quarta-feira, 13 de março de 2013

Cardeal Angelo Socola eleito Papa? - - A imprensa italiana fez charge com o cardeal brasileiro Odilo Sherer numa "partida a portas fechadas" a driblar a concorrência mas o jogo está viciado desde início: a equipa dos conservadores está em maioria e o árbitro Bertroni é demasiado manhoso




Fumo negro na manhã do segundo dia do Conclave




O cardeal brasileiro Otileo driblado - Dificilmente poderá ter   alguma chance. - A eleição de um papa é um jogo mas não é propriamente um jogo de futebol. Neste, além do talento dos artistas, dos intervenientes em campo aberto, também o árbitro pode ter um papel activo ou negativo no desfecho da contenda. 

No Vaticano o vencedor decide-se numa capela entre árbitros, a que chamam de cardeais. O problema, até nem é esse. Mas o facto de vestirem todas da mesma cor. Há os que, mentalmente, até  poderão querer envergar outra vestimenta; distanciar-se da manada, casar, ter filhos, serem homens normais; buscar outros tons, outros conceitos ou reformulações de dogmas ultrapassados, o pior é que não se é cardeal  por acaso. - Quem ascende a  tão alta distinção, é porque é um grande mestre na intriga e no fingimento. Só os que fingem é que logram ascender ao posto cardinalício e à distinção mais elevada. Todo aquele que quiser ser franco, disser o que verdadeiramente sente, o que pensa,  o que lhe vai na alma, que de vez em quando dá umas quecas ou leva no rabo (os pedófilos, esses, nem ao diabo se confessam), enfim, pretender dizer que o Rei vai nu e que a história do menino Jesus já se tornou menos aliciante às crinçinhas que o 
o maravilhoso magico de oz, pois não pode esperar outra coisa, senão passar a ser olhado com desconfiança pelo resto do bando.

Antigamente era atirado para a fogueira – Agora é simplesmente  posto à margem. Atacado, caluniado . Não se viu as bocas que mandaram o Bispo das forças armadas por dizer umas verdades que incomodam certas figuras bem pensantes?!... È o que vai suceder ao quem não faça o jogo manhoso de Tarciso Bertrone e da sua equipa.





Refere a media brasileira que os jornais italianos  dão vantagem a Dom Odilo Scherer , apontando-o como um dos favoritos como 'papável'. Tendo  o "Corriere della Sera", publicado em sua capa uma charge que mostra Dom Odilo driblando os outros cardeais com uma bola dentro do conclave – Claro que isto foi um gesto de simpatia para com o país do futebol. Pois toda a imprensa italiana deve saber que, quem manda no jogo e faz a arbitragem é o cardeal Bertroni – E o jogo é demasiado caseiro para deixar aos adversários  qualquer oportunidade - Bem bastou o tempo de espera com o João Paulo II e  com o Bento XVI - E vá lá que este teve a gentileza de promover  o sucessor e de sair da arena de bengala na mão mas pelas suas pernas, sem ter dado o trabalho de alguém lhe  encomendar o caixão.





Nenhum comentário:

Postar um comentário