domingo, 18 de abril de 2010

“MAIS MANSO” DIZ LOUÇÃ A SÓCRATES - BLOQUISTA NÃO EXPLICA É O PROBLEMA MAL RESOLVIDO DA SUA AGRESSIVIDADE PATOLÓGICA : PSICANALISE, EXPERIMENTE


















Louçã diz que comentário de Sócrates é «assunto arrumado ..

"Então o Eterno disse: - Porque você está com raiva? Porque anda carrancudo? Se você tivesse feito o que é certo, estaria sorrindo" (Gênesis, 4).

Vale a pena ponderar, antes de nos referirmos ao assunto em epígrafe. - Para os psicanalistas, “o comportamento agressivo nunca é normal. Se um acto agressivo ocorreu isoladamente, precisamos examinar o contexto em que ele aconteceu”. (..) Ao contrário do acto agressivo único, o comportamento agressivo é um conjunto de acções repetidas no decorrer do tempo e indica um sintoma de algum transtorno psiquiátrico”

Na perspectiva freudiana, agressividade, nas crianças, é a forma natural de chamar a atenção. E também sinónimo de falta de amor – Se a carência persistir na fase adulta, é que o problema é já mais grave e, então, o melhor é consultar um especialista ou procurar umas boas férias nas areais finas e escaldantes de um país tropical -- onde encontrará "bundas", como a do lado, algures no litoral do Brasil, que certamente lhe aliviarão alguns desses irreprimíveis impulsos (imagem pesquisa Net)

"A agressividade alia-se constantemente com outros sentimentos negativos e o principal deles é a inveja, devido à possibilidade da descarga da frustração e raiva. A inveja cria uma constante necessidade de fuga da situação dolorosa de se comparar e se sentir inferiorizado, partindo-se para o ataque" - referem especialistas, que afirmam ainda que " o rancor, a raiva ou o ódio dão uma falsa sensação de vitalidade para a pessoa com a meta da desforra, porém, cedo descobrirá que há muito se encontra putrefata em seu passado de tortura por algo que apenas encobre sua incapacidade para o novo".AGRESSIVIDADE(ANÁLISE PSICOLÓGICA.

MAS O QUE É QUE LEVARÁ, FRANCISCO LOUÇÃ, A REAGIR, SEMPRE COM O INCONTORNÁVEL AR DE OBSESSIVO CONTESTATÁRIO E DE AZEDO IMPERTINENTE, A JOSÉ SÓCRATES? -




..









Eu vejo que, de intervenção em intervenção o Sr. Primeiro-ministro vai ficando um pouco mais manso e vai tentando requalificar e justificar sempre sobre as suas próprias justificações– Era assim que, Francisco Louçã, curvado e meio soerguido, na bancada bloquista, na passada Sexta-feira, desfiava mais uma das suas habituais ferozes inventivas nos debates quinzenais com o chefe do Governo.

dizem os esperts da SIC "Manso é a tua tia ...

A câmara de televisão do Parlamento, nesse preciso momento, focava também ,José Sócrates. Vê-se que sorria e olhava de lado para um dos seus ministros, não se sabendo bem o que terá desabafado ou segredado. Mas, pelos vistos, não escapou ao olhar de coruja ou de lince Louçã, que terá visto ou perscrutado algo que o deixava incomodado – certamente que, se Sócrates, ficasse casmurra e não reagisse daquela maneira, com algum sorriso complacente (foi apenas o que descobrimos nas imagens),sim, que o líder bloquista, não teria acusado tão rapidamente o toque do arrogante impetuoso e ferido perdedor - Pois, tal expressão, não é fazer crítica, mas devaneio raivoso e cínico. Daí a tirada de igual acinte a que voltou a recorrer: “não baixe o nível porque não é assim que deve ser o debate na assembleia da republica



A SIC DE BALSEMÃO ESPECULA COM O CASO E JÁ ARRANJOU MATÉRIA PARA SE DIVERTIR COM OS SEUS GATOS FEDORENTOS – NO TEMPO DE DURÃO BARROSO, EXPULSOU-OS, AGORA ACARINHA-OS - VEIO DIZER AQUILO QUE NINGUÉM OUVIU A SÓCRATES - “MANSO É A TUA TIA, PÁ”


A TV DE BALSEMÃO, CERTAMENTE, ESTARIA À ESPERA DE QUE, COM ESSA TIRADA DE FALSO HUMOR, SÓCRATES VIESSE ALIMENTAR ALGUMA POLÉMICA, ENCOSTANDO-O A OUTROS DESABAFOS OU ATITUDES BIZARRAS, QUE, ATÉ, JÁ LEVARAM À DEMISSÃO DE UM MINISTRO – DAÍ QUE A RESTANTE MEDIA GULOSASSE A IMAGINAÇÃO BALSEMISTA E ATÉ DELA FIZESSE MANCHETE, TAL O PASQUIM TABLÓIDE, CORREIO DA MANHÃ. MAS , JÁ DEU BEM PARA VER, QUE, NÃO É POR AÍ - POR ESSAS E POR OUTRAS - QUE ENCOSTAM SÓCRATES À PAREDE!

Manso é a tua tia, pá!”, diz Sócrates a Louçã Conforme dissemos, as imagens não esclarecem absolutamente nada, porém, a SIC de Balsemão (sempre ao lado dos bloquistas, em conferir-lhe visibilidade e interessada em apoucar ou denegrir Sócrates) ou pôs-se adivinhar ou então fez a interpretação que a resposta realmente merecia: - de que "manso é a tua tia, pá", um caso que (segundo também já avançou a mesma televisão- é a tal coisa, sempre oportuna para ouvir todos os esbirros franciscanos), que, para o líder do BE, é "assunto encerrado". – Será, de facto, assunto encerrado?.

Não acreditamos nas boas intenções do sempre agastado Francisco: a estrutura física de Louçã (nada parecida com a imagem ao lado) - alta, magra, mas resistente e espessa, tés amarelada; perfil psicológico cerebral e bilioso - , parece ter na sua génese a natural propensão dos comportamentos azedos e quezilentos, obsessivos e ambiciosos, inflexíveis e vingativosLouçã, não gosta de José Sócrates, porque está convencido que ele é o maior dos maiores! - E, então, depois da banhada que lhe deu no tal célebre frente a frente para as legislativas, a partir daí, ficou pior de que uma barata: e não perde oportunidade para verberar a sua veia arrogante, vingativa e estalinista - Que não pense que as pessoas atentas (e esclarecidas) são parvas e que vão todas na conversa do seu pretenso esquerdismo.

A culpa da sua ascensão é da importância e tempo de antena e das falsas sondagens com que a direita o promove. Pois sabe que tem ali um aliado certo para derrubar os socialistas - Lá vai fazendo uns acordos pontuais à sua revelia, pois, o Bloco de Esquerda, não foi criado senão para atacar o PS e dividir ou tramar os comunistas(que tem passado e ideário), em favor de um caudilho, que lidera uma autêntica manta de retalhos, que sabe que tenderá a desfazer-se quando voltar ao poder e a ser reduzida à sua insignificância

UMA ESQUERDA COM MAIS TRAÇOS COMUNS À DIREITA - DESILUDAM-SE AQUELES QUE PENSEM QUE É NO BLOCO QUE ESTÁ A NATA DOS IDEAIS DE ESQUERDA E A MOLA REAL CAPAZ DE NOS SALVAR DA AVIDEZ DE UM GOVERNO, SEM PONTOS DE REFERÊNCIA SOCIAIS E INTEIRAMENTE DESTINADO A SATISFAZER O APETITE LIBERAL.

Estamos tramados com uma extrema-esquerda bloquista, que, não raro, tem mais pontos comuns com a extrema direita de que com o ideário que apregoa. - Pois é bem verdade: os extremos tocam-se. E, tal comportamento ou demagogia, mais tarde ou mais cedo, acabará por ter um tributo, demasiado caro, para a defesa dos valores da própria democracia - da salvaguarda da Justiça social, dos direitos, liberdades e garantias do Povo. A direita aplaude-o porque, salvo casos pontuais, faz-lhe o jogo.

O POLÍTICO E HISTORIADOR,. FRANCISCO LOUÇÃ, TEM UM CURRÍCULO DE ANTI-FASCISTA QUE NÃO O ENVERGONHA - PORÉM, A AVALIAR POR ESTES SINAIS DE AGRESSIVA E PERSECUTÓRIA ESQUIZOFRENIA, UM DIA, AINDA ACABARÁ POR COMPLETAR O MESMO CICLO DE PACHECO PEREIRA, DE ZITA SEABRA OU DE UM PINA MOURA - ESTE CAMALEÃO AINDA SERÁ PS? - SÃO OS PIORES.

HÁ QUEM TENHA DEIXADO AS HOSTES COMUNISTAS E FAÇA AGORA UMA CURTA PARAGEM PELOS BLOQUISTAS, MAS NÃO TARDARÁ QUE ASSENTEM ARRIAIS DEFINITIVOS – NUM DOS PARTIDO DA DIREITA


Não nos admiraria nada que, mais tarde, Francisco Louça, tome a mesma inversão que Zita Seabra: ou antes, nem é preciso tanto: basta olhar à sua direita(pois à sua esquerda está o PS e já se viu que não é este o partido que lhes interessa), pelo que só deverá abrir os braços e sorrir. Aliás, como já têm feito muitas vezes. - Também existem casos no PS - Pina Moura, é emblemático

MÁRIO SOARES TEM RAZÃO QUANDO AFIRMA - QUE FOI A LUTA DOS RADICALISMOS DE ESQUERDA QUE LEVOU HITLER AO PODER E A QUE, DEPOIS, METESSE TODA A ESQUERDA NOS CAMPOS DE EXTERMÍNIO

"Sabe o que levou o nazismo ao poder?" - respondia Mário Soares, à sua própria interrogação, numa entrevista ao jornal Público - "A revolta das pessoas e o desentendimento dos partidos de esquerda. A luta dos radicais de esquerda, convencidos de que quanto pior, melhor. Uma teoria terrível: levou os sociais-democratas e os comunistas alemães a morrer, lado a lado, nos mesmos campos de concentração. Há lições da História que não devemos esquecer

Não vejo razões para essa luta feroz entre os partidos continuar. Todos têm culpas no cartório. São comportamentos vazios de conteúdo, artificiais. Os nossos líderes – todos -, para se imporem e serem respeitados pelo eleitorado, têm de mudar. Ser mais flexíveis, tolerantes e menos dogmáticos. Ninguém – nenhum partido - , por si só, é o exclusivo detentor da verdade ou do patriotismo. Têm que se entender e respeitar mutuamente. A democracia vive da alternância. E durante as crises – mormente tão graves como a actual – os partidos políticos devem fazer um esforço de entendimento. É o que desejam os eleitores. E são os meus votos muitos sinceros.
" Mário Soares, emPúblico - A Europa tem que ajudar Obama

FRANCISCO LOUÇÃ - O ARCANJO ENVIADO DE ALGUM MUNDO DESCONHECIDO PARA SALVAR A HUMANIDADE

Francisco Louçã, se não fosse tão alto, dir-se-ia um gato assanhado - Assim, talvez se compare mais a uma girafa, sobretudo quando abre a boca e ri. Só que a girafa, quando arreganha a taxa, é para se coçar, morder, comer ou lamber - Não o faz senão por esses motivos. Louçã, abre a boca por tudo e por nada. Fazendo crer, do alto da sua impertinência e a quem o ouve, que só ele fala a verdade, tem sempre razão e nunca se engana. - O pior de tudo, é que ele, quando deita palavra, funciona com toda a sua artilharia pesada de expressão: abre a boca, franze a testa, arregala os olhos, gesticula e ri cinicamente. Não se lhe consegue um rasgo de diferença: está sempre arreliado. Talvez mais consigo próprio - com algum problema mal resolvido, que , por ventura, só encontre explicação na psicanálise freudiana.

Diz-se que esta patologia clínica, já está um bocado ultrapassada, mas também, já deu para ver , que, nesse capitulo, a personalidade de Louçã, não difere grandemente, com a idade.

Os anos tornam-lhe os traços faciais mais acentuados e o cabelo mais grisalho, e com maiores entradas, no entanto, quando se expressa, lá está a marca arreliada de Louça, proferindo acusações e sentenças avulsas à mistura com pitadas de vinagre e iscas de fel. - Não consegue ter um sorriso natural e sincero: a imagem é já de marca, como que pré-fabricada. Quem o ouvir através da rádio, mesmo não o vendo, já está a imaginar completamente o seu retrato – qual arcanjo herético, acusador e julgador ao estilo da Escola do Santo Ofício, vindo das brumas dos recuados tempos inquisicionais - Ou só os fascismos e nazismos são os únicos que ostentam a face agressiva e ditatorial e que poderão ser acusados de tais diabruras?

O JUSTICEIRO – DIZ O CARVALHADAS BLOG

“Parece que a política de Louça em assanhar-se contra os políticos escorrendo fel por todos os poros, fulminando os corruptos e protagonizando o papel do anjo exterminador, esbarra num pequeno pormenor. Os anjos vingadores não têm densidade material. Efectivamente não havendo matéria não há vícios. Mas Louçã e os seus esbirros são realidades materiais feitas de carne e osso. E quando a carne é fraca torna-se perigoso cuspir para o ar… A sua única salvação é Portugal ter uma criação própria de avestruzes auto consideradas intelectuais… .O CARVALHADAS: Louçã, o justiceiro...

"Há pessoas que lhe têm raiva no PS" - Portugal - DN..Não será o contrário? - Diz o DN, mais outro em socorro de Louçã?..Francisco Louçã: BE não vê escutas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário