sábado, 13 de março de 2010

CONGRESSO DO PSD - 2010 - MARQUES MENDES APELA AO FIM DO REGIME PARA O ASSALTO DOS PRIVADOS (AMIGALHAÇOS) AO QUE RESTA DO SECTOR PÚBLICO



Os barões do PSD, e o capitalismo que se revê nas políticas deste partido, estão ansiosos por se atirarem ao que resta do sector público, ainda não totalmente privatizado. Os lóbbies do liberalismo, instalados em Bruxelas, estão a forçar Sócrates para que faça aquilo que a direita avidamente deseja fazer mas sem custos políticos . É o que ressalta na sofisma das várias intervenções no congresso do PSD - Qualquer outra intervenção contrária, será pura demagogia.

Antes do Congresso, falou-se na ausência de Marques Mendes, mas verificou-se que não passara de especulação: ele ainda alimenta o desejo de regresso e sabe que o tempo até pode contar a seu favor: a sua presença, era incontornável: - o ex-lider do PSD, e homem forte numa empresa de telecomunicações electrónicas, com participações em altos contratos, no poder local e regional, na zona Norte do País, assessorada pelos escritórios de advogados de JPAB - José Pedro Aguiar-Branco &Associados, lá esteve para dar voz à ganância e avidez dos interesses dos grandes grupos económicos, que tem nas suas politicas e no seu envolvimento (partidário e empresarial), um dos seus elos fortes e ainda seu alto dignitário

Ele sabe, perfeitamente, com a experiência nestas andanças, desde os tempos em que militou nos governos de Cavaco, e da que tem tido do conselheiro-mestre e seu amigo, Alberto João, que o politico de sucesso é aquele que melhor sabe empregar as tácticas da raposa ou do falcão – Apanhar e comer as presas, se possível numa única dentada e com o menor esforço. Daí que tenha lançado o aviso, às hostes do seu partido, alertando-as para a necessidade de "não perderem tempo com querelas internas” – Diz ele que “cheira a fim do regime” mas apela a um PSD forte, coeso e unido, que não entre em aventuras precipitadas. Pois claro: o que o Sr. Dr. Mendes, quis dizer foi avisar os mais impacientes (aqueles que falam em moções de censura e querem que o Presidente Cavaco, lance já a bomba atómica, sobre o governo), avisando-os para refrearem um pouco mais os seus instintos. Para que esperem mais algum tempo, na expectativa de que o ultimato da União Europeia (forçado pela maioria do liberalismo selvagem), obrigue o PEC (que a direita, tanto critica, mas ajudou a passar), dê rédea solta aos directores da confiança laranja, que Sócrates não teve a coragem de chutar, em conjunto com os accionistas que controlam a maioria dos capitais da GALP Energia, EDP, PT, CTT, Caixa Geral de Depósitos, entre outras empresas públicas ou semi-públicas, a que procedam ao retalho e ao retoiço!

Só que, a gula é tal, que, as orientações que saírem deste congresso, vão mesmo no sentido de esmagar o governo socialista - De resto, essa é a estratégia para onde têm apontado os constantes ataques e a perseguição que lhe tem sido movido pelos media, inteiramente sob o controlo do capital, com a cumplicidade dos sectores judiciais, conotados com a direita ou que ficaram desagradados com as reformas de José Sócrates

ACABAR DE UMA VEZ POR TODAS COM A INTERVENÇÃO DO ESTADO NO SECTOR PÚBLICO E DAR AOS PRIVADOS ESSA RESPONSABILIDADE “

No fundo, foi aquilo que transpareceu da intervenção de Marques Mendes, como dos demais intervenientes: querem privatizar tudo: as empresas públicas e até a segurança social – dando às seguradoras a fatia do leão: o Estado que suporte com as despesas. Barroso e Santana, fizeram isso com os correios: são as juntas de freguesias e as câmaras municipais, que têm que suportar os encargos das estações onde os CTT não têm lucros. Querem que esvaziar o Estado do seu patrimónios e de todos os seus poderes: pretendem que a gestação da justiça, dos Tribunais, do Ensino, das Forças Armadas, passe igualmente para as mãos dos amigos. E que, admissão e avaliação dos servidores do Estado, em geral, incluindo os professores, seja feita através de agências externas, tal como fizeram na RTP/RDP, para fazerem as escolhas a seu belo prazer – Pobre deste país, quando cair nas mãos desses abutres: é que, depois, nem sequer o tutano dos ossos nos vão deixar para dar sabor a uma simples sopa.

QUEM MELHOR, ENTRE OS TRÊS: PAULO RANGEL, PASSOS COELHO OU AGUIAR BRANCO?...

Que venha o diabo escolha um deles - Passos Coelhos e Rangel, prefiguram o instinto mais conservador e raciocinário do PSD - Com eles, o liberal-capitalismo, pode abrir garrafas de champanhe e festejar antecipadamente a queda do que resta do Estado Previdência. Com Aguiar Branco, a imagem de uma burguesia , aparentemente culta, mas hipócrita e insaciável de açambarcar tudo quanto seja rentável no Estado. Nenhum deles nos permite acalentar a menor esperança para o futuro e a estabilidade do nosso país. Se estamos mal, com algum deles, um dia a governar-nos, bem piores ainda ficaríamos!

No entanto, acreditamos que, no PSD, dada a sua expressão partidária, até possua quadros competentes e capazes - não diremos de não prosseguirem com as politicas do liberalismo selvagem - mas pelo menos com algum sentido de Estado - Mas não ousam expor-se ou misturar-se com tais personagens sem escrúpulos!

- Paulo Rangel, é demagógico e consegue fazer passar o que diz - às bases do PSD - , embora a sua voz não ajude muito. Mas tem a seu favor a imagem de, com a sua barriguinha cheinha, que até gosta da sua pinginha e disparar uns alhos, se o ventre se afermenta e o cérebro se apoquenta, assemelhar-se ao homem comum, tipo zé-povinho-chico-esperto. Por isso, poderá provocar enormes fissuras nos barões do partido e vir a ser o substituto de Ferreira Leite.

Passos Coelho, há quem o compare a uma espécie de Obama no seu partido - grande heresia! Nem sequer aos calcanhares de José Sócrates - Cativa o eleitorado mais jovem do partido mas cultiva uma imagem, algo snobe, distanciada, imatura e altiva: não acreditamos que o povo laranja o eleja. E se o elegesse, não tardaria a ir de carroça. O PSD não é um eleitorado que aposte em grandes roturas. Está desejoso que um dos seus venha a assumir-se como uma espécie de D. Sebastião Cavaco, o desejado, porém, Passos Coelho, está longe de lhes incutir essa mítica figura, esse sonho ou mesmo um espírito reformador, sem sobressaltos - Pese o facto da imagem de Cavaco, estar já muito chamuscada e desvirtuada à que deixou nos anos 8o.

Quando, a Aguiar Branco, se o PSD, quer uma figura parecida a Cavaco, algo institucional e com ar de doutor, embora contraditório e mau orador, poderá inclinar-se para o nativo do Porto
- Mas será que os solistas vão tolerar mais um of said tipo Filipe Menezes? - É muito complicado que o sotaque nortenho jogue a seu favor - Em todo o caso, é nele que os grandes barões, desde Luís Marques Mendes, entre outros (nos quais exerce o seu controlo com a larga experiência e o poder de iminência parda numa poderosa associação ou cartel de advogados), apostam, todavia, a liderança laranja.
Mas não queremos sequer pensar mais no assunto para que o pesadelo, que aí vem, com "tusa de mijo" (que só vem gerar ainda mais estabilidade) ao menos seja adiado por mais uns dias!...

Siga o congresso do PSD ao minuto > Política > TVI24. O congresso do PSD em tempo real - Política - PUBLICO.PT. Congresso do PSD | Expresso - Expresso.pt. E o derrotado do congresso é... Aguiar-Branco...Congresso do PSD: siga em directo e comente | SIC.

2 comentários:

  1. Eu pensava ter sido a autora da ideia de chamar aos candidatos os 3 porquinhos da história, que tinha a bruxa má (MFL) e o Lobo mau (CS), mas afinal havia outro que só agora descobri nem sei como. Quanto ao pequenitates Marques Mendes está agora como buzinador na horribilis TVI 24 horas dando bitates com uma voz metálica que me incomoda bastante, apesar de só ter por lá passado ocasionalmente, mas já sei que posso ouvir aquelas perolas ás 5ªs feiras. Este reformado vitalicio ao abrigo da antiga lei - safou-se a tempo - é Administrador de uma data de Empresas do Joaquim Coimbra, o tal da SLN e do BPN. Espero que o Oliveira e Costa acabe de desmontar o que sabe sobre este tubarão de Tondela, que o MM mal saiu de Presidente foi ter com ele a comer da gamela. Este é que é o verdadeiro Polvo que o semanário SOL não desmonta pois não se pode saber a quem o Joaquim Coimbra vendeu a sua participação no mesmo. Só vimos as fotografias que a Cabrita levou ao Parlamento. Mas ninguem desmonta esta teia em que estes PSD estão enredados.

    ResponderExcluir