terça-feira, 21 de dezembro de 2010

BPN - BANCO DAS APLICAÇÕES DE CAVACO SILVA E DAS CAMPANHAS LARANJA, ENTALOU SÓCRATES - FIZERAM O PILHANÇO, AGORA QUEREM EXPLICAÇÕES DO GOVERNO

.




A direita laranja tirou o proveito e o governo de José Sócrates é que tem de aguentar com o desgaste - Sendo certo e sabido, que era um banco partidário, por que razão, não o deixou afundar? - Salvar, com dinheiro dos contribuintes, o garipanço dos falsários?! - Sem dúvida, uma monumental asneira.


É mais do que sabido, que o Banco Português de Negócios foi fundado pelos ministros da confiança de Cavaco Silva, com o propósito de financiar as campanhas partidárias laranja. A selecção do pessoal foi escolhida a dedo; dificilmente terá sido admitido algum funcionário que não fosse da militância. Os graúdos desfalcaram-no em milhões; fizeram as falcatruas e deram o cavanço. Fala-se apenas de Oliveira Costa, claro, esporadicamente, pois, a media controlada, não está interessada em alimentar folhetins. Quantos aos outros nomes, praticamente apenas tem-se referido o número, diz-se apenas que são uns quantos. Estão salvaguardados e, porventura, nenhum deles vai ficar entalado. Os advogados da confiança, estão actuar em pleno. E, como a justiça, já deu mais de que mostras de que não gosta deste governo, o mais certo, safarem-se todos e José Sócrates, ainda vir a ser acusado de criminoso, por haver tentado salvar o banco da falência. Mas isso é inevitável e,quando mais tempo deixa passar, só agravará ainda mais os custos.














CAVACO SILVA NEGOU APLICAÇÕES NA SLN A TÍTULO PESSOAL -

O Presidente Cavaco Silva negou ter tentado esconder os títulos da Sociedade Lusa de Negócios da sua "carteira" ou ter feito aplicações a título pessoal em acções daquela sociedade. O chefe de Estado esclareceu que o investimento nos "papéis" da SLN, antiga detentora do BPN, foi realizado por "um banco" a quem entregou as poupanças.” RTP 19:17 03 Junho '09

.
















ESQUEMAS EM ACÇÕES OU O QUE A COMUNICAÇÃO SOCIAL - POR DISTRACÇÃO(?) - NÃO QUIS NEM QUER DIZER?


Interrogações que ninguém ousou formular porque a politica que o ilustre PR e o seu séquito praticam é a de nunca perguntaram a origem dos seus lucros limitando – se a abrir a gaveta e a arrecadar.













A TÃO CONTROVERSA COMPRA DE ACÇÕES PELA FAMÍLIA CAVACO


Nem sempre o correio que chega por e-mail é lixo ou mera publicidade. Mais das vezes não o abro. E nem tenho tempo. Sobretudo quando tem origem desconhecida. É o caso mas entendo que vale a pena ler com atenção o conteúdo que tomo a liberdade de aqui transcrever na íntegra e sobre o qual recomendo a sua leitura e reflexão..

“Tenho umas perguntas a sugerir à nossa prestimosa comunicação social, que anda sempre com falta de assuntos e é muito distraída.
A quem é que Cavaco e a filha compraram, em 2001, 254 mil acções da SLN, grupo detentor do BPN?

O PR disse há tempos, em comunicado, que nunca tinha comprado nada ao BPN, mas «esqueceu-se» de mencionar a SLN, ou seja, o grupo que detinha o Banco.
Como as acções da SLN não eram transaccionadas na bolsa, a quem é que Cavaco as comprou?
À própria SLN?
A algum accionista?
Qual accionista? (Sobre este ponto, ver adiante.)
Outra pergunta que não me sai da cachimónia:
Como é que foi fixado o preço de 1 euro por acção?
Atiraram moeda ao ar?
Consultaram a bruxa?
Recorreram a alguma firma especializada?

Curiosamente, a transacção foi feita quando o BPN já cheirava a esturro, quando o Banco de Portugal já «andava em cima do BPN», ao ponto de Dias Loureiro (amigo dilecto de Cavaco e presidente do Congresso do PSD), ter ido, aliás desaconselhado por Oliveira e Costa, reclamar junto de António Marta, como este próprio afirmou e Oliveira e Costa confirmou.
Outra pergunta: - Cavaco pagou?
E se pagou, fê-lo por transferência bancária, por cheque ou em cash? É importante saber se há rasto disso.

Passaram dois anos.
Em carta de 2003 à SLN, Cavaco alegadamente «ordenou» a venda das suas acções, no que foi imitado pela filha. Da venda resultaram 72 mil contos de mais valias para ambos. Presumo que essas mais valias foram atempadamente declaradas ao fisco e que os respectivos impostos foram pagos. Tomo isso como certo, nem seria de esperar outra coisa.

Uma coisa me faz aqui comichão nas meninges. Cavaco não podia «ordenar» a venda das acções (como disse atrás, não transaccionáveis na bolsa), mas apenas dizer que lhe apetecia vendê-las, se calhasse aparecer algum comprador para elas. A liquidez dessas «poupanças» de Cavaco era, com efeito, praticamente nula. Mas não é que o comprador apareceu prontamente, milagrosamente, disposto a pagar 1 euro e 40 cêntimos de mais valia por cada acção detida pela família Cavaco, quando as acções nem cotação tinham no mercado.
E quem foi o benemérito comprador, quem foi?

Com muito gosto esclareço, foi uma empresa chamada SLN Valor, o maior accionista da SLN.
Cito o Expresso online:
«Cavaco Silva e a filha deram ordem de venda das suas acções, em cartas separadas endereçadas ao então presidente da administração da SLN, José Oliveira Costa. Este determinou que as 255.018 acções detidas por ambos fossem vendidas à SLN Valor, a maior accionista da SLN, na qual participam os maiores accionistas individuais desta empresa, entre os quais o próprio Oliveira Costa.»

Ou seja, Oliveira e Costa praticamente ofereceu de mão beijada 72 mil contos de mais-valias à família Cavaco. E se foi Oliveira e Costa também a fixar o preço inicial de compra por Cavaco, então a coisa é perfeitamente clara.
Que terá acontecido entre 2001 e 2003 para as acções de uma empresa que andava a ser importunada pelo Banco de Portugal terem «valorizado» 140 %?
Falta, neste ponto, esclarecer várias coisas, a primeira das quais já vem de trás:

1. a quem comprou Cavaco e a filha as acções?
2. terá sido à própria SLN Valor, que depois as recomprou?
3. porque decidiu Cavaco vendê-las? Não tendo elas cotação no mercado, Cavaco não podia a priori esperar realizar mais-valias.
4. terá tido algum palpite, vindo do interior do universo SLN, só amigos e correlegionários, para que vendesse, antes que a coisa fosse por água abaixo?
5. terá sido cheiro a esturro no nariz de Cavaco? Isso é que era bom saber!
6. porque quis a SLN Valor (re)comprar aquelas acções? Tinha poucas?
7. como fixou a SLN valor o preço de compra, com uma taxa de lucro bruto para o vendedor de 140% em dois anos, a lembrar as taxas praticadas pela banqueira do povo D. Branca?"

Estas as sugestões e as perguntas que nos foram colocados por e-mail (cujo autor desconhecemos) mas que julgamos pertinentes e que se destinam fundamentalmente à comunicação social ou a alguém que aqui nos queira esclarecer.

.Cavaco Silva beneficiou do BPN", diz João Semedo ..

.Debate entre Nobre e Francisco Lopes liderou audiências...Cavaco Silva domina intenções de voto e agenda da corrida presidencial..Francisco Lopes marca diferenças com Manuel Alegre ...Presidenciais 2011 - Alunos do Liberalismo....João César das Neves revela que não apoia candidatura de Cavaco.....Cavaco Silva reafirma que a pobreza é uma preocupação do mandato..Francisco Lopes acusa Cavaco de destruir tecido produtivo...As ameaças dos juízes.....Manuel Alegre promete vetar projectos do PSD e do Governo..Manuel Alegre assume-se como regulador e moderador político ..BPN Nacionalização evitou catástrofe do sistema financeiro..PN recebe 500 milhões com efeitos nas contas públicas.....José Sócrates rejeita integração do BPN na CGD....CDS quer saber se quem assumir BPN também assume «dívida...Manuel Alegre e Francisco Lopes unidos nas críticas a Cavaco...Alegre: alteração ao código laboral não resolve problemas do país....Ana Gomes apresenta queixa em Bruxelas sobre submarinos.....Cavaco assumirá "responsabilidades" se não houver "bom senso....Cavaco insinua veto à lei de financiamento do ensino particular...BPN: Lopes acusa Cavaco de "acordo estratégico" na nacionalização......PCP defende nacionalização efectiva do BPN......CDS vai interpelar Governo sobre pagamentos a gestores do BPN....Alegre assina compromisso com dirigentes sindicais da CGTP-IN e da UGT.....

Pedro Passos Coelho “cola” resultados de presidenciais a mudança...Ensino particular: CDS concorda com ameaça de veto de Cavaco....Cavaco Silva resiste a ataques de Francisco Lopes ...Cavaco Silva aumenta vantagem em relação a Manuel Alegre....Defensor Moura questiona carácter e isenção de Cavaco - Portugal - DN...No debate com Nobre, Manuel Alegre acusou Cavaco....Cavaco Silva aumenta vantagem em relação a Manuel Alegre....Salazar em Alegre - Expresso.pt...RTP BLOG: GRANDE ENTREVISTA - PRESIDENCIAIS 2011...Presidenciais. Cavaco e Alegre acreditam em segunda volta...Cavaco Silva afirma-se alvo de "campanha suja" a propósito do BPN.....Presidenciais: BPN promete monopolizar campanha eleitoral...CGTP apela ao voto e critica Cavaco Silva...Cavaco Silva critica Carlos César....Cavaco Silva recusar comentar crítica de Carlos César....Acções da SLN abrem guerra entre Cavaco e Manuel Alegre...Manuel Alegre vai estar hoje em pré-campanha na regiã.....BPN: Alegre desafia Cavaco a mostrar contrato de venda das acções...Privatização do BPN é assinada hoje...Privatização do BPN pode levar à redução de 600 trabalhadores .......BIC ganha concurso pela privatização do BPN - Economia - DN...Privatização do BPN sem "mínima ilegalidade...Maioria rejeita inquérito à privatização do BPN |....Portugal cinzento: Casos BPN, SLN, BPP...BPN: Duarte Pacheco é o relator da comissão de inquérito........Duarte Lima diz agora ter testemunhas que o inocentam... ......

Nenhum comentário:

Postar um comentário