sábado, 3 de abril de 2010

VALENÇA - DÊEM -ME UM SAP PARA A MINHA ALDEIA A MAIS DE 40 KM DO CONCELHO, IDA E VOLTA - PATRIOTAS DO PSD POR TRÁS DO AMOR A ESPANHA


Nós, do povo de uma remota aldeia da Beira Alta, também pagamos impostos: exigimos ao Ministério da Saúde, e a todas as horas do dia, um Serviço de Atendimento Permanente. O SAP, mais próximo, dista 22 Km. Até estamos ainda mais longe que de Valença Monção: andamos 44 quilómetros, para a frente e para trás, é inadmissível.E, se se for para o Alentejo ou Trás-os-Montes ou Alto Douro, talvez as gentes das aldeias ainda tenham que percorrer maiores distâncias, que num Alto Minho super-povoado.

No país mais rico do Mundo, só agora se fala de um Serviço Nacional de Saúde, num dos países mais pobres da Europa, exige-se que, além dos cuidados de saúde gratuitos, haja um SAP em cada porta. No fundo, é o que, um certo egoísmo e oportunismo querem - E, não faltam os manipuladores habituais das populações - Nesta caso, de Valença, os caciqueiros da direita - E a que não faltarão outros também da esquerda.
.
ELES QUEREM SER ESPANHÓIS - DEIXÁ-LOS SER

"Isto é inaceitável" - disse o porta-voz da Comissão de Utentes, ao Correio da Manhã, a um dos media comprometidos com a militância, também a ajudar à festa. Andamos 40 quilómetros para trás, para Monção, só para carimbarem um papel, para depois andarmos mais 50 para a frente, para Viana do Castelo” - Preferem ir a Espanha, argumentam: - Porque não? !Se os espanhóis, que andam com as contas do défice baixíssimo, em dia, os lá quiserem, aproveitem a generosidade!

Obviamente que tudo isto é demagogia e exagero. Diz Luís Moreira, no Aventar: “Os que manipulam a população vêm com os argumentos dos costume, ter cuidados médicos ali à porta, dá segurança e comodidade. É mentira, como ficou completamente demonstrado no caso das maternidades. Uma parturiente, sem problemas até pode ter a criança em casa, mas se tiver problemas, se precisar mesmo de cuidados médicos, vai mesmo para um hospital onde estejam reunidos os meios, técnicos e humanos necessários. E esse meios não podem estar em todos os serviços, por muito que se minta"

"Aqui em Valença o problema é o mesmo, as pessoas estão convencidas que se tiverem um SAP à porta, encontram lá os meios técnicos e humanos para serem tratados. Isto é falso! Há uma componente psicológica importante, não nego isso, mas dizer mais do que isso é uma falsidade.”

.Centro de Saúde de Tui já está a tentar travar portuguesesManifestação de utentes bloqueou fronteira de Valença - JN..Valença:manifestação contra o encerramento do SAP..Bandeiras espanholas vão ser colocadas nas janelas de Valença .Valença: utentes colocam bandeiras de Espanha nas janelas ..País - Os habitantes de Valença decidiram colocar, nas varandas .Bandeiras espanholas em Valença contra fecho do SAP.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário