Artigo editado pelo “Sol” em Luanda desaparece misteriosamente na edição de Lisboa..
Nada dis





Angola Press - Política - Político português Manuel Alegre visita“Estou aqui com muita emoção, porque aqui se combateu, aqui morreram muitos militares angolanos e portugueses. Vejo com muita emoção uma escola aqui, num local em que antes foram travados duros combates”, explicou ao jornal de Angola.
O autor do poema “Nambuangongo meu amor”, que dá título a sua antologia de poemas de guerra, considera a sua visita a este município da província do Bengo como uma peregrinação pensando naqueles que aqui morreram, sublinhando que após a guerra nasceu uma Angola independente e um Portugal livre e democrático."

O CANAIS PÚBLICOS DA RTP ( RÁDIO E TELEVISÃO) TAMBÉM ESTÃO INTEIRAMENTE SOB O CONTROLO DA DIREITA - E NÃO VALE A PENA AQUI REPETIRMO-LO OU SEREM CONDENADOS PELA ERC - PORQUE ESSA GENTE ESTÁ LÁ, NÃO PARA FAZER INFORMAÇÃO MAS POLÍTICA - IGUALMENTE IGNORARAM A VISITA DE MANUEL ALEGRE A ANGOLA.


É um facto que os “media” em Portugal estão nas mãos da direita - diga-se PSD e igreja católica. Acho que não é novidade para os cidadãos mais atentos. Tal como também não será muito difícil depreender que, hoje em dia, alguém seja admitido nalguns dos órgãos da comunicação social, controlada pelos principais grupos económicos, que não passe pelo crivo da confiança desses partidos. Há realmente ainda bons jornalistas nas redacções que dificilmente aceitarão vender a alma ao diabo, mas, pelos vistos, para estes, vai sendo, cada vez mais, um trabalho árduo e heróico.
A direita, de vez em quando, berra, barafusta, mas não tem razão. Se há algum jornalista que não lhe apare o jogo, não é porque esteja a servir outro partido mas apenas porque quer fazer informação rigorosa e objectiva. Mas, a direita, antidemocrática, não gosta desse tipo de jornalismo e só não o esfola se não pode. Não lhe perdoa.
Durante os Governos de Mário Soares e de Constâncio, a admissão do pessoal era sensivelmente repartida pelo PS e PSD - Havia um acordo firmado entre estes dois maiores partidos para que as novas admissões fossem repartidas. Com as ascensão do cavaquismo, Soares Louro, então Presidente da RTP e da RDP, embora vindo das hostes socialistas, pôs termo a esse acordo. Até admito que fosse com boas intenções: de forma a que, nos critérios de admissão, apenas passasse a vigorar a competência e o mérito. O certo é que a realidade veio a revelar-se bem diferente.
Nos longos anos de cavaquismo e de Nogueira, poucos ou mesmo nenhuns ali foram admitidos que não fossem através da confiança desses governos. E, como as leis entretanto mudaram, aos socialistas, apenas tem cabido o papel da Administração.Mas a lei que o próprio PS aprovou, impede-a de interferir nos conteúdos informativos ou na selecção de jornalistas - Com os governos de Durão e Santana Lopes, então foi a machada final - Só lá ficou quem eles quiseram
O que se pode esperar quando directores da RTP , até tomam posições politico-partidárias e Morais Sarmento, fez o que fez? .

.Director da RTP contra lei do Governo - dn - DN E de gente escolhida por critérios de Sarmento -.. Morais Sarmento: modelo da RTP deve ser definido pelo Governo..Gabinete de comunicação não tem intenções conspirativas» - Comissão de Protecção de Dados multa RTP e Hay Grou: -.O Sitio do Sindicato dos Jornalistas......SOS RDP: E não há comissariado político...
Actualizações - agora negam tudo...Comissão de Ética.Face Oculta: Jornalista do 'Sol' deixa de ser assistente.Só com novo PGR se recupera a credibilidade da justiça"Rangel demarca-se de Passos e não sugere demissão do procurador....Face Oculta: Subdirector do Sol ouvido no Sócrates e Vara falavam em código ... Sol: «Sócrates e Vara falavam em código»..Face Oculta Sócrates e Vara falavam em código..Deliberação do Conselho Regulador sobre o "caso Sol"E
Nenhum comentário:
Postar um comentário