sexta-feira, 17 de abril de 2009

CORREIO DA MANHÃ E A CORAGEM DE FERNANDA SERRANO - UMA ATRIZ QUE DISSE NÃO AO JORNALISMO MERCENÁRIO


Soube da notícia através do blogue de Guilherme Pereira, cujo texto tomo a liberdade de transcrever. Mas, entretanto, quero aqui exprimir a minha admiração pela coragem desta extraordinária actriz: por um lado, pela luta que travou - e de que acredita ter saído vencedora - em torno de uma das maiores enfermidades que atormenta a saúde da humanidade: o cancro. Por outro, por ter tido a coragem de ter dito não a um jornalismo que outro objectivo não visa senão o de ganhar dinheiro, seja a que preço for, com o mais absoluto despudor e desrespeito para com as pessoas. E era justamente o que se preparava para fazer, sem escrúpulos e contra a vontade da principal personagem, o jornal Correio da Manhã.

Não gosto deste jornal, não o leio. Sei que é muito popular. Mas, para mim, isso não significa credibilidade e rigor. Pois também sei que ainda há muita gente que vai pelas grandes parangonas e pelo jornalismo panfletário, de faca e de alguidar, que é o que caracteriza este diário. Bastante pior dos tempos em que, Victor Direito, o deixou. De resto, nessa altura, quando Carlos Barbosa, era o proprietário, até era um excelente jornal: tendo dado corpo a importantes eventos. Porém, desde então, ao que parece, os seus actuais donos, mais comprometidos com a política de direita, tem subvertido a sua linha editorial em muitos aspectos. E o que agora pretendia fazer com a publicação de um livro, tendo como matéria uma biografia não autorizada, é emblemático desse tipo de jornalismo sem rosto e sem sensibilidade.


"E FIZESTE TU MUITO BEM" - Este o título do Post de: Guilherme Pereira, de que aqui reproduzo o texto e a imagem publicada ontem no blogue, com o seu nome.

"Fernanda Serrano impediu a publicação do livro ‘Venci o Cancro’ – uma edição do Correio da Manhã que seria distribuída hoje aos leitores pelo preço de dois euros. A actriz avançou com uma providência cautelar, inviabilizando assim a publicação da obra.
A publicação seria NÃO AUTORIZADA pela minha amiga e actriz Fernanda."

Guilherme Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário