domingo, 1 de fevereiro de 2009

CASO FREEPORTE - SEGREDO DE ESTADO - SERÁ CAVACO SILVA A DAR A ESTUCADA FINAL A SÓCRATES?…


O Caso Freeporte é segredo do Estado - diz o Presidente da República - Pois é: já não é uma questão de justiça nem dos tribunais populares (de rua) mas um segredo que Cavaco tem bem guardado. Ele lá sabe quando é que o quer revelar e dar o "tiro" . Nesta vida nada surge por acaso... os acasos tem sempre a sua razão de ser. E, pelos vistos, até já são muitos os acasos para que alguém acredite que estas coisas ocorrem apenas por obra do espírito santo.
»»»
Para mim, Cavaco Silva, foi e continua a ser uma incógnita - Nunca consegui compreender muito bem a sua personalidade. Sempre me pareceu indecifrável. Com o devido respeito, mas, quando não sorri, mais me lembra um busto de uma estátua.
««
Como PM foi muito mau - Chegaram milhões e milhões dos fundos comunitários que foram entregues sem rei nem roque. Muita gente enriqueceu. Existem por esse país fora muitos "elefantes brancos", de obras faraónicas que ficaram ou por concluir, ao abandono ou pelos alicerces. Uma delas é uma barragem na Ribeira Teja - Vão lá e vejam o monstro que ali está. E porquê?...
«
Gastaram-se, ali, na altura, milhões de contos - E para quê se na dita ribeira apenas corre um fio de água no Inverno? - Mas eu julgo saber porquê: É que se tratava de um dos municípios laranjas: que ele então elegera como um dos mais exemplares de todo o país. A obra esteve a cargo de uma empresa do município: foram muitos dinheiros que entraram para os seus cofres. Só que, por outro lado, também acabaria por lhe dar uma enorme machadada ao desactivar um dos troços importantes da linha do Douro, impedindo o concelho (e a região) de se ligar por via-férrea a Espanha. Crasso erro e falta de visão do futuro - Fala-se agora na sua reconstrução: para isso, serão precisos desembolsar mais uns quantos milhões.
«
O seu reinado acabou( sem honra e sem glória) quando surgiu o semanário Independente que pôs a nu alguns escândalos. ( nos bons tempos daquele jornal) . Pois, até aí, teve praticamente todos os meios de comunicação social na mão - Nomeadamente, os públicos - que lhe eram da máxima fidelidade. Retirou-se quando deixou de ter a maioria absoluta - Remeteu-se a um certo silêncio - hibernou. E, por fim, desfeitos os muitos tabús que criara, voltou ao palco da política para se candidatar a PR - Ganhou as eleições por uma margem relativamente magra - Mas, pronto, ele é hoje realmente o Presidente de todos os Portugueses: só que, pelos vistos, jamais se desembaraçou dos seus tabus. Depois de um certo mutismo, com que tem caracterizado o relacionamento com o Governo, aí o temos com o chamado - "CASO FREEPORT - SEGREDO DE ESTADO" Com toda a CS (que o apoiou) à espera que lhe proporcione mais uma "caixa".

Pessoalmente não o admiro. Nada tem a ver com umas das figuras mais emblemáticas do PSD - Sá Carneiro! Além de uma saudade, é já um mito! Uma personalidade cativante e admirável! Cavaco é das tais pessoas que, certamente, só se desfaz da sua “máscara” junto dos que lhe são mais queridos - a sua família.

No entanto, o que eu posso deduzir, o que me não é difícil compreender, é que a direita ande desejosa de vingança, ande mortinha para que o PR (eleito pelas suas hostes) faça o mesmo a Sócrates, que Jorge Sampaio fez ao governo de Santana Lopes/Portas. Além de saldar uma vingança, seria também a forma de reabilitar a sua antiga governação e de o promover numa fase em que vai disputar a câmara lisboeta.

Até agora, muitas têm sido as pressões nesse sentido - Só que os pseudo-escândalos levantados pelos media (seus velhos aliados e que o apoiaram amplamente na campanha eleitoral), por mais tinta que tenham feito correr, não têm afectado Sócrates nas sondagens. Pelo contrário, está mais que provado que essa via é contra-natura e não produz resultados imediatos
.

No entanto, de uma coisa se terão dado já conta os patrões dos “media” : é que o valor mercantilista da informação nada tem a ver com a verdade dos factos mas com a subida das tiragens ou o índice de audiências. E creio que é sobretudo isso o que lhes interessa.

Por isso, e no Caso Freeport, até acredito que andem todos muito contentes. Para as televisões e jornais (de direita) é mais uma mina. Que vai ser disputada até à medula, até à exaustão, tal como tem acontecido noutros casos. Além de que, pelos vistos, estão escudados por quem lhes oferece as informações - Fala-se de inquéritos sobre a violação do segredo de justiça - Mas isso não passa de balela. De resto, a Procuradora que tem o Processo Freeport já desculpabilizou as fontes: disse que o mesmo passa por muitas mãos. Está tudo dito. Aliás, o que faltava dizer foi afirmado publicamente pela dita Senhora. Não será talvez por acaso que o DN lhe fez já um grande elogio. O quê?! ...Ela foi às TVs para esclarecer ou para lançar ainda mais dúvidas e dar mais destaque ao caso? - Não é preciso ser muito inteligente para perceber onde é que isto quer chegar... Tudo isto me cheira a esturro... Segredo de Justiça?!... Alguém ainda acredita nessa história. Os adversários de Sócrates são parcos nas palavras. Ê palavras para quê? Se a máquina degastadora ou trituradora está em marcha! -

Em Espanha, a direita, como estava a ver que não conseguia afastar, Filipe Gonçalves, através dos votos, teve que inventar uma tramóia. A história, de tão macabra nos media, até passou a ser um dos temas citados em vários manuais da CS. Será que Sócrates vai sucumbir? - Por ele próprio, não acredito. Só por motivo de saúde. Pois Sócrates já demonstrou que a sua têmpera não é dos que se deixam facilmente vencer à insídia. Tem, pois, a palavra Cavaco Silva. Mas será que ele está disposto arriscar?!

É que se o fizer - e em tempo de crise - perde ele, perde o país e perdemos todos. Não acredito que Ferreira Leite ganhe as eleições. Sócrates dificilmente desistiria e, embora não podendo ganhar a maioria, iríamos ter tempos atribulados.

Mas, como dei a entender no início deste meu texto: Cavaco é, para mim, um enigma. Por isso, adivinhar o que vai na alma ou na cabeça deste género de personalidades, nem recorrendo à bruxa. São demasiado racionalistas. As decisões são muito pensadas e as suas estratégias delineadas com muita antecedência. E delas não se desviam nem um milímetro.

Mas não vou dizer mais nada sobre a pergunta que levantei - até porque tudo isto me soa a algo inquietante. Inquieta-me a pergunta sem resposta mas inquieta-me também a sociedade em que vivemos. Onde só não vale tirar olhos. Perturba-me a desconfiança que paira na Justiça -e por culpa dos seus próprios intervenientes, que até já não resistem ao mediatismo. Que parecem pugnar mais por interesses corporativistas do que pelo cumprimento das leis. Veja-se o que o sucedeu ao advogado de Leonor Cipriano: simplesmente expulso do tribunal - E quem era a parte contrária?!... o Ex-Inspector da PJ Gonçalo Amaral - Candidato Independente à Câmara Municipal de Olhão, apoiado pelo PSD.
««
Pelo que vejo, hoje já ninguém pode estar suficientemente seguro. E creio que, quando a direita tomar conta do poder, ainda vai ser pior - Por exemplo, este meu blogue já esteve bloqueado várias horas. Quando pretendia aceder a ele, estava bloqueado e a negro, e os outros, embora possíveis de consultar, estavam igualmente bloqueados. E porquê? Porque se calhar me atrevo a falar desta gente.
«
São assim estes tempos de crise - Tempos de vazio de ideais, de valores mas bem recheados de problemas económicos e sociais.

MESMO ASSIM, VALE A PENA ESTAR ATENTO E SEGUIR COM ATENÇÃO O PRINCIPAL INQUILINO DO PALÁCIO DE BELÉM

Página Oficial da Presidência da República Portuguesa


Nenhum comentário:

Postar um comentário