quarta-feira, 5 de maio de 2010

MANUEL ALEGRE, A PRESIDENTE! -O POETA DA PRAÇA DA CANÇÃO, COMBATENTE PELA LIBERDADE, OS DIREITOS DO NOSSO POVO; CAVACO SILVA, FINGIDOR DESSA AFIRMAÇÃO








Alegre: candidatura "supra partidária, mas não neutra" -

No mesmo dia em que Cavaco Silva, recebia Paulo Portas e agendava um encontro, para o próximo dia 10, com a chamada brigada do reumático uns velhos e azougados senhores do Restelo, que, à semelhança do líder do CDS se opõe a que o governo, democraticamente eleito, leve por diante o seu programa reformador, pois bem, dos Açores, chegava-nos a voz de Manuel Alegre - uma das figuras da actualidade, mais emblemáticas no combate ao fim do fascismo e do colonialismo e pela implantação e salvaguarda dos verdadeiros valores da democracia no nosso país -, sim, era realmente a voz inconfundível e a palavra esperançosa do resistente e do poeta, que, daquelas magníficas paragens açorianas, as ilhas de Antero de Quintal e de Vitorino Nemésio, nos anunciava a sua candidatura a Presidente da República Portuguesa!

E a certeza de que, com ele, todos os filhos desta pátria - nas ilhas, no continente e espalhados pelos quatro cantos da diáspora, se sentirão unidos e identificados num todo, sem descriminação ou preconceitos de raça, cor, classe, etnia, religião, sexo e orientação sexual - Valores, que, a hipocrisia e a figura preconceituosa de Cavaco Silva, já demonstrou ser um declarado e feroz opositor em alguns dos importantes aspectos solidários e humanistas e do respeito às diferenças - Entre outras ficções sociais, que alimentam e definem o seu carácter homófobo e discricionário, é conivente com os grandes grupos económicos em desfavor dos interesses gerais - Vetou as novas leis do aborto, do divórcio, a Lei do pluralismo e não concentração dos meios de comunicação social entre outros diplomas importantes.

MANUEL ALEGRE : - MAIS DE QUE UM PRESIDENTE, UM ALIADO E UM AMIGO DAS NOSSAS TERRAS E DAS SUAS GENTES - CAVACO SILVA, A ANTÍTESE, O AMIGO E ALIADO DE DIAS DE LOUREIRO, OLIVEIRA E COSTA E DE OUTROS GARIMPEIROS QUE DESBARATARAM E ROUBARAM O TESOURO DO NOSSO POVO.

“Quero ser mais do que o vosso Presidente, quero ser o vosso aliado e o vosso companheiro de viagem" – afirmou Manuel Alegre hoje, na apresentação da sua candidatura presidencial, desafiando as novas gerações a ousar "romper e propor" e "combater pelos vossos direitos e pelo vosso lugar no vosso país", num momento que é de "grave crise nacional agravada por um ataque especulativo contra o nosso país e contra o euro", em que "além de rigor e austeridade, é necessária uma grande exigência ética." – Sem dúvidas, palavras encorajadoras, para os tempos difíceis que se avizinham depois de um longo pesadelo presidencial de quatro anos, encabeçado por um rosto, mais dado a alimentar tabus e intrigas palacianas, de que a ser o guia e o exemplar timoneiro dos destinos da República Portuguesa.

MANUEL ALEGRE SIMBOLIZA A FRONTALIDADE, A GENEROSIDADE, A TOLERÂNCIA E A SOLIDARIEDADE

Manuel Alegre é um histórico do Partido Socialista. O seu passado em prol da libertação das colónias e da nossa democracia, é indiscutível. Os seus poemas e a sua voz marcaram gerações, são gritos de coragem, de ânimo, de lamentos, de contestação, de revolta mas também de glória épica e de heroicidade aos nossos maiores. Empenhou-se nas lutas académicas . Conheceu o exílio. As suas palavras (a sonoridade, a força expressiva e inconfundível da sua voz) foram autênticas farpas de resistência contra o fascismo opressor., em Argel, através da Voz da Liberdade. Fez parte dos fundadores do Partido Socialista . Falar da história e do percurso do PS, entre outras figuras, dois nomes, são incontornáveis: Mário Soares e Manuel Alegre.

"UM PRESIDENTE É MAIS DE QUE UM ESPECTADOR"

Manuel Alegre falava no Teatro Micaelense, em Ponta Delgada, numa sala completamente cheia com mais de 500 pessoas e começou por explicar as razões que o levaram a escolher os Açores para este acto: ilhas de liberdade e de atlanticidade, terra de Antero de Quental, cuja modernidade e actualidade recordou, "homenagem à autonomia, sinónimo de liberdade, democracia, desenvolvimento e justiça social."

"Um Presidente é mais que um espectador atento, mais que um garante institucional. Um Presidente é, deve ser, o intérprete e o representante da Nação no seu todo" afirmou o candidato, recordando que "a participação cívica é condição da renovação e revitalização da democracia" e dirigindo-se a todos, em especial aos jovens, "para que cada um, na medida das suas possibilidades, faça desta campanha uma campanha diferente que seja já, em si mesma, um sinal de mudança e de renovação."

"Portugal sempre foi um país de combates e desafios. Não é da nossa matriz virar a cara" disse Manuel Alegre, antes de se referir ao "momento de grave crise nacional agravada por um ataque especulativo contra o nosso país e contra o euro." Criticando a desorientação e a falta de capacidade da União Europeia, o candidato afirmou: "É difícil compreender como é que a União Europeia foi capaz de reagir tão rapidamente para salvar o sistema bancário e agora hesita em acudir aos países mais vulneráveis que estão a ser alvo de ataques especulativos dentro da própria Europa." "Mais do que um projecto monetarista, defendeu, a Europa tem de ser um projecto político, um projecto de sociedade e um projecto de civilização. E sobretudo um projecto de solidariedade entre iguais."

Assim desejamos se cumpra - Mas, para isso, é preciso lutar contra os "midia" de Cavaco Silva - e até das poderosas redes de rádio pertencente ao genro. Manuel Alegre não dispõe dos favores dessa máquina; pelo contrário, se derem um naco, eles sempre ficarão com o enorme salpicão para satisfazer o sôfrego apetite de Cavaco.









.Nambuangongo, Angola, 09 mar (Lusa) - Se fosse Presidente da República, Manuel Alegre faria "um grande esforço" para que todos os militares que morreram em África pudessem regressar a Portugal, disse o poeta em Nambuangongo, Angola.

Foi em Nambuangongo que o autor de "Jornada de África" cumpriu parte do serviço militar, onde chegou em 1962 e voltou agora, 48 anos depois, para se "emocionar muito" ao ver a campa de um soldado morto em combate no ano em que chegou a este "lugar de morte e sofrimento" como alferes miliciano.



















CAVACO SILVA A HIPOCRISIA E O DEFENSOR DOS INTERESSES EGOÍSTAS DE GRUPOS PARTIDÁRIOS E NEO-LIBERAIS – O CONSPIRADOR DAS TRAPAÇAS - ESCUTAS NO PALÁCIO DE BELÉM - CHEGOU A AFIRMAR QUE “O CASO FREEPORT É SEGREDO DE ESTADO
- ELE LÁ SABIA PORQUÊ E QUANDO TENCIONARIA DESFAZER O MISTÉRIO - QUE, DE RESTO, AINDA SE MANTÉM ATÉ HOJE.!














O Caso Freeporte é segredo do Estado - disse Cavaco Silva, numa altura em que começava a desenhar-se mais uma das vergonhosas teias contra a José Sócrates, a um chefe de Governo, a quem, o Presidente da República, devia solidariedade institucional, mas a qual não passou de sucessivos actos conspiratórios para o derrubar - Pois é – dizíamos nós, num dos posts deste blogue, - já não é uma questão de justiça nem dos tribunais populares (de rua) mas um segredo que Cavaco tem bem guardado. Ele lá sabe quando é que o quer revelar e dar o "tiro" . Nesta vida nada surge por acaso... os acasos tem sempre a sua razão de ser. E, pelos vistos, até já são muitos os acasos para que alguém acredite que estas coisas ocorrem apenas por obra do espírito santo.

.











(1)Cavaco Silva, foi e continua a ser uma incógnita - Nunca conseguimos compreender muito bem a sua personalidade. Sempre nos pareceu indecifrável. Com o devido respeito, mas, quando não sorri, mais me lembra um busto de uma estátua.


CAVACO DESPERDIÇOU MILHÕES DOS FUNDOS EUROPEUS, ENQUANTO PRIMEIRO-MINISTRO, PACTUOU COM MINISTROS E SECRETÁRIOS DE ESTADO CORRUPTOS, E, JÁ COMO PRESIDENTE, FOI CÚMPLICE EM ESQUEMAS FORJADOS - FALSAS ESCUTAS - NÃO TEM AUTORIDADE NEM LEGITIMIDADE PARA QUE SE RECANDIDATE COMO A FIGURA EXEMPLAR DE ESTADISTA - A SUA ELEIÇÃO FOI UM ACIDENTE E UM GRAVE CONTRIBUTO PARA O PROGRESSO, A TRANQUILIDADE E O BEM-ESTAR DA NAÇÃO PORTUGUESA - COMO NÃO TEM VERGONHA, MAS TEM O APOIO DO CAPITAL E DE UMA PODEROSA MÁQUINA MEDIÁTICA, HÁ QUE UNIR ESFORÇOS PARA LHE FAZER FRENTE E O AFASTAR!














Como PM foi muito mau - Chegaram milhões e milhões dos fundos comunitários que foram entregues sem rei nem roque. Muita gente enriqueceu. Existem por esse país fora muitos "elefantes brancos", de obras faraónicas que ficaram ou por concluir, ao abandono ou pelos alicerces. Uma delas é uma barragem na Ribeira Teja - Vão lá e vejam o monstro que ali está. E porquê?...














Gastaram-se milhões de contos - E para quê se na dita ribeira apenas corre um fio de água no Inverno? - Apenas por que se tratava de um dos municípios laranjas: que ele então elegera como um dos mais exemplares de todo o país. A obra esteve a cargo de uma empresa do município: foram muitos dinheiros que entraram para os seus cofres. Só que, por outro lado, também acabaria por lhe dar uma enorme machadada ao desactivar um dos troços importantes da linha do Douro, impedindo o concelho (e a região) de se ligar por via-férrea a Espanha. Crasso erro e falta de visão do futuro - Fala-se agora na sua reconstrução: para isso, serão precisos desembolsar mais uns quantos milhões.


.












O seu reinado acabou( sem honra e sem glória) quando surgiu um semanário que pôs a nu alguns escândalos ( nos bons tempos desse jornal) . Pois, até aí, teve praticamente todos os meios de comunicação social na mão - Nomeadamente, os públicos - que lhe eram da máxima fidelidade. Retirou-se quando deixou de ter a maioria absoluta - Remeteu-se a um certo silêncio - hibernou. E, por fim, desfeitos os muitos tabús que criara, voltou ao palco da política para se candidatar a PR - Ganhou as eleições por uma margem relativamente magra - Mas, pronto, ele é hoje realmente o Presidente de todos os Portugueses: só que, pelos vistos, jamais se desembaraçou dos seus tabus. Depois de um certo mutismo, com que tem caracterizado o relacionamento com o Governo, aí o temos com o chamado - "CASO FREEPORT - SEGREDO DE ESTADO" Com toda a CS (que o apoiou) à espera que lhe proporcione mais uma "caixa". Oxalá não tenhamos que gramar esse pesadelo por mais quatro anos. A menos que este país esteja condenado a tão má sorte

Cavaco Silva rejeita comentar candidatura de Manuel ...Cavaco Silva rejeita comentar candidatura de Manuel..Manuel Alegre quer pacto nacional ..Críticos de Alegre no PS em silêncio.Cavaco: “Sei bem o que devo fazer..Secção do PS da Almirante Reis apoia Manuel Alegre...Alegre pode ficar à porta da reunião.«Não é curial o Presidente elogiar ministro e omitir primeiro-ministro», critica Alegre...PS marca para dia 29 Comissão Nacional para decidir apoio a Alegre...Alegre reage a “calúnias”...

(1) AGRADECEMOS AO AUTOR DA IMAGEM A LIBERDADE TOMADA.

3 comentários:

  1. Amigos poetas blogueiros, parabéns por utilizarem a internet como forma de dividir com o mundo o seu pensar, o seu compreender, desempenhando a missão do poeta que é se afirmar como ser humano, sobretudo perante si mesmo, captar os arquétipos coletivos de sua época e princípios universais, permitindo após compreender-se ou não compreender-se, que pela sua obra os da sua época tenham referência alternativa para fazer a leitura do mundo e as gerações posteriores entenderem a própria história da humanidade. Tudo temperado pelo sonho, pela sensibilidade e pela utopia. PASSOU A ÉPOCA DE ESCREVERMOS E GUARDAR NA GAVETA NOSSAS CRIAÇÕES DEPOIS DOS MAIS PRÓXIMOS FINGIREM TER LIDO PARA NOS AGRADAR. Através do meu blog quero aprensentar-lhes a video-poesia, que usa várias linguagens de uma só feita, a serviço do texto. Se gostar divulgue e compartilhe com os seus contatos. Acessar em:

    www.valdecyalves.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Obrigado amigo . A vida sem poesia é como não deitar sal na comida. Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Gostaríamos de saber o pensamento do Dr. Manuel Alegre sobre esta petição lançada em 10/5 p.p. e se estará na disposição de a assinar:




    PELO FIM DA ACUMULAÇÃO IMORAL DE PENSÕES E SALÁRIOS

    A acumulação de pensões e salários é uma injustiça flagrante e ainda mais em tempos de crise!
    Quem está no activo e recebe o ordenado correspondente, não deve receber qualquer pensão de reforma ou de aposentação, porque estas devem estar reservadas para quem estiver fora do serviço activo, em funções públicas ou privadas, salvo quando o valor da pensão seja inferior ao salário mínimo.
    O exemplo deve vir de cima, como o do actual Presidente da República que recebe três reformas além do ordenado de Presidente, tal com o anterior, que recebia uma reforma, além do vencimento presidencial, como de muitos ex-ministros, deputados e autarcas, que continuam em funções públicas e privadas, a acumular salários e pensões de reforma, com injustificado prejuízo para o sistema de segurança social e pela redução de postos de trabalho para os jovens.
    Quando se discute a redução do subsídio de desemprego e de outras prestações sociais, é estranho mas significativo, que os nossos políticos ainda se não tenham lembrado de moralizar o sistema e terminar a acumulação imoral de pensões e salários, de que são os principais beneficiados.
    No dia em que o Senhor Presidente da República recebe vários ex-ministros, beneficiados pelo sistema, inicia-se esta petição, pelo fim da acumulação imoral de pensões e salários, destinada a submeter à AR a análise desta questão, em particular quando pensão e vencimento ultrapassem o valor de três (3) salários mínimos.

    A mesma pode ser lida e assinada através do seguinte endereço:
    http://www.peticao.com.pt/acumulacao-pensoes-salarios

    Se concorda, assine e divulgue por todos os seus contactos!
    Todos não somos demais para melhorar Portugal!

    ResponderExcluir