sábado, 6 de novembro de 2010

PRESIDENCIAIS:CAVACO SILVA HOMENAGEOU NUNO ALVARES PEREIERA MAS JÁ, SUPRIMIRA, COMO 1º MINISTRO, A LIGAÇÃO POCINHO BARCA D’ALVA-ESPANHA




CAVACO SILVA, O GOVERNANTE QUE FERIU DE MORTE LIGAÇÃO FERROVIÁRIA DO PORTO A BARCA D'ÁLVA, - A MAIOR DAS BARBARIDADES ÁS NOSSAS COMUNICAÇÕES COM O EXTERIOR, QUE JAMAIS DEVIA MERECER ESQUECIMENTO OU PERDÃO

Uma Sexta-feira "heróica" à propaganda caseira Cavaquista: o Palácio de Belém foi motivo de uma evocação histórica com Castela: a célebre Batalha de Aljubarrota. Em que Portugal fez frente ao exército castelhano e consolidou a sua independência. Porém, duvido que, nos tempos economicamente difíceis que atravessamos, se o grande herói nacional Dom Nuno Alvares Pereira, fosse vivo, não seria agora uma das consciências mais corajosas e críticas a condenar abertamente Cavaco Silva, pelo facto de, enquanto, Primeiro Ministro, ter desbaratado uma das mais importantes ligações nortenhas com os nuestros hermanos, através da Linha do Douro. Agora fala-se na sua reconstrução, mas a que preço? - Ora, e quem é que já se lembra dessas barbaridades Cavaquistas? - Porque não as evocar?



NUMA GOVERNAÇÃO, QUASE DE UMA DÉCADA, MARCADA POR GRADAS FIGURAS DO SEU MINISTÉRIO (AFINAL GRANDES MESTRES NAS MAIORES GOLPADAS) QUE JAMAIS SE APEARAM DO SEU ACOLHEDOR E BEM PROTEGIDO COLO: SEM DÚVIDA, UM DURO GOLPE AOS BOLSOS DE MILHARES DE AFORRADORES E CONTRIBUINTES, À NOSSA ECONOMIA E ÀS LIGAÇÕES FERROVIÁRIAS COM A VIZINHA ESPANHA


MAS NÃO FOI DESSES GOLPES DRACONIANOS QUE SE FALOU ONTEM NO PALÁCIO DE BELÉM E QUE, DIFICILMENTE, CAVACO SILVA, DESEJARÁ REFERIR-SE NA SUA CAMPANHA



De facto, se não vai Maomé à Montanha, vem a montanha a Maomé: foi o que parece ter marcado, no dia de ontem, a campanha de Cavaco Silva às presidenciais. Em vez de Cavaco ir à escola que promoveu o concurso, são uns quantos professores e alunos que vêm fazer a campanha à porta do candidato Cavaco Silva, com uma encenação teatral (brandindo espadas, espadachins e escudos à mistura com gritos guerreiros - talvez a fazerem querer que o inquilino que ali mora têm a vitória no papo) isto a pretexto da entrega de uns prémios de um concurso sobre Nuno Álvares Pereira.Não se ficou a saber foi quem o promoveu: se o Ministério da Educação ou alguma câmara municipal. O que eu vi na RTP foi o inquérito que a repórter fez às criancinhas, em que se concluiu que vinham com a lição bem estudada: "com a resposta na ponta da língua". Pelo menos, quem tirou oportunisticamente proveito foi o candidato laranja/azulPaís - Presidente da República homenageou Nuno Álvares Pereira.


É a tal coisa: Cavaco Silva não necessita de grandes cartazes na rua. As televisões, jornais e rádios (só o genro tem uma cadeia por todo o país) continuam a dar o máximo relevo a todos os passos da sua campanha: enquanto os outros candidatos são mais das vezes ignorados ou com meras referências, o mais fiel amigo do grande capital, continua a ser o privilegiado, a grande vedeta, o eleito. Ele disse ter dado indicações para que as despesas da sua campanha presidencial não ultrapassem metade do valor admitido pela actual lei. Mesmo assim, ultrapassa largamente a dos outros candidatos.Presidenciais: Cavaco Silva recusa "outdoors"

.


UM MAU GOVERNANTE PARA SER SEGUIDO COMO EXEMPLO - E AINDA PARA MAIS ALIMENTADOR DE TABUS E FOMENTADOR DE INTRIGAS

Se houvesse uma comunicação social, mais isenta e menos encostada à direita ou arregimentada politicamente, o ainda actual Presidente da República, nem sequer ia a votos - mas a verdade é que só o atacaram por um fortuito acaso ou descuido.

Cavaco Silva, em matéria de racionamento e de gastos dos dinheiros públicos, enquanto governante, foi um mau exemplo: investiram-se milhões em obras públicas (algumas delas, é certo, hoje emblemáticas, importantíssimas) através dos fundos estruturais que chegavam diariamente da CEE, mas também permitiu que outros tantos milhões se desbaratassem em projectos que se destinavam mais agradar a clientelas políticas de que a produzirem qualquer eficácia para o país.

«
«««


OBRAS AO ABANDONO E ELEFANTES BRANCOS NÃO FALTAM POR TODO O PAÍS EM MEMÓRIA DE CAVACO SILVA

Sinais de avultados desperdícios é o que não faltam de Norte a Sul. Há muitos campos de agricultura ao abandono para os quais foram aprovados e canalizados fortes apoios a fundo perdido mas que apenas mereceram alguns cuidados, efemeramente, ou nem isso. Muita gente enriqueceu e comprou jipes e outros luxos, em detrimento de projectos – muitos dos quais não passavam do papel. As ajudas comunitárias chegavam às carradas de milhões e, como nessa altura ainda não eram feitas grandes exigências ou justificações, rapidamente eram despachadas nos gabinetes ministeriais. -Quantos esqueletos de grandes armazéns não abundam, que mal passaram dos alicerces?! Quantas obras faraónicas não passam hoje de elefantes brancos?! Quanta paisagem urbana e rural não documenta essa triste realidade?!... Qual o jornal ou televisão capaz de desenterrar esse passado e pô-lo a nu? - Claro que é um tabu que, nem Cavaco, nem os magnatas dos media estarão muito interessados em vasculhar.

PEGUE NA SUA MÁQUINA FOTOGRÁFICA QUE NÃO LHE FALTARÃO MOTIVOS DE SOBRA PARA TESTEMUNHAR A VERGONHA CAVAQUISTA

Poderia aqui apresentar milhares de casos. Mas esse pesaroso inquérito não é a mim que me compete fazer. Por agora vou apenas aqui reportar-me a dois casos – mas muito significativos. A uma barragem, destinada à produção de electricidade, para cujo projecto foram canalizados milhões de contos. Não fica muito longe da polémica barragem do Côa. Não é seu afluente mas corre também directamente para o Douro. Só que, enquanto a do Vale Sagrado foi suspensa por Guterres para proteger um património arqueológico de incalculável valor para a humanidade, a outra, mandada construir no tempo do cavaquismo, numa simples ribeira (aTeja)onde apenas corria e corre um fio de água e mantém o leito seco praticamente no Estio, não foi senão projectada para justificar avultadas verbas a um município laranja. Considerado, então, por Cavaco Silva, como exemplar. Vão lá e vejam o que lá está . Apesar de ter ficado a meio. É que ainda vão ver um monstro maior do que aquele que documentam as imagens - já que estas foram registadas durante a fase da sua construção.Seja qualquer for a altura do ano, irão ver um leito que mal corre - ou só com alguns pequenos charcos.No entanto, embora não havendo água, por perto há vinhas: há vinho generoso! - E do Bom!

« « « « « « « «
«










HÁ POR LÁ VINHAS E ATÉ BOM VINHO - O QUE NÃO CORRE É ÁGUA PARA ALIMENTAR A BARRAGEM - DEIXADA A MEIO: PORQUE O ÚNICO OBJECTIVO ERA SACAR FUNDOS - A MASSAROCA VINDA DE BRUXELAS.

Segundo nos foi relatado, num passeio que efectuámos, do Porto àquela região duriense, a referida obra esteve a cargo de uma empresa do município:foram muitos dinheiros que entraram para os seus cofres. Só que, por outro lado, a governação de Cavaco Silva, também acabaria por lhe dar uma enorme machadada ao desactivar um dos troços importantes da linha do Douro, impedindo o concelho (e a região) de se ligar por via-férrea a Espanha. Crasso erro e falta de visão do futuro - Fala-se agora na sua reconstrução: para isso, será preciso desembolsar mais uns quantos largos milhões. Não teria sido preferível gastá-los na sua manutenção ( tal como fez a vizinha Espanha, até Barca D'Alva) de que em obras que agora não passam de verdadeiros monstros ou inutilidades?!...














CAVAQUISMO NÃO PASSA DE UMA GROSSEIRA MISTIFICAÇÃO COM A QUAL APENAS LUCROU A SUA CLIENTELA POLITICA - SALVO ALGUMAS ESTRADAS, FICOU TUDO NA MESMA.

A miragem Cavaquista, parece ter deixado raízes profundas e não haver maneira de ser erradicada - Havendo ainda muito quem alimente a falsa ilusão de que, esse período das vacas gordas da Comunidade europeia, um dia ainda haverá de ressuscitar, com algum governo sebastianista apadrinhado por Cavaco Silva. Há quem julgue que esse maná, de que muitos se aproveitaram, poderá estar de volta, com um Presidente e um Governo, sob a égide do grande patrono, actualmente instalado em Belém - Daí que não faltem empresários e gestores, de inspiração cristã, a rodearem-se do mestre, crepindo alguma da sua orfandade e ele, para os confortar, venha com a rábula de que
os escassos recursos do país não devem ser gastos em opções que deixam "tudo na mesma - Cavaco foi um mau exemplo para ser tomado a sério.

FORAM TEMPOS DE MUITA FOME

Foram tempos muito difíceis para milhares de portugueses: e de fome. Ainda tenho muitos documentos em minha casa que o atestam. A crise não é só de agora. Mas, então, a igreja, praticamente passava ao lado. - Salvo a voz solitária do Bispo de Setúbal -uma voz muito incómoda e que o cavaquismo não via com bons olhos.
«
Mário Soares preparou-nos para a entrada na CEE – sim, foi ele que nos abriu as portas. Mas quem depois veio a beneficiar dos fundos estruturais foi Cavaco Silva. Que foram desbaratados e mal aproveitados. Bem prega Frei Tomás: faz o que digo mas não olhes para o que eu faço.













Marcelo abre a porta a candidatura a Belém....Cavaco Silva apresenta comissão política para Presidenciais....Marques Mendes integra comissão polícia de Cavaco...Alegre acusa Cavaco de "desvirtuar" democracia e "desmoralizar....Trabalho de PR é «trabalho de desastre» -....Marcelo abre a porta a candidatura a Belém...Alegre acusa Cavaco de "desvirtuar" democracia e "desmoralizar....País - Greve geral em Viseu - RTP Noticias...Mais de três milhões de trabalhadores aderiram à greve geral, diz CGTP....Bagão Félix: "Vivo com menos recursos financeiros"...País - A greve geral em Castelo Branco - RTP Noticias,.....Greve geral paralisa fábricas e transportes em Portugal -..GREVE GERAL - notícias | agência financeira....Greve geral pode custar 280 milhões de euros.....Greve Geral 24 Novembro 2010 - GG Notícias....Cavaco em campanha ainda mais popular..ACEGE: Greve geral não traz benefícios....O naufrágio do PS....Este post não é sobre a greve geral - Delito de Opinião...Presidenciais: Cavaco aceita debates dois a dois na TV..CP acusa Cavaco de estar a preparar terreno para o FM....Alegre: "Cavaco é o candidato do capital...

.


Nenhum comentário:

Postar um comentário