estes bancos. O grupo Controlinveste passará a deter os restantes 27,5%. (Corrige no primeiro parágrafo a atribuição de percentagens a António Mosquito e a Luís Montez especificando que o primeiro ficará com 27,5% da Controlinvest media e o segundo com 15%).


DESPEDIRAM JORNALISTAS, DESFIZERAM-SE DE PARIMÓNIO, DEPRESSA SE PUSERAM NA ALHETA Luís Montez deixa Global Media E 09/05/2017 -Luís Montez compra mais uma rádio - Media - Jornal de Negócios… BLITZ – Luís Montez, da Música no Coração, entre os mais poderosos
António Mosquito oficializa compra de 27,5% da Controlinveste
António Mosquito oficializa compra de 27,5% da Controlinveste
“Grupo do Correio da Manhã compra rádios falidas e com dívidas fiscais a familiares de Cavaco Silva
01/04/2024. A Medialivre – que detém o Correio da Manhã e a CMTV, tendo Cristiano Ronaldo como principal accionista – vai adquirir, para ficar com estações de rádio em Lisboa e no Porto, duas empresas de Luís Montez, uma das quais tem como administradoras a filha e a neta de Cavaco Silva.
Os montantes do negócio são desconhecidos, mas as contas públicas destas empresas do genro do ex-presidente da República mostram que têm sido ‘máquinas de fazer calotes’ sem ninguém as incomodar: capitais próprios negativos, prejuízos sucessivos, faltas de liquidez crónicas e existem mesmo indicadores de fluxos de caixa que indiciam atrasos em salários e fornecedores à míngua. https://www.paginaum.pt/.../grupo-do-correio-da-manha...
Agora, JN, Jogo e TSF- empresário da confiança do cavaquismo - depois de terem varrido com os jornalistas e feito a filtragem -Diogo Freitas, o empresário que lidera o grupo de empresários que firmou a compra da maioria dos títulos do Global Media Group. https://www.jornaldenegocios.pt/.../grupo-de-empresarios...


LANÇAMENTO DA RÁDIO EUROPA LISBOA - 13 DE FEVEREIRO 2006 -Europa nasce a tocar piano e a falar francês ..
A Euranet é um consórcio de rádios de Estados-Membros da União Europeia, criado com o apoio da Comissão Europeia, que procura promover a aproximação entre os cidadãos e a União Europeia, através do debate de assuntos europeus..Oradores
"Margarida Cardoso, Administradora do CIEJD
Antonieta Lopes da Costa, Directora da rádio Europa Lisboa
Jean-Claude Kuentz, representante da Radio France Internationale
Luís Montez, representante das agências de publicidade
O projecto informativo da rádio Europa Lisboa privilegia o continente europeu e as instituições europeias sem perder de vista os outros continentes, nem a proximidade com a informação local..
..Estatuto editorial Rádio Europa Lisboa..

A TRETA DE UMA RÁDIO PRIVADA - (....)A rádio Europa Lisboa" é independente de qualquer ideologia, doutrina política, poder político e/ou autárquico, associações políticas e outras, entidades económicas e financeiras"

PRIVILEGIADA DOS FUNDOS EUROPEUSRádio Europa Lisboa, SA, escolhida para representar Portugal na "rede de rádios europeias" - Obviamente, com o maná dos fundos Europeus.JPN: Rádio Europa Lisboa vai representar Portugal na "rede de Mas por que razão a escolha incidiu numa rádio local e não numa outra rádio, pública ou privada, com expressão nacional?!..

QUAL O POLÍTICO QUE PODE OPOR-SE À MÁQUINA AVASSALADORA QUE A DIREITA CONTROLA? - ONDE ESTÁ UM ÚNICO JORNAL DE ESQUERDA OU UMA ÚNICA TELEVISÃO?...DESDE A SIC À TVI Marcelo Rebelo de Sousa defende reeleição de Cavaco OU VOCÊ É DOS QUE ACREDITA QUE A RTP NÃO ESTÁ TAMBÉM SOB O CONTROLO LARANJA?!...
ENGANOU-SE, FERNANDO ROSAS, E OUTROS LÍDERES DO BLOCO DE ESQUERDA . Dizia, Rosas, em 2 de Novembro de 2005, num artigo publicado no Jornal Público, não acreditar que "a verdadeira entronização antecipada de Cavaco Silva como futuro Presidente da República lavada a cabo, quase sem pudor, por parte da comunicação social, com destaque para o eixo Expresso (transformando em oficioso do PSD e do seu candidato), SIC e demais adjacências jornalísticas do grupo Balsemão, não creio que essa ofensiva manipulatória nos deva impedir de porfiar no debate acerca da natureza política e ideológica do neocavaquismo que aí está. Debate em torno da memória do que foi, debate sobre o que é, pois esses são os dois tempos da mistificação em curso.

O cavaquismo, naquilo que teve de essencial para o futuro do país, foi, sobretudo, a década da oportunidade perdida. Historicamente houve poucos momentos como esse, em que por razões que não decorriam da performance interna da sua economia, dos sucessos do seu modelo de desenvolvimento, o país se visse beneficiado por extraordinários rendimentos essencialmente gerados no exterior e postos à sua disposição" - Leia o resto em: .
CAVAQUISMO, ONTEM E HOJE..

O grupo que detém o Diário de Notícias, o Jornal de Notícias, O Jogo e a TSF foi vendido a um fundo de capital de risco, liderado pelo empresário angolano António Mosquito que passará a deter mais de 50% do capital da  Controlinveste. (...)O jornal i adianta ainda que os novos donos do grupo de comunicação social ponderam a saída de 200 trabalhadores. A criação do fundo pode ainda implicar a venda de activos como o Jornal de Notícias, O Jogo e a TSF, para amortizar a dívida, continua o diário. Quanto ao DN, será alvo de uma “profunda reestruturação”.

Aníbal António Cavaco Silva, natural de Boliqueime, Loulé,  em 15 de Julho de 1939, atual Presidente da República de Portugal., cargo que exerce desde 2006 . Filho de Teodoro Gonçalves da Silva e de Maria do Nascimento Cavaco, cresceu em Boliqueime, onde o pai se dedicava à exploração de frutos secos e ao comércio de combustíveis
José Eduardo dos Santos, natural de Sambizanga, em 28 de Agosto de 1942, atual Presidente da República de Angola, cargo que exerce desde 21 de Setembro de 1979 . É filho de Eduardo Avelino dos Santos e de sua mulher Jacinta José Paulino

Angola é o segundo país mais corrupto do mundo



segunda-feira, 28 de julho de 2025

Álvaro Santos Pereira, da Troika a Governador do Banco de Portugal? -Um dos rostos do fim de dois feriados em Portugal, dos cortes nas reformas e nos salários, É o regresso do mestre da liberalização Troikiana, promotor dos despedimentos coletivos, o mentor e liberalizador da venda das principais empresas públicas .






A Governador do Banco de Portugal , Álvaro Santos Pereira, dupla nacionaldade portuguesa e canadiana .Começou por assumir numa só pasta o cargo de três ministérios, tendo acabado por ser forçado a demitir-se ao perder áreas para políticos com mais peso no Governo, por via ds suas desastrosas decisões, como Portas e Vítor Gaspar, é agora o mais "Indicado pelo Governo de Montenegro, então líder Parlamentar do PSD- CDS a governador do Banco de Portugal? . A memória ministerial do seu trabalho, em Portugal, mais pelo negativo de que pelo positivo, é realmente mais dada a esquecer de que a reviver.


O cargo que ocupou na OCDE, onde a presença liberal é predominantemente maioritária, . nem assim o libertou de algumas polémicas, dada a natureza arrogante e polimista do seu carácter, como sempre se comportou, quer nos debates parlamentares, quer posteriormente, já fora de Portugal, apontado como tendo tido, como diretor de estudos nacionais. um quase incidente diplomático com o Governo de António Costa.

Estes os elogios que lhe eram tecidos:, ao então ministro que quis liberalizar despedimentos e suspender grandes obras Uma das quais a do TGV.

Três em um. Álvaro Santos Pereira, o académico sem experiência política ou empresarial, vai fundir, numa só pasta, três antigos ministérios: Economia, Emprego (Trabalho) e Obras Públicas, Transportes e Comunicações. O grande desafio vai ser passar da teoria à prática, nomeadamente na área laboral, já que é favor da liberalização dos despedimentos, o que implicaria uma revisão constitucional.

Álvaro Santos Pereira foi ministro da Economia e do Emprego de Passos Coelho, e ainda hoje é lembrado por ter defendido a internacionalização do pastel de nata.

Questionado sobre a atuação de Mário Centeno, Álvaro Santos Pereira fez-se valer das palavras de Jerome Powell para dizer que o Banco Central não pode ser político - tem de ser independente e técnico. - Então quem desempenhou na poltica, tão altos cargos, o que fez senão plitica? E da mais desastrosa

Nasceu em 1972, em Viseu, e tem dupla nacionalidade: portuguesa e canadiana. Santos Pereira licenciou-se em Economia, pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, e doutorou-se na mesma área pela Simon Fraser University, em Vancouver.

Pelos vistos, com vinculos também a esta região por parte de Montenegro, que faz questão de referir que tem raízes precisamente no distrito de Viseu, onde vive a mãe numa quinta da família - a Quinta da Granja

sexta-feira, 25 de julho de 2025

BANCA PÚBLICA E PRIVADA- O Presidente Marcelo não tem dúvidas: "Não é bom misturar família com política." 28-03 2011.Olha para o que eu digo e não o que eu faço -” E a dele? Até o filho no Brasil -Governo (de Passos e Portas) "aprova" Pedro Rebelo de Sousa na Cimpor e na Caixa Geral de Depósitos e diz não haver conflito de interesses na acumulação de cargos e garante não haver violação do estatuto de gestor público 01 de agosto de 2012


n    NÃO ESQUECER: Pedro Rebelo de Sousa, advogado e irmão de Marcelo Rebelo de Sousa entra para a equipa da CGD , como vogal. Vai estar ao lado de António Nogueira Leite (conselheiro do PSD) e de Norberto Rosa, que acumula funções na Comissão Interbancária para o Sistema de Pagamentos, na Sociedade Interbancária de Serviços e é vice-presidente do conselho de administração do BPN.
Também Fernandes Thomaz, Eduardo Paz Ferreira e Álvaro Nascimento (director da Universidade Católica do Porto) farão parte da nova administração da CGD.



NOVOS TAXOS EM VISTA - MARCELO JÁ DE OLHO ARREGALADO
Novo Banco? “Espero que a banca mostre a sua força”, diz Marcelo
Presidente da República diz não ter dados concretos sobre o processo mas sublinha a sua importância.31 de Janeiro de 2025
Com a venda do Novo Banco a aproximar-se e a notícia de que a Caixa Geral de Depósitos poderá estar na corrida, o Presidente da República afirma que o futuro da instituição que sucedeu ao Banco Espírito Santo é uma questão de importância maior e diz esperar que "a banca mostre a sua força"


TAXOS DO FILHO NO BRASIL Nuno Rebelo de Sousa, executivo da EDP, diretor de Comunicação e Stakeholders da EDP no Brasil, que também é filho do Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, assumiu o cargo de presidente da Câmara Portuguesa de São Paulo, em Abril de 2019, que coincidiu um período com sua presidência na Federação das Câmaras de Comércio no Brasil
TAXOS NÃO FALTAM - UNS ATRÁS DE OUTROS Pedro Rebelo de Sousa aceita convite para administrador do Haitong Bank
O advogado confirmou ao Negócios que aceitou que “o [seu] nome fosse proposto ao Banco de Portugal”. Será administrador não executivo no antigo banco de investimento do Grupo Espírito Santo, que em 2015 passou para as mãos de investidores chineses.
Confirmo que aceitei que o meu nome fosse proposto ao Banco de Portugal". Foi desta forma que Pedro Rebelo de Sousa assegurou ao Negócios que está mesmo a caminho da administração do Haitong Bank, onde deverá ocupar o cargo de administrador não executivo J