sábado, 6 de novembro de 2010

JORGE LACÃO E A FUSÃO DA RTP À LUSA: ENTÃO NÃO SABE QUE A DIREITA SÓ SE CONFORMA COM A PRIVATIZAÇÃO: AÍ ESTÁ O SERVILISMO DA MILITÂNCIA EM MARCHA.


Caía o Carmo e a Trindade - está-se mesmo a ver: mas o que é que Jorge Lacão foi dizer? Não sabe que, a direita não está interessada em salvar a RTP? O que o PSD pretende é a sua privatização por tuta e meia! - E também completar a da Lusa - Pois já não é totalmente do EstadoPassos Coelho defende privatização das empresas de comunicação.

Obviamente, que as declarações de Jorge Lacão, caíram mal; quer no principal partido de oposição (a dos outros, vão por arrasto, como vem acontecendo noutras matérias)quer no seio da própria Agência Lusa. Lacão não é Luís Delgado , logo não está autorizado ou mandatado a tão pouco pretender lançar a discussão..... Já era de prever que a amigalhada de Luís Delgado, não ia gostar.Trabalhadores da Lusa questionam fusão com RTP -....

.

O ministro dos Assuntos Parlamentares admitiu durante a audiência conjunta perante a Comissão de Ética e a Comissão de Orçamento e Finanças que o Governo tem em estudo "soluções de agregação" entre a RTP e a Lusa que possam garantir "racionalidade e economia de custos". Jorge Lacão deixou ainda uma nota sobre a tranquilidade que transmite a forma como têm sido geridas as duas empresas. Governo abre as portas à fusão da agência Lusa com a RTP- Pois é: mas não é isso que a direita quer; está interessada no bolo todinho!

MAL CHEGOU, CORREU LOGO COM 60 - MAS QUEM É QUE PODE MEXER NO CASTELO HERDADO POR LUIS DELGADO? TÃO MERECEDOR DE ELOGIOS ELE FOI PARA COM OS QUE LÁ FICARAM? - ELE QUE AINDA LÁ PERMANECEU DEPOIS DE JOSÉ SÓCRATES TER FORMADO GOVERNO - CLARO, MAIS UNS TIROS NOS PÉS PELA PATETICE SOCIALISTA: QUEM É QUE QUESTIONOU AS ARBITRARIEDADES E AS LIBERDADES DE DELGADO? ..Trabalhadores da Lusa questionam fusão com RTP.

Diário de Notícias
Quinta-Feira,
14 de Outubro de 2004
Luís Delgado
Obrigado à Lusa
Termina hoje a minha função como administrador-delegado da Agência Lusa, produzindo efeito a carta de renúncia de 14 de Setembro.
É o momento, também, para agradecer profundamente, e com emoção, a forma como todos, naquela agência, me trataram e ajudaram e se empenharam num projecto de reestruturação global, que tornou a Lusa equilibrada, do ponto de vista financeiro, moderna, do ponto de vista tecnológico, e estável e tranquila na relação orgânica e funcional..barnabé: No mundo de Luís Delgado.
.
.

O PSD quer privatizar a RTP e a Lusa: está desejoso de completar a investida, o ataque ao serviço público que iniciou com Morais Sarmento nos governos de Durão e Santana Lopes. Ao mesmo tempo que mudava a RTP para a Av. General Roçadas, arrumava também a casa à sua maneira: ao mudar de instalações, convidava uma empresa americana: uma agência externa, tal como pretende fazer com a admissão e qualificação dos professores e demais funcionários públicos. Para fazer crer que o poder agia com independência . Mas foi pura farsa. A dita agência escolhe e selecciona, faz a purga segundo as orientações do governo - através de critérios muito discutíveis, que foram muito contestados por quem lá trabalhava, mas o poder era mais forte e ditou as suas leis: só lá ficou quem ele bem quis e entendeu. Para a reestruturação da Agência Lusa, enviou o seu emissário Luís Delgado, na qualidade de Administrador-delegado, que dispensou trabalhadores e deu mais uma forte golpada numa importante agência noticiosa: restaurou à medida das conveniências e orientações do seu partido. Hoje já não é totalmente controlada pelo Estado: uma parte significativa está mas mãos privadas. E só não acabou privatizada completamente porque o governo foi à vida. Mas vão fazê-lo quando se apanharem novamente no poder: por isso, nem sequer consentem que, o actual governo, faça qualquer coisa no satatu quo. Só o que eles fizerem é que é bem feito. .

Os socialistas e actual governo têm-se oposto à privatização da RTP- defendem o serviço público. Não cumpre, não é imparcial, a direita continua lá implantada de pedra e cal com o seu regimento partidário em força. Mas os socialistas talvez entendam, que, mais dois canais totalmente nas mãos dos privados, ainda seria pior: em parte têm razão. Mas não a têm totalmente, porque a RTP, não é isenta, tem um gestor que foi nomeado pelo governo, mas que nada pode fazer sobre a qualidade da informação produzida. A direita continua ali implantada e fazer o que quer e lhe apetece. Há lá bons profissionais mas os serventuários, talvez sejam em número bem maior. Só que, quando a direita a privatizar, é claro que o regimento não vai ficar lá todo. Até lá, vão militando.....Lusa (agência de notícias) - Wikipédia, a enciclopédia livre........Portugal Digital - Agência Lusa conclui processo de reestruturação

DITO POR QUEM CONHECIA OS CANTOS DA CASA SOS RDP.
.
E não há comissariado político...

Haverá ainda alguém do PSD para continuar o assalto?
Em tempos anteriores, e com Governos de diversas cores, tínhamos sentido as garras do poder político na RDP.
Pensávamos que já tinhamos visto tudo. Mas assim tão monocolor ela nunca tinha estado.
Até às eleições, ainda pintam as paredes de laranja.

Nem sequer incluímos acessores e chefias intermédias...
E não há comissariado político. Olha se houvesse!

.

Definição do modelo da RTP deve ser feita pelo Governo - TSF





O QUE DIZIA MORAIS SARMENTO: - "Deve haver uma definição por parte do poder político acerca do modelo de programação do operador de serviço público" (...) "Não são os jornalistas nem as administrações que vão responder perante os eleitores" (...) "É necessário haver limites à independência dos operadores públicos, sob pena e ser adoptado um modelo perverso" que exige responsabilidades a quem toma decisões (...) "Não tenho o direito a mandar mas tenho o direito a ter opinião" (... ) "A RTP ainda tem um longo percurso a percorrer a nível dos conteúdos que transmite" .

.Morais Sarmento contra agregação RTP/Lusa - TV & Media - DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário