.
Edilberto Lima faz o que fazem na China, no Brasil e em muitos países do terceiro mundo: plagiam descaradamente sem escrúpulos, o trabalho criativo alheio - Misturam-lhes uns pozinhos de mostrada, de canela ou de açúcar , e aí estão a eles armados em figurões e a fazer um grande figuraço!
Ediberto Lima está de volta: a dar que falar com o livro e de regresso à televisão, como director artístico do canal Regiões TV, sediado no Porto. O arranque da nova programação está agendado para dia 21 de Setembro.
VEJA O QUE ANDA PARA AÍ ANUNCIAR O CRIADOR DO MACACO ADRIANO:.
"Big Show Circus, uma recriação de Big Show SIC –, desta feita com Ana Malhoa como apresentadora, um reality show e um programa musical acústico constituem algumas das apostas do responsável para integrar a oferta do canal. “A minha intenção ao assumir este desafio é ser mais uma alternativa no cabo para os telespectadores e descentralizar o serviço das TVs generalistas”, afirma, citado no mesmo documento" Ediberto Lima assume cargo na direcção do canal Regiões TV .
"Os meus programas espelham o povo. ''O Big Show Sic'' é o povo português" - “A minha intenção ao assumir este desafio é ser mais uma alternativa no cabo para os telespectadores e descentralizar o serviço das TVs generalistas
NÃO ESPELHAM O POVO NEM VÃO INOVAR COISA NENHUMA - SE ELE NÃO COPIOU O NOME (OU TALVEZ O FORMATO) DE UM PROGRAMA AMERICANO, HÁ PELO MENOS MUITAS SEMELHANÇAS.
BIG SHOW CIRCUS, RECRIAÇÃO DO BIG SHOW SIC ? OU DO:
..
OU SIMPLESMENTE DO big show-Circus ?! - (vídeo seguinte) - PLÁGIO DE MESTRE?!..COM NOVA ENVERNIZAGEM?!
.
Ediberto Lima, gaba-se de ter corrido Herman José do programa Big Show SIC, às costas do Macaco Adriano - programa, que, segundo ele, representava “a nata do povo português” - Até onde vai a gabarolice ou a miséria nacional nas televisões portuguesas, dirigidas à custa de "luminosas mentes" importadas e completamente desfasadas do que pode distrair mas também enriquecer a cultura e a alma do que é genuinamente português - O que nos mostram não passa de meros travestismos, de artificialidade, verdadeiras estupadas, grotescas frivolidades de humor vazio e balofo. De facto, Ediberto Lima, pode proclamar que fez escola nas televisões portuguesas, só que a sua escola, que nos importou, foi a da piroseira e do mau gosto.
(1)Considera Herman José – “um ícone do País”, mas não hesitou em humilhá-lo! – A lata dá para tudo: “Falo com ele normalmente, como com qualquer outra pessoa. Acho que é um ícone do país. É, não; foi. É um homem muito inteligente, fora das câmaras não é aquilo que todos vemos. Mas foi sempre mal assessorado, mal realizado. Infelizmente, caiu na ordinarice, e quando isso acontece perde a família portuguesa, que era quem lhe dava audiência. Começou a levar homem no programa, fodeu-se “ Imaginem a linguagem de quem não gosta da ordinarice!
BATAM PALMAS! – AÍ VEM ELE!! - O CRIADOR DO MACACO ADRIANO!!!!
FRANCISCO BALSEMÃO, DEU-LHE UMA VASSOURADA, MAS, BRASILEIRO, QUE SE PREZE, NUNCA SE PERDE: - É UM POUCO COMO A RAINHA SANTA ISABEL, ELA TRANSFORMAVA ROSAS EM CARCAÇAS; MAS O NATIVO DO PAIS DO FUTEBOL, FAZ DA DESGRAÇA A SUA ARMA MAIS AFORTUNADA
Os bons servos da TV-Pimba, nunca ficam a perder -Se caiem em desgraça num patrão, há logo outro que lhes deita a mão! E aí está ele com novo programa já anunciado e a prometer deslindar quem o traiu, quem o afastou da ribalta e fazer correr rios de tinta: o livro ainda não foi lançado mas já está dar que falar - pelo menos, não é por falta de promoção que se pode queixar.
(2) EDIBERTO LIMA, TEM RECEITA DO SUCESSO: Diz ele numa entrevista ao jornal I: “imagina o seguinte: está o Manel e a Maria a ver televisão. A Maria é aquela mulher gorda, barriguda e com bigode. Aí entra um manequim seminu. A Maria olha e pensa: "Hum, isto é que é homem e não esta merda que está aqui sentada ao meu lado." Mas o Manel diz: "Maria, as pipocas estão acabar." E ela, para não o contrariar o Manel, diz: "Vá, muda de canal." Chega à noite, vai brincar com o Manel pensando no modelo. Uma hipocrisia”
“Rapaz, eu sou descendente de português. Eu não sou holandês, conheço bem este povo, de raiz, convivo com ele; com o taxista, o feirante, o cigano do mercado. Não ando na alta esfera, conheço esse povo, principalmente as mulheres, cresci entre elas. Por isso é que eu faço sucesso, sei como funciona. Se não conhecesse, era um fracasso. Tem de saber entrar no íntimo das pessoas, buscar a essência para ser bem-sucedido” Ediberto Lima: O macaco Adriano destronou o Herman José
(4) EDIBERTO LIMA, QUER ENSINAR A FAZER DEUS E O DIABO NAS TVS
Entrevistado pelo Diário de Notícias, ele justificou o título afirmando que "reflecte bem a minha personalidade. Sou Deus e o Diabo da televisão pela minha bipolaridade profissional. Fora dos estúdios tenho um comportamento muito aberto e carinhoso. Mas, quando estou a gravar, exijo total atenção de pessoas. Não perdoe erros"
E esta! - "Em Portugal os directores de programas têm medo de errar. E a vida não pode ser assim. Se eu tivesse medo de ousar, estaria ainda no Brasil e na TV Globo. "
O problema é que há erros que jamais se podem sarar: Ediberto cometeu-os e dos graúdos - erros que deixaram sequelas ou vícios profundos, que dificilmente tão cedo vão desaparecer.
EDIBERTO LIMA SABE VENDER PROGRAMAS E TAMBÉM O SEU PRODUTO: - FOI VEDETA NUM DOS RECENTES PROGRAMAS DA RTP 2 - NO 5 PARA A MEIA-NOITE / RTP2 - RTP – Naquele que é uma das mais interessantes iniciativas, a nível de animação, da empresa pública - O homem cantou, dançou - Quis fazer passar-nos a ideia que é genial. Que o BIG SHOW SIC foi das melhores coisas que se fizeram até hoje. Que, o navio SIC, sem ele ao leme, se afundou - Ora, isso, nunca podia acontecer, porque ele deixou lá muitos pilotos formados pela mesma cartilha -
DIZ A PRODUÇÃO QUE . Foi um Big Show 5
.
Mas, antes dele, falou Luís Pereira de Sousa
Foi gostoso ouvir Luís Pereira de Sousa, com a simplicidade, a frontalidade e a sinceridade, que lhe tem sido sempre tão peculiares. Com uma voz única na Rádio, na Televisão e nos canais por cabo, que é sempre um prazer renovado escutar.
.
Luís Pereira de Sousa declarou ao 5 PARA A MEIA-NOITE / RTP2 - RTP que gostaria de voltar à televisão com um programa, dedicada aos Veleiros. E, porque não: sendo ele um velejador e sendo Portugal, um país com uma tradição marítima notável, de facto, é uma lacuna imperdoável - Tem plena justificação e audiência um programa dessa natureza. Esperemos que a sua ideia seja concretizada - Ele, que, pelos vistos, nem sempre tem sido justiçado e compreendido, por aqueles que se promovem à custa dos bastidores e do servilismo: e, agora, tanto a sua voz como de outras boas vozes, vão ser desprezadas, nos canais por cabo - História, Bio e Odisseia: vamos deixar de ouvir as melhores vozes, que eram uma mais valia e um maior enriquecimento na qualidade daqueles programas: o hispano-americano, Eduardo Zulueta, director- geral da Chello Multicanal –. Empresa distribuidora de televisão a cabo espanhola que pertence à Chello Media. Transmite canais da rede norte-americana AETN - Vão relegar o português para plano secundário, impor-nos o inglês, privilegiando a legendagem - E a obrigarem-nos a ouvir a publicidade em castelhano. Mais um dos atentados à cultura em Portugal.
SERÁ QUE UM MESTRE DO PIMBA VAI MUDAR SEU DIPLOMA E SEU HÁBITO?
Pessoalmente, não consigo ver um telejornal do principio ao fim, nem metade. Opto pelo canal euronews - O melhor canal de informação que temos no espaço europeu. Mas já se fala que este governo, quer que a RTP, abandone a sua participação -Miguel Relvas: RTP deve repensar contrato com Euronews
Se, Ediberto Lima, trouxer algo de novo ou de renovador, se lograr fazer sair da miséria em que o panorama televisivo português, se encontra, então que seja bem vindo. Mas não acredito que o faça, porque ele foi um dos principais introdutores da Escola Pimba. É um facto que a programação das televisões portuguesas está pelas ruas da amargura. Encharcam o ecrã com enxurradas de telenovelas, sobre telenovelas. E a informação é demasiado longa, exaustiva, intragável. Ediberto Lima também faz essa leitura. Mas a verdade é que, enquanto lá esteve, ele foi um dos maiores alimentadores da mesma sarjeta.
...
Embora ainda não tenha sido posto á venda, senão a partir do dia 11, com apresentação na FNAC do Colombo, ele e os amigos, já catalogaram seu livro - de didáctico e revolucionário: - escrito por um “ génio que a revolucionou os primórdios da televisão em movimento. Imperdível para estudantes, estagiários e profissionais da comunicação”. – E já bota conselho aos eventuais leitores
… "Caro leitor, estudantes de comunicação, estagiários, quero que vocês prestem muita atenção ao que irão ler a seguir e tirem as suas conclusões.
A televisão generalista Portuguesa, graças a repetitiva e massificadora insistência em colocar novelas no ar e jornais que não acabam nunca, passou a ser desinteressante; e com isso, o auditório fugiu para o cabo e a net. A minha experiência ao longo de quase 40 anos de carreira mostrou-me que programação é sinónimo de hábito – Só que ele vai dobrar a dose"
(1) Imagens extraias de - http://www.facebook.com/group.php?gid=146661245355611.
(2,3,4) de .http://bananapost.wordpress.com/.
Nenhum comentário:
Postar um comentário