terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Acidente de Alfarelos - O que falhou?! - Administrações a engordar e belheteiras e controlo das estações a encerrar - Na Linha da Beira Alta a maioria das estações não têm nenhum funcionário -Duas explicações possíveis para o acidente de Alfarelos, diz o Público - Só!
















Quase nos apetece perguntar: abrande a marcha! É um pouco mais à frente que vai descarrilar!...Reabertura total da Linha de Cascais sem previsão

 

QUE FAZ UM AUTOMOBILISTA QUANDO A SUA VIATURA FICA AVARIADA NO MEIO DA ESTRADA E NÃO SE PODE DESVIAR? - COLOCA O INDISPENSÁVEL TRIÂNGULO DE AVISO - E QUE FEZ O MAQUINISTA DO COMBOIO REGIONAL? - ESPEROU PELO ACIDENTE

"O maquinista deste comboio contatou a CCO de Lisboa, informando do sucedido, e ficou a aguardar instruções sobre o procedimento a adoptar (recuar ao sinal ou prosseguir a marcha)" – Nem recuou  nem avançou: esperou que o Intercidades chocasse com as traseiras do Comboio Regional e se desse o acidente – Quem é responsável? – Lisboa que não lhe deu as instruções atempadas ou a estupidez do maquinista? 


UM PAIS DESCARRILADO - O QUE SE PASSA NA CP É O ESPELHO DE UM PAÍS À DERIVA(actualização)O descarrilamento de carruagens de dois comboios hoje na linha de Cascais, que está interrompida nos dois sentidos Descarrilamento de dois comboios não está relacionado....Circulação na Linha de Cascais "ainda sem previsão de normalização"...CP abre inquérito a descarrilamentos na linha de Cascais....Passageiros desde Oeiras informados de "problemas com o material".....
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QUEREM ARRANJAR PRETEXTO PARA PRIVATIZAR

Diz o jornal mercenário que o "choque entre dois comboios ocorrido na Linha do Norte, em Alfarelos, Soure, Coimbra, e que causou 21 feridos, terá sido provocado por uma falha no Controlo Automático de Velocidade (Convel) – sistema que tem como missão garantir o cumprimento da sinalização e da velocidade autorizada de circulação.Travão de segurança falhou»  Afinal só foram 11 feridos ligeiros



COMISSÃO NOMEADA PARA INSTAURAÇÃO DO INQUÉRITO, É CONSTITUÍDA POR DIRIGENTES PARTIDÁRIOS


GRAVÍSSIMAS FALHAS HUMANAS


Uma leitura atenta do badalado relatório permite concluir  - e já não somos nós também  a fazê-lo -  que a causa principal do choque dos comboios: o intercidades ( Lisboa Porto) com as traseiras do comboio regional, que se encontrava imobilizado na linha principal (no sentido sul/norte), não tem nada a ver com o estado da linha (com deslizamento) mas por falhas humanas

COMISSÃO DE INQUÉRITO COM BOYS DO PS E DO PSD - SEM QUALQUER CREDIBILIDADE - INQUÉRITO ELABORADO SOBRE O JOELHO PARA DESPISTAR OS ERROS HUMANOS - QUE OS HOUVE E GROSSEIROS -

Estão implícitos na relatório - E não é preciso ser especialista para  lá os descobrir  - Estão nas falhas humanas  gravíssimas -  Basta lâ-lo e puxar pelos pirolitos - de resto, também já houve quem extraísse a mesma ilação

Para calarem o principal partido da oposição foram chamar dois socialistas para se juntar a outros da sua confiança política da CP e da REFER Mandado fazer - em tempo recorde - para sacudir responsabilidades - Não houve  21 feridos, tal como chegou a ser notícia, mas, segundo o relatório, apenas 11 feridos ligeiros  e elevados prejuízos materiais - Foi um autêntico milagre , não ter sido um segundo Alcachafe - Se houvesse mortes, quem  se responsabilizava? - Houve elevados prejuízos elevados - 



AS ACTIVIDADES PARTIDÁRIAS DE DOIS DOS QUATRO TÉCNICOS DA COMISSÃO, ESTÃO REFERIDAS NA INTERNET  - A DOS OUTROS DOIS, NÃO CONSTAM MAS DEVERÃO SER DA CONFIANÇA POLÍTICA DE QUEM ORDENOU O INQUÉRITO -

Para apuramento de causas e responsabilidades relacionadas com o embate do comboio intercidades nº 529 na retaguarda do comboio Regional   Nº 4523 ao PK 197.782 da linha do Norte no dia 21 de Janeiro de 2013 foi nomeada a presente comissão de inquérito Eng. Arménio Manuel da Costa Casal da CP  Longo Curso,que preside Comissão Política Distrital ; Eng.Manuel Domingos Gordo Barata Caldeira, da Direção da Engenharia da CP;Dr. José Fernando de Oliveira Serrano da Direcção de Segurança da REFER AM Setembro - Câmara Municipal de Soure  Eng. Nuno Miguel Silvério Barrento da Direção de Gestão de Capacidades da REFER



O Governo foi buscar dois socialistas  - Claro,  face a tantos abusos e prepotências de Relvas e demais quadrilha de  malfeitores, quem é que agora ousa contrariar  os seus desígnios, de um governo que ameaça despedir 50 mil? E merecerá alguma confiança um relatório elaborado em velocidade de cruzeiro, senão a de vir desculpabilizar  um governo que persiste na degradação dos transportes ferroviários, desactivando estações, reduzindo mão de obra indispensável para engrossar o número e o bolo dos administradores? - De resto, é que vão  fazer nas Forças Armas e nos vários sectores da administração


ANALISARAM TUDO - MEDIRAM TUDO A PALMO E A OLHO:  E ENTÃO E NÃO HOUVE TEMPO PARA LANÇAR AVISOS AO COMBOIO QUE VINHA DE LISBOA? - AGORA PEDEM MAIS ESTUDOS


Constatando-se que o comboio não conseguiu ser imobilizado antes do sinal SI, e tendo em linha de conta  o depoimento do maquinista e as análises dos registos do CONVEL da locomotiva 5613, considera-se que as condições de aderência se encontrava degradadas

Face aos dados da marcha dos dois comboios, mencionados nos relatórios de análises dos registos, foram solicitados de análise dos registos do sistema CONVEL, conjugando-se os tempos dos diversos eventos e as correspondentes velocidades, foram suscitadas várias dúvidas (conjugação tempo/distância percorrida/velocidade) à Comissão de Inquérito pelo que foram pedidos esclarecimentos suplementares

 Não foi possível concluir o inadequado comportamento dos sistemas de frenagem dos comboios, pelo que será solicitada a análise aos registos de sistema SIBAS (sistema de diagnóstico) da locomotiva  5613

 Da análise visual da efectuada à locomotiva 5613 não foi possível comprovar a existência de lisos nos rodados, a existência de areia nos reservatórios dos areeiros  nem quaisquer outros aspetos ou-evidência que pudesse que pudessem contribuir para a clarificação e esclarecimento sucedido, pelo que será solicitado à Direçao  de Engenharia da CP uma peritagem e análise técnica à composição 529 e 4523, nomeadamente quanto ao estado dos rodados, sistema de freio, sistema de areeiros da locomotiva 5613 e outros. - 

O QUE FAZ UM AUTOMOBILISTA QUANDO A SUA VIATURA FICA AVARIADA NO MEIO DA ESTRADA E NÃO SE PODE DESVIAR? 


"O maquinista deste comboio contatou a CCO de Lisboa, informando do sucedido, e ficou a aguardar instruções sobre o procedimento a adoptar (recuar ao sinal ou prosseguir a marcha)" – Nem recuou  nem avançou: esperou que o Intercidades chocasse com as traseiras do Comboio Regional e se desse o acidente – Quem é responsável? – Lisboa que não lhe deu as instruções atempadas ou a estupidez do maquinista? 


Leia o relatório com atenção mas reflita - Comece a pensar no que faria se fosse maquinista e soubesse que vinha um comboio atrás e dispunha de tempo para fazer outras diligências - E não se consta que tenham sido feitas - O mais importante não foi questionado Não vá no que foi transmitido à imprensa  - Aliás, o mais importante ficou por dizer  Verá que as conclusões poderiam ser  bem diferentes das que foram propaladas[PDF] 

Este é um relatório preliminar, que será objeto de aprofundamento


UNS FELIZARDOS - INTOCÁVEIS - PROMOVEM AS GREVES PARA APRESSAR A DESGRAVAÇÃO E A PRISMATIZAÇÃO DA EMPRESA

Aos pilotos da TAP foram prometidas percentagens na privatização da empresa Pilotos da TAP têm direito a receber entre 10 a 20% em caso de ...
- E, com os demais transportes públicos, é a mesma coisa - Velhos sindicalistas promovem as greves para provocar o descontentamento público e facilitar a privatização dos troços mais rentáveis 

UNS PRIVILEGIADOS !  NÃO PAGAM MEDICAMENTOS E RECEBEM BAIXA POR  INTEIRO Estado. Carris, Metropolitano de Lisboa e STCP atribuem complementos de reforma para permitir que os ex-funcionários ganhem o mesmo que na sua última remuneração. Só a Carris paga estes complementos a mais de 4750 antigos trabalhadores  

Baixas pagas, remédios à borla, complementos de reforma, 30 dias de férias. Estas são algumas das regalias e benefícios ainda em vigor nos acordos de empresa no sector dos transportes. O Governo, através da tutela, fez um levantamento destas e de outras situações, tendo chegado a conclusões como a existência de trabalhadores de baixa que recebem como se estivessem ao serviço, assistência medicamentosa paga por inteiro ou viagens gratuitas para os funcionários da CR incluindo reformados e familiares. Só na Refer o custo com estas viagens ascende a quatro milhões de euros/ano. Está tudo num documento interno divulgado no dia em que os maquinistas da CP voltam a entrar em greve e em que os trabalhadores do metro de Lisboa param, alegando incumprimento do acordo de empresa no que respeita às horas extraordinárias.  

Trabalhadores dos transportes não pagam 


CP - JÁ LÁ VAI O TEMPO EM QUE ERA UMA EMPRESA: AGORA SÃO CINCO EMPRESAS A SACAR DOS COMBOIOS, INVADIDA POR BOYS

Antes da CP ter sido desmantelada em várias empresas, com várias administrações  havia mais pessoal e menos gestores - Agora, se o chefe de uma Estação quiser mudar uma lâmpada, tem de pedir a uma empresa para o fazer, pois não tem autonomia - O mesmo se passa com a manutenção das linhas - Quem comprar um bilhete, que tenha de viajar uma parte do percurso num comboio regional para apanhar o Intercidades, paga duas viagens, porque são empresas diferentes - Abandonaram-se estações em benéfico de chorudos tachos.

A tragédia podia ser bem mais grave, atendendo  ao estado em que ficaram as duas composições: entre o intercidades que seguia de Lisboa- Porto e o Regional em sentido contrário - A carruagem da frente do Regional salta sobre a máquina do Intercidades - Tudo isto como consequência dos cortes cegos  dos funcionários que mais falta fazem ao normal funcionamento dos comboios - Em contrapartida, engordam as administrações com boys do governo




Soubemos 
que esta estação abre às seis da manhã e encerra às 22 horas  - Ou seja,  é natural que, meia hora antes (sem com isto atribuir culpas directamente seja a quem for), sim, é natural que, quem ali estivesse de serviço, porventura já pensasse mais em arrumar a tralha de que no tráfego da linha. A verdade é que,  depois desta hora, e tratando-se de uma estação onde se cruzam duas linhas, e uma delas a mais movimentada, a linha do Norte, era suposto que houvesse vigilância pelo menos até à meia-noite - Mas o cenário é bem mais arriscado, na linha da Beira Alta - Excelentes edificios estão em estado de abandono e degradação: com vidros partidos, jardins por cuidar - A belheteira não funciona, só podendo tirar-se o bilhete a bordo do comboio. Mesmo a estação de Celorico da Beira, só durante algumas horas do dia é que tem um funcionário . Em Vila Franca das Naves, concelho de Trancoso, dos mais populosos da região, completamente às mocas, como, de resto, a maioria das estações. Depois não se estranhe que aconteçam acidentes - Por isso, quem devia responder pelas suas consequências é, em primeiro lugar,  a irresponsabilidade deste governo, cujo objectivo é desmantelar os serviços públicos para entregar os mais rentáveis à guloseima dos privados - É o que não tarda a acontecer com as linhas de Sintra e Cascais - Depois, o Estado que suporte os custos e os chorudos ordenados das administrações das linhas que só dão prejuízo.


A SIC fala de  21 feridos ligeiros- Dois comboios chocaram hoje junto à localidade de Granja do Ulmeiro (Alfarelos), no concelho de Soure. Para já, há a registar 21  feridos, sendo que nem todos necessitaram de ser assistidos  na urgência do hospital de Coimbra

 CM"O choque de um comboio Intercidades que seguia na direcção Lisboa-Porto com a traseira de um comboio regional que ia do Entroncamento para Coimbra provocou nesta noite 21 feridos ligeiros. Fonte da CP disse que duas carruagens do Intercidades descarrilaram e tombaram devido ao embate, em Granja do Ulmeiro, junto a AlfareloChoque de comboios faz feridos em Alfarelos -

 SÓ ESTAS EXPLICAÇÕES?

O PÚBLICO pode adiantar duas explicações plausíveis, embora, naturalmente, esteja ainda por decorrer o inquérito preliminar que poderá dar algumas pistas sobre o ocorrido.
Uma poderá ter sido uma avaria nos freios (travões) do Intercidades, associada à falta de aderência dos carris que se encontram húmidos por causa da chuva. A entrada da estação de Alfarelos no local do embate é feita em descida.


Outra hipótese poderá ter sido avaria no sistema de sinalização naquele troço de via, que já durante o fim-de-semana – e na sequência da intempérie que perturbou alguns circuitos de via –, esteve com alguns problemas, ao ponto de o tráfego ferroviário se ter processado com restrições.Duas explicações 

 

 


.Mecanismos de segurança deviam ter impedido o acidente...Governo ordenou inquérito a choque entre comboios....Linha do Norte condicionada na quarta-feira..........Grua que ajuda nos trabalhos de remoção caiu e atrasa trabalhos....Linha do Norte condicionada na quarta-feira....Mecanismos de segurança deviam ter impedido o acidente.....

 

4 comentários:

  1. É favor não fazer comentarios ignorantes sobre o que se passou como ser a descer ou carris umidos e falta de freios, e ainda ontem ouvi e vi a jornalista da RTP Informação a perguntar a alguêm se podiam os carris terem oleo ou se as catenárias funcionavam, ora oleo demais têm os carris e se não funcionasse a catenaria os comboios pura e simplesmente não circulavam visto que eram os dois eletricos, isto deve de ter sido falha na sinalização porque comforme foi o embate o INTER circulava em velocidade normal para aquele troço quase de certeza e mesmo que passase um sinal fechado o sistema frenava a composição e não foi o que aconteceu, mas outro cenário é possivel mas não o vou divulgar e espero pelo fim do inquérito. Mas peço que não lancem atoardas sem saber minimamente o que dizem e conhecer o caminho de ferro.

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  2. Santa Ignorância.. é difícil ver tanto disparate escrito de uma vez só num só local.... até o comentador LUIS (que pelo que escreve também de comboios nada sabe...) acha que são atoardas... Não tem razão o comentador LUIS.. Não são atoardas são disparates sem pés nem cabeça....

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    1. Aponte ao menos um disparate santíssimo anónimo que nem sequer tem a coragem de dizer se se chama António, Rabeiro João ou Fogareiro

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  3. Ena men... e escrever bem portuga é que era... belheteiras?

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