terça-feira, 9 de novembro de 2010

MORAIS SARMENTO, O GURU QUE ORIENTOU A OFENSIVA MAIS VERGONHOSA A JORNALISTAS, É CONTRA AGREGAÇÃO RTP/LUSA- QUER PSD A VENDER EMPRESAS AOS AMIGOS


Definição do modelo da RTP deve ser feita pelo Governo - TSF





- Os que estiveram nesta manifestação, dificilmente terão sido escolhidos pela agência americana, encarregada da selecção e clivagem do pessoal da RTP. - Foto do Público

É preciso não ter nem o menor pudor nem vergonha - Nuno Morais Sarmento, o antigo ministro da Presidência e autor da última reestruturação da RTP, em 2002 e 2003, que controlou, interferiu descarada e abertamente nas redacções das empresas publicas de comunicação social, que teve o desplante de afirmar que “não são os jornalistas nem as administrações que vão responder perante os eleitores" (...) que "e necessário haver limites à independência dos operadores públicos, sob pena e ser adoptado um modelo perverso" que exige responsabilidades a quem toma decisões “, pois bem, eis que surge agora a opor-se à hipótese do actual governo, poder sequer equacionar a possibilidade da agregação RTP/Lusa, não para interferir, como Sarmento o fez, ostensivamente, mas com o fim de salvaguardar a situação economicamente difícil das duas empresas.

.

Claro que, tal como já frisamos, noutro post, JORGE LACÃO E A FUSÃO DA RTP À LUSA as palavras do ministro dos Assuntos Parlamentares, ao admitir que o Governo tem em estudo "soluções de agregação" entre a RTP e a Lusa que possam garantir "racionalidade e economia de custos", já era de supor que não tardaria a vir a terreiro o guru do Sarmento e o emissário, seu peão de brega, Luís Delgado , arvorados em moralistas, quando estes senhores, o que fizeram foi uma autêntica ofensiva e subjugação do serviço público de comunicação social aos seus interesses partidários - Na verdade, e como não tiveram tempo de completar as negociatas, o que o PSD pretende - e já por várias vezes o afirmou - é pura e simplesmente a sua alienação, a venda da RTP e da Lusa, aos amigos Balsemões e outros.

Morais Sarmento contra agregação RTP/Lusa - TV & Media - DN

.RTP DA MADEIRA CONTROLA ÀS DESCARADAS - ACUSA QUEM LÁ ESTÁ - POR CÁ O CENÁRIO NÃO É MELHOR - MESMO ASSIM A DIREITA QUER DÁ-LA AOS AMIGOS

Vozes da madeira insurgem-se contra o controlo da RTP pelo PSD - Não é novidade alguma. Por cá o cenário não é diferente. O Autor do blogue Apontamentos Sem Nome - diz que “O serviço de RDP e RTP Madeira está ao serviço do PSD. Digo e desafio a quem quiser para demonstrar o contrário! Existe um esquema premeditado para garantir que a informação é manipulada e que os temas dos programas de informação funcionem como brainwashing para a população. Tenho informações precisas que está montado uma "engenharia" de comunicação onde o único objectivo é garantir que o Vice Presidente do Governo, Dr. João Cunha e Silva será o próximo líder do PSD.”

PREOCUPAÇÃO PERFEITAMENTE JUSTIFICADA

(..)“Esta não é uma matéria menor. Esta questão é essencial para o futuro dos madeirenses. Sem verdade não há democracia. Sem democracia não há desenvolvimento.” - Refere Carlos Pereira.

A RTP É UM SORVEDOURO DE DINHEIROS PÚBLICOS PARA ALIMENTAR A CLIENTELA LARANJA - ENTÃO, JÁ QUE SÃO ELES A TIRAR O PROVEITO, QUE PAGUEM A FACTURA - FAÇAM A VONTADE A BALSEMÃO, AOS HOMENS DA CIP E A PASSOS COELHO , PRIVATIZE -SE!

A direita está mortinha por entregar os canais da RTP e da RDP a Balsemão, à igreja e a outros da sua confiança – Não lhes basta terem o controle da informação e da programação, quer também tomar conta de tudo.

Já o dissemos - a pluralidade e diversidades dos órgãos de informação, é uma peça fundamental na perseveração do ideal democrático, mas a berlusconização é avassaladora, perdeu a vergonha e já praticamente está instalada por toda a Europa. A SIC está nas mãos de Balsemão. A instrumentalização é afrontosa. Vê-se que há gente que ainda quer ser mais balsemista que Balsemão. A linha editorial da TVI é descaradamente dominada pela direita – Mas a esquerda ainda para aí logo tempo a insistir se Sócrates quis interferir na redacção. Que a direita faça o seu jogo, não admira; mas é imperdoável que comunistas e bloquistas, se associem a essa farça.

O serviço público é importante - Se tudo ficar nas mãos dos privados, para quê eleições?!

Os socialistas sempre se opuseram à privatização do serviço público da comunicação social - Têm pugnado pela sua defesa - É perfeitamente razoável que assim fosse . Mas, para quê? ... Para que a direita tire só ela proveito? O anterior ministro [dos Assuntos Parlamentares] Santos Silva defendeu, inclusivamente, o seu alargamento - Mas quem pensa que a RTP, não é fruto apetecido pela direita, está muito enganado...


A PRESENÇA DE JORNALISTAS DE ESQUERDA NO SERVIÇO PÚBLICO - ACTUALMENTE DEVE SER UMA UMA MIRAGEM

Se a presença da esquerda, na RTP, já era claramente reduzida, devido à herança Cavaquista, então a situação ficou ainda muito pior quando a RTP e RDP, formaram uma única empresa e se juntaram num único edifício – Cumulativamente às novas instalações, processou-se então uma descarada purga através de uma selecção muito discutível, operada por uma empresa de confiança política do então governo.

Era tal o vazio, de gente afecta aos socialistas, que, José Sócrates, depois de tomar posse, querendo nomear para Director-.Geral da RDP, um elemento vindo dos quadros da casa, se viu obrigado a nomear Rui Pego - E quem é este senhor? - Obviamente, alguém cujo percurso tem sido da confiança laranja.

Veja-se o que se passou com a privatização da Rádio Comercial: quem era PSD foi transferido da Rádio Comercial para a RDP. E os que não gozavam desses privilégios e estavam na RDP (empresa mãe) , foram enviados para a Rádio Comercial SA. - Como consequência da venda desta estação, ao Correio da Manhã, os que ali estavam (logo no primeiro mês) foram praticamente todos postos no olho da rua. Por isso, enquanto uns, lá estão (agora todos reunidos numa única empresa pública: televisão e rádio) os outros passaram pelas ruas da amargura. E por único crime: porque não tinham o cartão laranja.

.
Morais Sarmento (então Ministro da Presidência de Durão Barroso e Santana,) defendeu que “deve ser o Governo a definir o modelo de programação da RTP, porque é o Executivo que responde pelas decisões praticadas na televisão pública” Frisando que “não são os jornalistas nem as administrações que vão responder perante os eleitores" pela informação ou pela programação da estação pública, sublinhou o ministro.

Nos longos de cavaquismo e de Nogueira, poucos ou mesmo nenhuns ali foram admitidos que não fossem através da confiança desses governos. E, como as leis entretanto mudaram, aos socialistas, apenas tem cabido o papel da Administração. Não podem interferir na selecção do pessoal por força de uma lei que eles próprios aprovaram. No entanto, Sarmento, fez o que lhe apeteceu: saneou e escolheu quem bem entendeu - E, para melhor controlo do serviço público, distribuiu pela Lusa, RTP (televisão e rádio) os seus mais aguerridos comissários (Fernando Lima, Luís Delgado, Luís Marques, entre outros) e até criou a sua central de comunicações, que tanta polémica gerou.Gabinete de comunicação não tem intenções conspirativas».

A ideologia do califado laranja, assenta na intriga e na cobiça dos bens-públicos - Tudo o mais é só palavreado para enganarem o pagode. E sabem que a única forma de tomarem conta do poder é terem o controlo absoluto da comunicação social

Ou não é isso que tem segurado Berlusconi? - Veja-se a guerra que têm feito sobre o caso TVI? - Eles não falam de quem controla actualmente os media! - Que é totalmente dominada pelos grupos económicos e a igreja: falam é da eventualidade de,. entre os socialistas, ter havido alguém que, há um ano atrás, teria tido a veleidade de tentar chamar a si alguma fatia!.

RTP devia recusar Fernanda Câncio porque tem "um relacionamento com o primeiro-ministro. - E esta que relacionamento é que tem?.

PONHA-SE ALGUMA ORDEM OU ACABE-SE ENTÃO COM ESTE PARASITISMO DESBRAGADO À CUSTA DA TAXA DO ZÉ POVO - JÁ NÃO BASTA A VISIBILIDADE QUE TÊM NOS SEUS TEMPOS DE ANTENA














ABUSAM DA LIBERDADE QUE POSSUEM PARA SE
PROMOVEREM UNS AOS OUTROS - SEM PUDOR E SEM VERGONHA.
Sexta à Noite: Judite de Sousa O AGENTE DE MALATO É O GENRO DE CAVACO SILVA E ESTÁ EM TODAS! - Em vários programas desde 2003: untuoso e polidor.Não falta também quem o promova Em casa de José Carlos Malato.


Media Balsemão admite pagar taxa para serviço público de televisão ... ..Balsemão: “Sócrates é um bom vendedor de ideias” ..

Francisco Balsemão disse que queria a Antena 3 da RDP -mas os seus amigos do partido, já prometeram que vão ser mais generosos: querem privatizar todos os canais de rádio e de televisão públicos..Balsemão interessado em comprar a Antena 3. ..PSD quer privatização das empresas de comunicação social pública. Quando Pinto Balsemão censurava Pedro Adão e Silva - Mainstree...E também pressionou a Lusomundo para comprar a TSF (pelos vistos, houve vários galos laranjas para a mesma galinha)Sic compra empresas do grupo Portugal telecom - interessada na tsf.: O bolo ficou para um deles: mas lá o vão repartindo...

Ele quer uma rádio, custe o que custar, e os seus amigos, hão-lhe dar! - Não há outra forma de se compreenderem os ataques, a Sócrates e ao seu governo, por parte do Império da Impresa ( SIC /Expresso e o restante aparelho que detém nos media) , senão a ganância insaciável do seu patrão em fragilizar o serviço público - RTP/RDP - E se não é um pasquim, é outro, porque, nos media, os interesses são cruzados e são todos da mesma família politica - Com os ataques a Sócrates, sucede a mesma coisa. Hoje, é um; amanhã é outro, senão numa frente de ataque simultâneo! Aponte-se um jornal que seja de esquerda?...

Nenhum comentário:

Postar um comentário