domingo, 25 de outubro de 2009

IGREJA CATÓLICA PORTUGUESA ATACA LEI DOS CASAMENTOS GAYS - EM VEZ DE SE PREOCUPAR COM OS ESCÂNDALOS DA PEDOFILIA E DO FALSO CELIBATO














A Igreja Católica Portug
uesa, já anunciou - através do seu ultra conservador e ultra-racionário Cardeal Policarpo - estar a preparar uma contra-ofensiva episcopal contra a lei dos casamentos gays que a esquerda parlamentar quer ver aprovada já no início desta legislatura - Ou seja, em vez se preocupar em resolver os seus problemas internos - desde a falta de vocações sacerdotais (pois a igreja cada vez tem mais necessidade de lançar mão a diáconos para suprir o vazio e a descrença que grassa nas suas hostes) aos escândalos pseudo-celibatários (em vez de casarem e assumirem a homo ou a heterossexualidade, seduzem meninos ou as mulheres dos outros ) sim, aos escândalos da pedofilia (física ou psicológica -pois a confissão extorquida às crianças, não é mais do que um acto pedófilo ou de um atentado violento ao pudor dos inocentes), pelo contrário, em vez de arrumar a sua casa, vem atacar a liberdade de livres e pacíficos cidadãos que não partilham da doutrina ou práticas religiosas - Mais: passam-lhe à margem; são-lhes indiferentes; nem sequer se importam ou imiscuem nas suas questões internas.

















Ao que parece, os casos de pedofilia sexual implícita, no seio da igreja católica, em Portugal - salvo o triste caso do Padre Frederico, acusado de violar e matar um menor -, pelo menos não consta que tenham sido objecto de notícia - Porém, isso não significa que não existam. Mas eu já conheci, no fundo do meu espírito, um episódio desses aos meus 14 anos, por via de um padre que tentou assediar-me. Foi em Santo Tirso. Ao lado da igreja matriz existia uma escola profissional com alunos internos. Eu era um dos alunos. Não vou aqui relatar os pormenores de tão triste memória - pertence ao passado .Não me traumatizou mas foi o bastante para repensar a minha crença na igreja e partir para uma outra liberdade de pensamento, menos aprisionada. Dei conhecimento do facto ao meu professor de religião e moral, que me pediu para que não o relatasse aos meus colegas. Fi-lo em seu respeito, porque sempre me parecera uma excelente pessoa e um excelente sacerdote. Porém, o que me desgostou foi constatar que o dito padre continuava a dizer a missa e a fazer de contas que era mais outro que estava acima dos prazeres carnais mas atentar contra o pudor de menores. - Pois é justamente esta hipocrisia que a igreja, em geral, não há maneira de encarar bem de frente -Todavia, incomoda-se que cidadãos adultos - entre cidadãos adultos responsáveis e conscientes - tenham a liberdade de tomarem as suas opções.














Pessoalmente, tanto me faz que uma mulher e um homem, se casem ou simplesmente juntem os trapinhos e passem a viver em união de facto. O mesmo penso em relação a que, dois homens ou duas mulheres, procedam de igual maneira - Não tenho nada a opor nem a favor nem contra - Desde que sejam maiores, cada pessoa é livre de tomar a decisão que melhor lhe aprouver: em matéria de foro, tão pessoal e tão íntimo, não vejo motivo para que as leis lhes cerceiem essa liberdade ou lhe restrinjam os mesmos direitos cívicos que concedem ao chamado casamento tradicional - Para repressão, já bastaram os séculos e milénios transactos: há que colocar as leis a favor dos cidadãos e das novas mentalidades, e não contra a sua livre opção.


PEDOFILIA CATÓLICA
“A PREOCUPAÇÃO PAPAL COM AS VÍTIMAS DA PEDOFILIA NÃO PASSA DE SHOW-OFF. “ (...) “ACONTECE QUE TODOS OS PADRES CATÓLICOS FORAM CASADOS ATÉ À INVENÇÃO DO CELIBATO, DECRETADO NO CONCILIO DE TRENTO NO SEC. XVI.
A IGREJA CATÓLICA ESTÁ CHEIA DE SACERDOTES QUE NÃO CUMPREM O CELIBATO. TÊM AS SUAS MULHERES A QUE CHAMAM SOBRINHAS, E OS FILHOS QUE OBRIGAM A CHAMAR-LHES PADRINHO. UMA HIPOCRISIA INÚTIL E VIOLENTA CONTRA TODOS OS QUE A VIVEM.”


A IGREJA PROFANOU A DOUTRINA DE CRISTO - COM OS SEUS TABUS E SUA TREMENDA HIPOCRISIA - DIZER QUE CRISTO É OBRA DO ESPÍRITO SANTO ( EM VEZ DE ASSUMIR QUE É FILHO DE MARIA E DE JOSÉ - DE UMA RELAÇÃO SEXUAL, COMO EM QUALQUER OUTRO CASAL ), MAIS DE QUE UMA CEGUEIRA, CONTRA-NATURA E CONTRA A CIÊNCIA, É UMA BARBARIDADE E A APOLOGIA DA IGNORÂNCIA E DA MÁ FÉ! - COMO SE UMA CRIATURA( GERADA NO ÚTERO DA MULHER COM O SÉMEN DO HOMEM) , FOSSE UM ACTO PECAMINOSO - EVADO DO TAL PECADO ORIGINAL DA ADÚLTERA EVA - OU, MAIS GRAVE AINDA, COMO SE O PRAZER SEXUAL À MARGEM DA PROCRIAÇÃO, FOSSE OUTRA DAS CONDENAÇÕES OU ABERRAÇÕES BÍBLICAS - TODAVIA, NAS FILEIRAS DO SACERDOTISMO CATÓLICO, OS CASOS DE PEDOFILIA ABUNDAM AOS MILHARES E, DISSO, O CLERO MAIS GRAÚDO, NÃO QUER FALAR: OPTA PELO SILÊNCIO OU PREFERE A SUA OCULTAÇÃO OU VIR COM PAPAIS MEDIATISMOS DE FACHADA.

















SÃO ACIMA DE UMA DEZENA DE MILHARES OS CA
SOS DE PEDOFILIA NA IGREJA CATÓLICA - REFEREM AS ESTATÍSTICAS INTERNACIONAIS

Dizem os relatórios internacionais, que mais de 11 mil crianças nos últimos 30 anos, foram vítimas de abusos sexuais por padres pedófilos. Por seu turno, a própria igreja americana, revelou já ter gasto 85 milhões de dólares com indemnizações - Sem dúvida, algo que dá que pensar mas cujo problema não passa pelas pesadas indemnizações, antes por uma outra mentalidade; por uma igreja nova, mais aberta e menos hipócrita.

http://br.geocities.com/maisquevencedor_mario/pedofilia.html

http://sol.sapo.pt/blogs/telmovieira/archive/2008/04/19/PEDOFILIA-CAT_D300_LICA.aspx

http://hipocrisiavaticana.blogspot.com/2009/05/pedofilia-catolica-na-irlanda-o.html

http://blog.controversia.com.br/2008/05/19/o-escandalo-dos-padres-pedofilos-comprometeu-a-credibilidade-da-igreja-catolica/

http://integras.blogspot.com/2009/05/pedofilia-o-lado-obscuro-da-igreja.html

http://entretenimento.uol.com.br/ultnot/afp/2007/01/12/ult32u15896.jhtm

http://lilian75.multiply.com/journal/item/131/131

http://www.paroquias.org/noticias.php?n=1811


sábado, 24 de outubro de 2009

VASCO PULIDO VALENTE E A FARSA DE UM PSEUDO-INTELECTUAL ODIOSO, RESSABIADO E AZEDO A UM CONSAGRADO PRÉMIO NOBEL



Só compro o Público à Sexta por causa do suplemento Ipsilon - Não me interessa este jornal do império Soane: já deu provas sobejas de que não é isento mas manipulador - Por isso, não me oferece credibilidade. Também não costumo dar importância a um escriba que dá pelo nome de Vasco Pulido Valente, que publica ali umas quantas linhas na última página, uma ou duas vezes por semana. Mas chamou-me atenção o titulo “Uma farsa” - e também a imagem de Saramago, com que, abusivamente, o dito escriba se aproveitou para vilempediar e tentar denegrir (mas quem é ele para o conseguir?!...)a liberdade de expressão de uma das figuras mais notáveis da literatura portuguesa e mundial na actualidade

Mal vi o título, calculei logo que por ali havia verrénia ou figadeira destilada pelo meio. Mais um arrazoado do famoso "especialista de espionagem" ( diz ele da KGB )e da intriga politica e religiosa ( famoso por cá, entre os seguidores do velho estilo Salazarento, mas completamente ignorado lá fora)ao qual (alguns jornais de direita) conferem reverência e importância. Mas cuja croniqueta(quando lida e analisada com olhos de ler), não passa disso mesmo: de umas quantas palavras, odiosas e azedas, promovidas a lições de sapiência moral, política e dos bons costumes, pelas forças mais conservadoras. Como que arvorado de cátedra a fiel espelho de algumas das mais odiosas e recalcadas frustrações.














José Saramago - o homem em quem os anos não atrofiam a mente mas a tornam ainda mais profunda e esclarecida - Não é qualquer um ( com a sua idade) que tem a coragem - e com tão claros fundamentos - de apontar o dedo na grande ferida, ainda aberta e por cicatrizar, que é a Bíblia Sagrada. Uma das heranças milenares mais retrógradas da repressão religiosa à lucidez humana.

Através da Internet soube, ainda, que, o dito guardião do templo, subscreveu, na revista Visão, um texto, com os mesmos disparates, contra o escritor José Saramago - Mas vamos ao que diz no jornal Público, que é praticamente a cópia fiel da mesma propaganda sacrista e clerical - na sua ofensiva anti laica e dos livres-pensadores -Diz o dito Vasco, no Público, de hoje : “O problema com o furor que provocaram os comentários de Saramago sobre a Bíblia (mais precisamente sobre o Antigo Testamento) é que não devia ter existido furor algum. Saramago não disse mais do que se dizia nas folhas anticlericais do século XIX ou nas tabernas republicanas no tempo de Afonso Costa. São ideias de trolha ou de tipógrafo semianalfabeto, zangado com os padres por razões de política e de inveja. Já não vêm a propósito” - Veja-se até onde vai o estilo buçal e desbragado deste azedo e frustrado colunista - Será que as consciências, mais lúcidas e esclarecidas, que compram o Público, ou mesmo que leiam a Bíblia, vão mesmo tomar a sério tais baboseiras? - Obviamente que só as mentes da burguesia mais estúpida e racionária é que deverão dar-lhe alguma visibilidade e importância.


domingo, 18 de outubro de 2009

ESQUADRA DO BAIRRO ALTO - VIATURAS INCENDIADAS - EPISÓDIO PREVISÍVEL!… MAIS UM VALENTE SUSTO NOS MORADORES - O PIOR PODERÁ NÃO FICAR POR ALI...

Uma vez mais o vandalismo andou às soltas pelas ruas do Bairro Alto e criou o pânico nas barbas da esquadra das Mercês - Duas viaturas da PSP foram incendiadas na Travessa André Valente - . Esta ocorrência não nos surpreende - Era mais do que previsível! A juntar a outros episódios, dir-se-ia que só faltava este - Se não era de uma maneira seria de outra. A referida artéria fica um pouco abaixo das traseiras da esquadra, esquinando com a Rua do Século, e é uma verdadeira rampa íngreme, sem as menores condições de segurança. Conforme as incendiaram, também lá poderiam colocar um engenho explosivo ou furar os pneus, com a maior das facilidades.

Destinar aquela artéria e aquele lugar para estacionamento das viaturas de uma esquadra, de costas voltadas para a mesma, mais do que uma imprudência, é uma loucura! - É não olhar ao interesse de bens públicos, não respeitar as vidas dos agentes que as utilizam e a tranquilidade dos moradores!... Não moramos na área mas conh
ecemos bem o local e outros problemas que lhe são inerentes. Esta ocorrência não nos surpreendeu minimamente - era mais do que previsível.

Para nós, que, desde algum tempo esta parte, temos vindo a inquirir moradores e abordar várias questões que se prendem com a presença da Esquadra do Bairro Alto - nomeadamente, no que diz respeito à perturbação que a mesma causa no edifício onde está instalada, de facto, depois de tudo o que vimos e ouvimos, observamos pessoalmente - e de que temos vindo a dar eco neste blog - o que ocorreu na noite passada, não nos causa a menor surpresa - Não por força de retaliação por parte de qualquer dos moradores - que não acreditamos que tenha existido, pese o facto de alguns se sentirem profundamente afectados pelo ambiente da referida esquadra -, mas por acção do vandalismo gratuito e inconsciente dos eventuais desordeiros alcoolizados que por ali não deixam de passar, nas horas mais mortas e quando os bares encerram e toca a debandada - Além de que, é inconcebível, que o parque de estacionamento fique situado fora das vistas da mesma e num local íngreme e extremamente isolado - Com mesmo à vontade que incendiaram as duas viaturas, também lá poderiam colocar um explosivo perigoso que dificilmente alguém repararia. E há que ponderar seriamente em tal ameaça, face ao recrudescimento do crime violento que vai dando sinais bem evidentes na nossa sociedade. Por outro lado, em dias de chuva, ao menor descuido ou folga de travão, é como que deslizar numa superfície de gelo ou oleada. O mais certo é irem parar ao fundo da rua. Situação demasiado séria para deixar de ser encarada de frente ou para que passe despercebida aos comandos policiais.

Nalguns países da Europa, viaturas incendiadas, são uma constante. E por cá, também nada disto já é inédito. Só que, por não terem tomado ainda as proporções e o carácter rotineiro do que sucede lá fora, sempre que ocorrem, além dos danos materiais, causam pânico e grande perturbação e alarme social.















OS MORADORES DA TRAVESSA ANDRÉ VALENTE NÃO SÃO CONTRA A EXISTÊNCIA DA ESQUADRA MAS CONSIDERAM QUE O ESTACIONAMENTO, ALI, OS PERTURBA

O último apontamento que fizemos para este blog sobre a referida esquadra (registando as opiniões de alguns moradores) decorreu precisamente na Travessa André Valente e no local onde as duas viaturas foram incendiadas. Vimos as imagens dos carros arder através das reportagens apresentadas pelas televisões e soubemos pelos jornais que um dos vizinhos, com que então falámos ( Armanda Pinto), “apanhou um enorme susto” e ficou com as janelas chamuscadas e vidros partidos. Mas é de calcular que o pior tenha sido realmente o susto! - É que, conforme então constatámos, os carros da policia estão ali mesmo estacionados à sua porta. E também provocam algum barulho quando chegam ou quando arrancam. Além disso, acabam por ocupar as duas ruas: estacionam naquela travessa e na das Mercês, à frente da Esquadra. E, na opinião daquela moradora, tal dupla ocupação, provoca alguns transtornos ao trânsito e a quem ali mora.

Perguntámos-lhe se alguma vez ali tinha tido algum problema com os policias, respondeu-nos que foi apenas uma vez com a sua filha: apitara, e, um agente (novato)que tinha acabado de estacionar
, quis autuá-la. Mas por fim lá a deixou em paz. Considera que o local ideal para a esquadra, teria sido no edifício onde se situa o parque dos automóveis, que fica no enfiamento da mesma rua. E, realmente, verifica-se ter toda a razão - Pois, se lá arranjassem espaço, nada disto teria ocorrido. Agora foram as viaturas incendiadas! - Oxalá não venha a acontecer algo ainda mais grave.Até pelo alarme que a situação provocou.


















PARA SE ERRADICAR O MAL DE RAIZ, TALVEZ FOSSE PREFERÍVEL PENSAR-SE NUMA ESQUADRA NOUTRO LOCAL - DISSEMO-lO NUM DOS NOSSOS TEXTOS ANTERIORES , MAS VOLTAMO-LO AQUI A REPETIR

À primeira vista, quem se dirija, da movimentada Rua da Atalaia e passe pela Travessa das Mercês, até à Rua do Século, é como se, inesperadamente, tivesse a sensação de sair de um ruidoso ambiente cosmopolita para entrar nas ruas desertas de uma pequena vila ou da pacatez de uma aldeia do interior. Aparentemente, esta é a impressão que se retém. Mas pode também ser muito efémera!.. É que, mesmo antes de entrar na Rua do Século, aquele que era o mais absoluto silêncio da noite, com que se deparava, pode ser quebrado de um instante para o outro pelo ambiente da esquadra, que ali situa.” “São os carros policias que ora podem partir ora podem chegar. Nas suas acções de patrulhamento e de combate ao crime. Mas também (como já referimos) pelos barulhos que ressaltam do ambiente interno e dos interrogatórios, que ecoam cá para fora. A travessa é estreita e os prédios, até quatro e cinco andares, não permitem que os sons se diluam ou desfaçam facilmente. Mesmo nas horas mais mortas, paira por ali como que a cratera de um qualquer misterioso vulcão! Que, tão depressa se acalma ou fica dormente, no mais fundo silêncio, como, de um instante para o outro, eclode enfurecido.”














UMA VEZ MAIS SÃO OS MORADORES QUEM MAIS SOFRE...

O QUE NASCE TORTO, TARDE OU NUNCA SE ENDIREITA…O PIOR É QUE O EDIFÍCIO ONDE SE SITUA A ESQUADRA ( NUMA ÁREA DE DOIS TERÇOS, NO 1º ANDAR, ACIMA DO SEU PISO) EXISTE UMA TIPOGRAFIA COM PRODUTOS ALTAMENTE INFAMÁVEIS) PODENDO VIR UM DIA A TRANSFORMAR-SE NUM VERDADEIRO BARRIL DE PÓLVORA!

Também já expusemos esta opinião - mas achamos oportuno que voltemos a expressá-la: - “O primeiro crime – de lesa património-religioso, foi de transformarem uma das mais antigas igrejas do Bairro Alto (que resistiu ao terramoto) numa esquadra: num lugar de repressão policial! O segundo foi o de fazerem do mesmo edifício, uma espécie de enorme drogaria, onde cabe tudo: a barulheira de uma esquadra; área de residência a pacíficos moradores que desejavam ir ali encontrar o sossego, mas que foram logrados; oficinas tipográficas com materiais tóxicos e inflamáveis, lojas de quinquilharias, e, a revesti-lo no alto da sua ilusória imponência, uma placa de cimento, armado, onde poderosas antenas parecem estar a comunicar com a extra-terrestres. - Depois de tão bravata agressão, salvem-se ao menos os moradores do suplício contínuo, que lhes rouba o sono e lhes tira anos de vida e transfira-se o dito “esquadrão policial” para local apropriado. Ressarcindo-se, assim, do abaixo-assinado (do inconcebível impropério - embora já quase esquecido – mas ainda actualíssimo) que, na estreita visão burguesa, justificava toda a gritaria e agressões barulhentas, como “próprias" dizia então o Comando Policial - "da actividade de uma esquadra”.

Não pretendemos fazer deste assunto qualquer tipo de folhetim - já o dissemos voltamos a repeti-lo; até porque nada nos move contra a presença desta ou qualquer outra esquadra: pois achamos que a sua presença é imprescindível para a segurança dos cidadãos, mas entendemos ter-lhe votado a nossa atenção, de forma muito especial, dada a importância suscitada das questões que aqui trouxemos - Foram vários os artigos que editamos; outros, porém, entretanto, reconhecendo que geraram alguma polémica e receando que não pudéssemos estar suficientemente informados, achamos prudentemente retirá-los e colocá-los em arquivo: - e é o que faremos a outros se chegarmos à mesma conclusão - Aqui ficam, no entanto, os endereços dos que ainda podem ser consultados.

http://o-polvo-da-noticia.blogspot.com/2009/07/bairro-alto-velhinho-da-minha.html

http://o-polvo-da-noticia.blogspot.com/2009/07/v.html

http://o-polvo-da-noticia.blogspot.com/2009/08/v.html

http://o-polvo-da-noticia.blogspot.com/2009/08/blog-post_3512.html

http://o-polvo-da-noticia.blogspot.com/2009/08/esquadra-do-bairro-altoouve-moradores.html

http://o-polvo-da-noticia.blogspot.com/2009/08/blog-post_18.html

http://o-polvo-da-noticia.blogspot.com/2009/09/bairro-alto-o-crime-da-travessa-das.html


sábado, 17 de outubro de 2009

LOURES - HERÂNI CILINDRADO! - O QUE ATRAI OS CRONISTAS DO CRIME E OS "DONOS DA BOLA " A PROMOVEREM-SE NAS TVS E A SALTAREM PARA OS PARTIDOS DA DIREITA





Veja-se o que se passa com os "donos da bola" nas televisões. A pretexto de defenderem o clube da sua cor, aproveitam-se mas é para terem visibilidade e promoção pessoal junto das suas cores partidárias. É simplesmente vergonhoso, tão descarado aproveitamento! - Até o crime não escapa aos ambiciosos - para através dele se promoverem!...



Recorde-se a posição do ex-inspector Gonçalo Amaral - que o caso Maddie catapultou do anonimato!... - Mal começou a dar nas vistas, não resistiu a querer candidatar-se por uma câmara algarvia pelo partido de que se dizia militante - Mas, ao que parece, ainda bem que houve algum bom-senso, entre as fileiras do PSD, em retirarem de imediato o tapete a tão despudorado pára-quedismo - Ainda se ao menos tivesse dado provas de alguma inteligência digna de nota?!... O pior é que fez um mau trabalho e, depois de ter sido afastado, o que tem feito é somente chamar a atenção do seu nome, promover-se e pavonear-se, fazer acusações infundadas e gratuitas, levantar poeira e gerar ainda mais confusão.

TVI - HERNÂNI CARVALHO - CRIME! - DISSE ELE - QUERIA SER PRESIDENTE DA CÂMARA DE LOURES - PELO PSD - MAS TEVE QUE SE CONTENTAR COM O LUGAR DE "PORTEIRO" - POUCO MAIS LHE RESTA!... OU VOLTAR DONDE SALTOU PARA LOGRAR MAIS UMAS BENESSES DE FAMA E DE FÁCIL PROTAGONISMO PARA SE SUBMETER A VOTOS DAQUI A UNS QUATRO ANOS...


















UM "MADURO" AMBICIOSO QUE NOS ANDOU A TENTAR CONVENCER QUE ERA UM SÉRIO JORNALISTA -MAS O QUE ELE QUERIA, AFINAL, ERA PROMOÇÃO E DAR NAS VISTAS PARA MAIS TARDE SE MOSTRAR SUPER-EMPROADO E SUPER-VEDETA EM CARTAZES NA RIBALTA POLITICA
PARA SUBIR MAIS UNS DEGRAUS E SATISFAZER A DESMEDIDA GULA DO SEU EGOCENTRISMO VAIDOSO - MAS SAIU-LHE O TIRO PELA CULATRA!... O ZÉ POVO JÁ OS TOPA! - ARMOU-SE EM FANFARRÃO E JUSTICEIRO; RECUSOU-SE A UM FRENTE A FRENTE COM A CANDIDATA VENCEDORA - JULGAVA QUE ERAM FAVAS CONTADAS E QUE TINHA A VITÓRIA NO PAPO! ... ENGANOU-SE REDONDAMENTE!... MAS SERÁ QUE, O ESPERTALHAÇO, DEPOIS DE DESMASCARADO, AINDA VOLTARÁ À TVI COM O MESMO PATUÁ E AS MESMAS CANTIGAS?... ARMADO EM JORNALISTA CONVICTO?!..

Veja-se a desfaçatez! - O despudor e o oportunismo!... Para quem o jornalismo parece ser mais um trampolim de que uma carreira, uma entrega, uma devoção ou um objectivo - Do homem que começou como paquete da RTP - sempre a subir! Sempre a trepar! Agora alcandorado ao estrelato! Qual mestre " Karamba" , no seu melhor alter ego, que tem sempre respostas para tudo na ponta da língua! - para dar lições a polícias, a pastores das igrejas, a políticos, a ladrões e conselhos a donas de casa e a meninos e a meninas!- Uma autêntica enciclopédia mediática e ao alcance de um simples clik no ecrã. ... No entanto, nunca se sabe muito bem onde (no douto sabichão) começa ou acaba o jornalista, isento, objectivo e rigoroso ou o entertainer das fofoquices brejeiras, das popularachas, do sensacionalismo barato e alarmante, a piada pimba, o ataque partidário - Um tal embrulho de promoção e visibilidade que o dito "Inspector do Crime" ou da "Intriga Social e Política", não podia desperdiçar ou deitar pró caixote do lixo, de ânimo leve, porque demasiado importante para trepar a mais uma escalada das suas vaidosas ambições, e vai daí de lançar-se em incursão autarca, encabeçando a lista dos sociais-democratas à Câmara de Loures!... Mas, é tal coisa, quando toca a sério, a esperteza saloia, só por si, não basta - Os munícipes não são parvos!... E, tal como era de esperar, uma tal sapiência, foi obviamente cilindrada; ficando muito àquem do tão avantajado crédito, de que tanto se gabava!...

Apenas meros exemplos do que a direita e os seus protagonistas se servem e são capazes para adquirirem visibilidade e deterem o controlo absoluto da comunicação social - em proveito pessoal e dos seus partidos, tanto nos canais públicos como nos privados.Mas dessa pouca vergonha não se fala!... Querem-nos vender a ideia de que tudo isso está acima de qualquer suspeita ou mácula!...

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

TVI - ERC - MOURA GUEDES: DE PREVERICADORA A HEROINA! ESPANHÓIS DA PRISA OS MAUS DA FITA - MAS OS OUTROS PATRÕES FAZEM OS QUE LHES APETECE


















De prevaricadora a heroína - estranho facto ou estranha bizarria! - Só talvez em Portugal é que era possível acontecerem coisas destas! - Há uns meses, em Maio, o Conselho Regulador
da ERC deliberou reprovar a actuação da TVI por desrespeito de normas ético-legais aplicáveis à actividade jornalística - Instando a TVI a cumprir de forma mais rigorosa o dever de rigor e isenção jornalísticas - Em causa estavam as constantes violações por parte do Jornal Nacional, produzido e apresentado por Manuela Moura Guedes - Esta senhora, não só fez ouvidos de mercador, como se insurgiu de forma agressiva ( no seu habitual estilo) contra a decisão da ERC.

Por outro lado, a Administração da TVI (com o poderoso Moniz ainda em pleno uso do seu livre arbítrio, acumulando cargos de Director-Geral e administrativos (como consultor de conteúdos) , nada se importou - Pelo contrário, em vez de fazer cumprir as referidas orientações da ERC, pôs-se ostensiva e deliberadamente ao lado da sua “Diva” , instando-a, publicamente, a prosseguir na senda da mesma leviandade . - Do Conselho de Redacção, nem uma voz, porque não existe - E se existia , estava esvaziado de poderes. Ali quem punha e dispunha era o marido de Manuela Moura Guedes.

Mas eis que a referida administração ( já sem a presença tutelar de Eduardo), embora tardiamente e não no momento mais oportuno - mas, antes tarde de que nunca! -, procura repor a legalidade: nomeadamente quando a mesma dita senhora - de regresso de férias - já anunciava através dos jornais a retoma das suas arrogantes investidas "É IMPENSÁVEL NUMA DEMOCRACIA QUE O GOVERNO SE RECUSE A IR A UM JORNAL - intitulava por essa altura - numa das suas páginas, o jornal do patrão da Sonae - Sempre pronto a dar coro ao casal Moniz /Guedes

Pois bastou esse procedimento sensato dos administradores da TVI para que uma onda de indignação (liderada sobretudo pela direita) viesse reprovar os responsáveis da estação televisiva, e até culpabilizando o governo, acusando-o de asfixia democrática! E a que - surpreendentemente - vem agora juntar-se uma decisão da ERC, reprovando e considerando ilegal a interferência da administração da TVI na suspensão do ‘Jornal Nacional de 6ª’, apresentado pela impoluta e intocável Manuela Moura Guedes. E a cujo desfecho se associa também a voz da paladina. Vociferando tratar-se de um “acto ilegal" e esperando que as emissões do programa sejam retomadas” - E agora quem é que, afinal, vai chamar à razão ou pôr na ordem os abusos e arrogância destes abutres inimputáveis?!...

Então a (ERC) Entidade Reguladora para a Comunicação Social condena o jornal Nacion
al ( de Moura Guedes) por desrespeito das normas ético-legais, instando a TVI a cumprir de forma mais rigorosa o dever de rigor e de isenção! - E depois não aceita que a sua decisão se cumpra?! - Então quem é que havia de a fazer cumprir? - Se o controlo e os desmandos eram ditados pela própria chefe de redacção(autora do programa) e com o total apoio do director-geral - seu Exmo marido?! - Onde é que estão os meios ( à margem da administração) para o cumprimento cabal e isento das decisões ou recomendações da ERC?!... Que poderes têm, afinal, os jornalistas na media capitalista - senão os veiculados ou os que lhes são ditados pelos seus agentes patronais?!... Que nem sequer lhes pedem satisfações para os porem no olho da rua, quando lhes apetece!...














Imagine-se o que aconteceria se fossem os espanhóis da PRISA a tão descarado aproveitamento politico-patronal na sua própria antena?!...

A SIC DE BALSEMÃO CONT
INUA A DITAR AS SUAS ORDENS E ATÉ A FAZER CAMPANHA PARTIDÁRIA AO ESTILO BERLUSCONI - ESTÁ-SE NAS TINTAS PARA A ERC - E A HERANÇA QUE A DIREITA DEIXOU NA RTP FOI O CONTROLO ABSOLUTO POR GENTE DA SUA CONFIANÇA POLITICA, QUE LÁ CONTINUA DE PEDRA E CAL, NUMA AUTÊNTICA SUCESSÃO MONÁRQUICA, A SELECCIONAR E ADMITIR QUEM MAIS LHES AGRADA

A anteceder a campanha para as legislativas, entendeu a Entidade Reguladora para a Comunicação Social - e entendeu muito bem - que os comentadores suspendessem as suas colaborações se se apresentassem como candidatos! - O objectivo era colocar no mesmo plano de igualdade os demais candidatos - Mas os patrões recusaram-se imediatamente a acatar tais orientações. E porquê? - Porque, de um modo geral, a esmagadora maioria dessa gente, são da sua confiança política.

Mas, já uns meses atrás, Francisco Pinto Balsemão, também se insurgia contra a nova lei do pluralismo na comunicação social, acusando o Governo de querer controlar a actividade televisiva e acabar com a auto-regulação ao dar "poderes excessivos à ERC". - Cavaco Silva esteve em sintonia com os seus amigos e vetou-a -pese o facto de ter sido aprovada por larga maioria parlamentar - exceptuando os partidos da direita.

Nos canais públicos de rádio e de televisão, o panorama não é melhor. A Administração da RTP (face à actual lei) não tem poderes para interferir na informação - Ou seja, o governo apenas tem que responder com os passivos ou activos das suas contas. Quem faz as admissões dos jornalistas, quem controla a informação, são precisamente os mesmos que Nuno Morais Sarmento escolheu e promoveu a dedo - através de uma "agência externa" , da sua cor política, obviamente, no polémico processo de fusão da rádio e TV. O mesmo cauteloso ministro que defendia “haver limites à independência” dos operadores públicos sob pena de ser adoptado “um modelo perverso” que exige responsabilidades a quem não toma as decisões. Pois - segundo o seu ponto de vista - “não são os jornalistas nem as administrações que vão responder perante os eleitores” pela informação ou pela programação da estação pública.

Por isso mesmo, quando a direita lá esteve, esta podia fazer o queria e lhe apetecia! - Mas, quando perdeu o poder, não perdeu o controlo da informação, porque deixou a “casa bem armadilhada e bem arrumada” - E agora quem é que vai ditar ordens à gente da sua confiança? - Sim, à monarquia que ali deixaram?... - Pois longe já vão os tempos em que as admissões eram repartidas pelos dois principais partidos - Cavaco Silva acabou com isso e passou admitir apenas os seus - O maior escândalo passou-se com a privatização da Rádio Comercial - Quem era do partido, mudou-se (mudaram-nos) de armas e bagagens para os canais que ficavam na posse do Estado. Os outros não tiveram essa sorte: esperou-os o despedimento colectivo e o desemprego.Vão lá ao novo edifício da actual RTP e vão ver quem foram os felizardos poupados à inqualificável expurga!...

Isto é apenas uma leve amostra(breves observações) do controlo absoluto que a direita detém na comunicação social - tanto nos canais públicos como privados.Mas dessa afronta não se fala!... Tudo o que essa gente faz, é sempre muito bem feito e muito democrático!...

ACTUALIZAÇÕES.
SJ condena despedimentos no Rádio Clube Português ..

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

SUBMARINOS - PAULO PORTAS O ALVO ABATER PELO TERRORISMO POLÍTICO-JUDICIAL LARANJA - SOMBRA DO LÍDER DO CDS INCOMODA A DIREITA AMARELA GANACIOSA





Dos Santanas e Barrosos, descalçam todos a bota- È gente fina - O Portas é que tem que levar com toda a carga em cima.Claro que não pomos a mãos por nenhum deles. Do que nos insurgimos é da hipocrisia laranja.
.PSD isola CDS no caso dos submarinos..Caso dos Submarinos - Foi preso mais um alemão.


NÃO SOU PARTIDÁRIO DE PAULO PORTAS - NADA TENHO A VER COM O SEU PARTIDO - MAS O FACTO DESTA SITUAÇÃO TER SIDO AGORA DESPOLETADA É QUE ME INTRIGA - NÃO ESTÁ EM CAUSA SE HÁ OU NÃO FUNDAMENTOS PARA A SUA INCRIMINAÇÃO OU CULPABILIZAÇÃO; MAS A COINCIDÊNCIA - PORQUÊ NESTA ALTURA?...

http://www.ionline.pt/conteudo/25447-marinho-pinto-considera-terrorismo-judicial-buscas-escritorios-advogados
Os comentários que editei neste blog, em 7 de Março último, sobre a JUSTIÇA E OS PARTIDOS, ajustam-se perfeitamente à situação que agora se repete: - Nessa altura, já os "bombos da festa" eram os socialistas-- Ficava-se com a impressão de que os socialistas estavam implicados de Norte a Sul do país. E também já se começava a falar do nome de Paulo Portas, acerca do Processo Portucel e a que se associava o de José Sócrates, arrolado como testemunha.

Nada tenho a ver com o partido de Portas. Mas não posso deixar de exprimir a minha preocupação por tão estranhas coincidências. Ninguém deve estar acima da lei. A justiça deve ter mão pesada no combate à corrupção e ao crime. Mas o preocupante é que a sindicalização e a politização do poder judicial afecte o seu normal funcionamento e gere incompreensíveis clivagens. - A sindicalização do poder judicial é algo incompreensível e absurdo em quem recusa o rótulo de funcionário público mas agita a lei constitucional que lhe confere absoluta independência.

Não há comunicado ou declaração pública em que não se afronte o poder político constituído - E, ao poder judicial, quem o responsabiliza?!.. Quem o pode criticar?! e com que consequências?!... Quem é que pode acreditar numa justiça tão fortemente contaminada pela luta partidária?!...É tal a neurose na sociedade actual - o desrespeito pelas instituições e seus valores - que já nem a Presidência da República, Cavaco Silva, com os seus sarilhos e afrontas institucionais, tem cura possível.

Não estou suficientemente informado para dizer se as investigações aos alegados desvios de milhões de euros, associados à compra de dois submarinos, efectuada pelo Estado português quando Paulo Portas era Ministro da Defesa, não tenham consistência e fundo de verdade. O que me perturba não é isso: porque, infelizmente, a corrupção é um fenómeno nacional e mundial. Mas as circunstâncias em que estes casos são divulgados junto da opinião pública.















A direita laranja infiltrou o veneno da sua influência em todos os sectores. E, Sócrates, tem sido um permanente alvo dessa conspiração. Se não é por via das pressões é por causa dos espiões. Se não é por não ter canudo é porque é homossexual e não é sério. Quem é credível e sério é Manuela Ferreira Leite: esta militante social-democrata é que é um exemplo de virtudes- Denegrir Sócrates e enaltecer a líder social-democrata! Tem sido esta a mensagem que se tem feito passar! Através de uma campanha encetada por jornais e TVs controladas pelos Balsemões, Monizes, Belmiros, a miltância laranja nos canais públicos de rádio e televisão e outros gurus da media capitalista e seus lacaios.

É tal a cegueira e ódio que os seus tentáculos já se estendem ao Palácio de Belém - Creio que esta seria a forma como o golpe estaria a ser urdido para que Cavaco Silva demitisse o chefe do Governo. Só que ( pelos vistos) calculou-se mal o "timing", houve acidentes de percurso e acabou por virar-se o feitiço contra o feiticeiro - E, agora, com Paulo Portas, o que é que se pretende atingir?!... Apurar responsabilidades ou queimá-lo politicamente? - Inclino-me mais para esta segunda hipótese - para o chamado terrorismo político-judicial! - Os correlegionários mores ou influentes do maior partido da direita, receando, porventura, que Portas possa subalternizar-lhe o papel na A.R., antecipam-se a desacreditá-lo e a destruí-lo!

O QUE ESCREVI EM MARÇO, VEIO REALMENTE A CONFIRMAR-SE


SERÁ QUE AGORA ALGUÉM QUEIRA MATAR DOIS COELHOS DE UMA CAJADADA?... E QUE O LÍDER DO CDS TAMBÉM SEJA MAIS UM ALVO A ABATER?!... - PELO FACTO DA SUA SOMBRA ESTAR A PERTURBAR A CAMPANHA DE ALGUÉM QUE APENAS TEM SIDO A SOMBRA DA SUA PRÓPRIA MÚMIA? - VEREMOS - MAS TAMBÉM NADA ME SURPREENDERIA QUE O "CÍRCULO DEL VENENO LA POLÍTICA" FOSSE MAIS UM FRASCO A ENTORNAR -"

Não ponho as minhas mãos no lume por Paulo Portas – Mas há que reconhecer que é um lutador e é inteligente. Que o seu êxito incomoda a direita laranja. Talvez ainda mais conservadora e racionária de que o próprio Portas

O líder dos centristas tem que se convencer que os seus maiores inimigos não são os partidos de esquerda - estes apenas são seus adversários. Não são eles que desejam que o CDS/PP desapareça. Pois entendem que o pluralismo faz parte dos regimes democráticos. Mas, sim, o partido com qual diz sentir maiores afinidades. Nessa área política é que paira a vontade para destruir o CDS/PP e os seus dirigentes. Especialmente, agora, com a fulgurante subida nos resultados das últimas eleições!

Pelos vistos, há quem tenha ficado incomodado e queira arrasar o dirigente centrista – Até porque, se a justificação era de que o caso, não rebentara antes ou durante o período eleitoral (para não interferir nessa campanha) a verdade é que foi trazido à rebalta no principio de uma outra disputa política não menos importante – a das eleições autárquicas.














ESTARÁ OU NÃO A SER INSTRUMENTALIZADA A JUSTIÇA? – VEJA-SE PARA AÍ A TINTA QUE JÁ CORRE POR CAUSA DA AVALIAÇÃO DO JUIZ RUI TEIXEIRA – É ACUSADO DE TER COMETIDO UM ERRO GROSSEIRO E A DIREITA QUER DESCULPAZILIZÁ-LO À VIVA FORÇA - APONTANDO, COMO ENTRAVE, OS SOCIALISTAS.

COMPRA DOS SUBMARINO - MAIS DO QUE TRAZER ÁGUA NO BICO, PARECE ENFARRUSCADO COM PÓLVORA NA VENTA!

Marinho Pinto, classificou, recentemente, de "terrorismo judicial" as buscas realizadas pelo Ministério Público a escritórios de advogados em Lisboa no âmbito da investigação sobre a aquisição de dois submarinos U-214 pelo Estado português.

"Disse que “ é absolutamente ilegal ir aos escritórios para procurar elementos para incriminar os clientes", disse António Marinho Pinto aos jornalistas, na sede da Ordem dos Advogados, acrescentando que estas acções das autoridades judiciais visam "apenas dar espectáculo e chamar a atenção para alguns protagonistas da Justiça".

"Isto é grave para o Estado de Direito, não vale tudo em matéria de investigação criminal. O que está a acontecer é próprio de um Estado inquisitorial e terrorista", frisou.

NA MADEIRA (GRAÇAS ADEUS) ESTÁ TUDO BEM E RECOMENDA-SE - PINTO PONTEIRO, QUANDO ALI SE DESLOCOU, REUNIU-SE COM OS MAGISTRADOS, ALMOÇOU COM O “BARÃO” DAS ILHAS E DEPOIS DISSE AOS JORNALISTAS QUE NÃO NOTOU DIFERENÇAS.

Nome de Durão Barroso envolvido no negócio dos submarinos ..Negócio das contrapartidas é um embuste Indícios de luvas em negócio de submarinos da Armada - RTP ......Cônsul honorário de Portugal terá estado envolvido..Horta e Costa suspeito no negócio dos submarinos

.