segunda-feira, 28 de julho de 2025

Álvaro Santos Pereira, da Troika a Governador do Banco de Portugal? -Um dos rostos do fim de dois feriados em Portugal, dos cortes nas reformas e nos salários, É o regresso do mestre da liberalização Troikiana, promotor dos despedimentos coletivos, o mentor e liberalizador da venda das principais empresas públicas .






A Governador do Banco de Portugal , Álvaro Santos Pereira, dupla nacionaldade portuguesa e canadiana .Começou por assumir numa só pasta o cargo de três ministérios, tendo acabado por ser forçado a demitir-se ao perder áreas para políticos com mais peso no Governo, por via ds suas desastrosas decisões, como Portas e Vítor Gaspar, é agora o mais "Indicado pelo Governo de Montenegro, então líder Parlamentar do PSD- CDS a governador do Banco de Portugal? . A memória ministerial do seu trabalho, em Portugal, mais pelo negativo de que pelo positivo, é realmente mais dada a esquecer de que a reviver.


O cargo que ocupou na OCDE, onde a presença liberal é predominantemente maioritária, . nem assim o libertou de algumas polémicas, dada a natureza arrogante e polimista do seu carácter, como sempre se comportou, quer nos debates parlamentares, quer posteriormente, já fora de Portugal, apontado como tendo tido, como diretor de estudos nacionais. um quase incidente diplomático com o Governo de António Costa.

Estes os elogios que lhe eram tecidos:, ao então ministro que quis liberalizar despedimentos e suspender grandes obras Uma das quais a do TGV.

Três em um. Álvaro Santos Pereira, o académico sem experiência política ou empresarial, vai fundir, numa só pasta, três antigos ministérios: Economia, Emprego (Trabalho) e Obras Públicas, Transportes e Comunicações. O grande desafio vai ser passar da teoria à prática, nomeadamente na área laboral, já que é favor da liberalização dos despedimentos, o que implicaria uma revisão constitucional.

Álvaro Santos Pereira foi ministro da Economia e do Emprego de Passos Coelho, e ainda hoje é lembrado por ter defendido a internacionalização do pastel de nata.

Questionado sobre a atuação de Mário Centeno, Álvaro Santos Pereira fez-se valer das palavras de Jerome Powell para dizer que o Banco Central não pode ser político - tem de ser independente e técnico. - Então quem desempenhou na poltica, tão altos cargos, o que fez senão plitica? E da mais desastrosa

Nasceu em 1972, em Viseu, e tem dupla nacionalidade: portuguesa e canadiana. Santos Pereira licenciou-se em Economia, pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, e doutorou-se na mesma área pela Simon Fraser University, em Vancouver.

Pelos vistos, com vinculos também a esta região por parte de Montenegro, que faz questão de referir que tem raízes precisamente no distrito de Viseu, onde vive a mãe numa quinta da família - a Quinta da Granja

Nenhum comentário:

Postar um comentário