domingo, 15 de março de 2009

A LUSA E O CONTROLE PELA CONTROLINVESTE - AFINAL, ONDE FICA A INDEPENDÊNCIA NUMA AGÊNCIA ONDE O ESTADO É ACIONISTA MAIORITÁRIO?!

«
«
Um administrador da Controlinveste – para Presidente da Lusa?! - Mas a que propósito?!...
«
Confesso que não percebo muito bem onde isto quer chegar - mas, tendo em conta o mesmo destino (e já pouso definitivo) para onde resvalaram os principais órgãos de comunicação social, em Portugal, julgo que não estarei longe de compreender até onde vai mais esta escalada - Melhor dizendo: os tentáculos das “Notícias do Polvo”. A nomeação é do governo – É realmente ao Governo que compete o papel da nomeação dos administradores das empresas públicas. Mas não seria a primeira nem a segunda vez que os socialistas dão tiros nos pés: ficam com a fama de aproveitamento partidário (vejam o que se passou na TVI) mas quem colhe os louros, está mais do que visto: é o capital e os seus tradicionais aliados – os partidos da direita.
«
Chama-se Afonso Camões, é ex-jornalista, nasceu em 1956. Desde 2005, era administrador não executivo da Lusa, representando os interesses do accionista Cintrolinveste) mas, com a saída de José Manuel Barroso, vai ser o “grande chefe” da Agência Lusa. Dizem que o seu percurso vem do PSD- do grupo dos amigos do Marcelo.
«
Não conheço a pessoa nem o passado deste nome, que a Tutela indicou para novo Presidente da principal agência de informação, onde o estado detém 50.14 do capital - Estando o restante distribuído (segundo diz o Público) pelo “grupo Controlinveste, de Joaquim Oliveira, detém outros 23,35 por cento e a Impresa (Sic e Expresso, entre outros), de Francisco Pinto Balsemão, é dona de 22,36 por cento do capital. Isto de acordo com os últimos dados disponíveis, que dizem respeito ao final de 2007. A sociedade NP-Notícias de Portugal, ligada aos primórdios da Lusa, tem ainda 2,72 por cento.”
«
SERÁ QUE PODEREMOS FICAR DESCANSADOS? – EM MATÉRIA DE MAIS UM DOS PRINCIPAIS ÓRGÃOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL. – EU HÁ MUITO PERDI A CONFIANÇA - ANUNCIAM-SE GREVES NO DIÁRIO DE NOTÍCIAS .

É CERTAMENTE MAIS UM GARROTE DOS PATRÕES A APERTAREM O CERCO AOS SEUS TRABALHADORES E A FAZEREM DELES SERVOS OU ESCRAVOS - UM DOS SEUS ADMINISTRADORES É NOMEADO PARA GERIR OS DESTINOS DA LUSA NOS PRÓXIMOS TRÊS ANOS! - QUE É ISTO SENÃO " A TIRANIA DA COMUNICAÇÃO"

« «
QUEM CONTROLA E BENEFICIA COM OS MEDIA, SÃO SEMPRE OS MESMOS: SEJA NO PRIVADO OU NO PÚBLICO: O CAPITAL E OS SEUS CORRELEGIONÁRIOS MAIS DIRECTOS
.
«
São de facto notícias que me deixam preocupado. Numa altura em que se anuncia uma greve de jornalistas no seio do Grupo Controlinveste: que detém o “Diário de Notícias", "Jornal de Notícias" e outros títulos. Sinal de que as coisas por ali não vão bem. Dizem que apenas 1/3 dos profissionais que lá trabalham, vão aderir à greve. E os outros 2/3, porque não o fazem?... Claro que não me custa a crer que, dos que não participam, sejam os tarefeiros (com vínculos precários) e aqueles que gozam da plena confiança da Administração!
«
Seja como for, a verdade é que não vêm dali bons exemplos. Fala-se da “intransigência assumida pela administração” em matéria de negociação da actualização salarial” Seja como for, a verdade é que emergem dali manifestações de alguma conflitualidade. E não estou a ver que, um representante da confiança da Administração da Controlinveste, onde o ambiente vai tão conturbado, e já não é de agora, possa dar-nos suficientes garantias de uma verdadeira independência na Agência Lusa.
«
NO GOVERNO TAMBÉM HÁ GENTE QUE NÃO DEVIA ESTAR LÁ – E, FORA DELE, TAMBÉM HÁ SOCIALISTAS QUE TRAEM OS IDEAIS E APENAS SÃO SOCIALISTAS DE NOME – PINA MOURA, JULGO QUE É O EXEMPLO MAIS EMBLEMÁTICO
«
Há já quem comece acusar Augusto Santos Silva, que tutela a Comunicação Social, de que é “ mais uma nomeação que não augura nada de bom, a censura veio mesmo para ficar e vai piorar. A liberdade de expressão, não tarda, foi uma miragem! “ Lê-se num dos comentários do Público online ao seu artigo - É o chorrilho habitual. Mas também não excluo a hipótese de haver ali alguém que queira vender a alma ao diabo ou associar-se com ele. O caso Pina Moura parece-me emblemático.
«
Claro que compete ao Governo a sua nomeação. Tal como compete ao Governo nomear outros administradores nas empresas públicas. Ou também nomear o Procurador-geral da República, sob proposta do PR. Mas isso não significa que, em todos os casos, sejam as pessoas que o Governo mais desejaria nomear.
«
No entanto, para mim, o comentário talvez mais esclarecedor, ou, pelo menos aquele que me poderá ajudar a fundamentar mais as minhas preocupações, é o de Mário Gomes, igualmente publicado na página online do Público, no seguimento da mesma notícia, e que, com a devida vénia, aqui transcrevo:
«
“Conheci Afonso Camões no início da sua carreira jornalística, há perto de 30 anos. Era muito esperto, ambicioso, e começou por subir primeiro no antigo «SEMANÁRIO». ligado aos jovens do PSD (Marcelo, etc),e depois a Eanes (também originário de Castelo Branco). Esteve em Macau, no tempo do Eanes como PR. Depois, seguiu uma carreira de gestor ligados aos media. Não sei se politicamente descaiu para o PS.É possível. A ambição é, nesse aspecto, muito má conselheira. Faço votos para que o seu lado ambicioso não esmague de vez o seu lado independente. Se ele ler isto, recordo-lhe um antigo chefe, o Mário Alexandre.”
«
A ver vamos. O tempo o dirá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário