quinta-feira, 23 de abril de 2009

TVI-PRISA – O INTOCÁVEL DUETO MONIZ E MANELA AMEAÇA RECORRER AOS TRIBUNAIS POR SÓCRATES TER DESMASCARADO UM JORNALISMO DE FACA E DE ALGUIDAR

«
«
As práticas da inquisição e o seu espírito linchador deixaram profundos traumas na sociedade portuguesa - Como se não bastasse, o fascismo Salazarista, com a sua legião pidesca repressiva e na cumplicidade com as mais altas figuras de sotainas e batinas negras, munidas de caldeirinhas de incenso ou de água benta pela mão, ainda contribuíram mais para amolecer as atrasadas mentes e torná-las déspotas ou medíocres! - contribuindo para o aparecimento de pequenos e ferozes ditadores ou então de criaturas invejosas, arrogantes e mesquinhas!
««


Na entrevista concedida pelo Primeiro-ministro à RTP, José Sócrates insurgia-se contra a campanha difamatória de que tem sido alvo por parte do Jornal Nacional da TVI - Em resposta, Moura Guedes, disse ao Público que o primeiro-ministro “não cala os jornalistas da TVI com as ameaças e críticas aos jornalistas da TVI, especialmente aqueles que fazem investigação fundamentada para o Jornal Nacional”. E afirmou que vai responder em tribunal”

Mas o coro da reacção intempestiva não ficaria apenas pelas palavras de Moura Guedes aos jornais. O próprio marido - o todo poderoso Director da TVI -, passaria também ao ataque através do próprio telejornal. Não espera que os Tribunais decidam - É que, na sua perspectiva, o telejornal também é um Tribunal. Por isso, aproveitando-se das armas poderosas de que dispõem - depois de passarem os escassos segundos em que, José Sócrates, na RTP, reagia ao tratamento jornalístico de que tem sido alvo pelo telejornal de Moura Guedes, eis que, durante vários minutos, vem Moniz "dizendo que não "vou adoptar o tom nem o modo de actuar " de Sócrates, mas a suas afirmações, baseadas em factos - imagine-se - são tudo menos sensatas, acusatórias e odiosas. Vão muito além do justificável e linear direito de resposta - entram no insulto e na provocação! - Frisou que as acusações a Sócrates são "baseadas em factos" - Factos?! Mas que autoridade tem uma televisão para julgar "um facto"? - Se até, em Tribunal, os factos são contestados! - A não ser assim - não eram necessários julgamentos judiciais

Até onde vai arrogância e o sentido de impunidade! Então quer dizer que o jornalista pode fazer as acusações mais torpes, levianas e alarmistas, injuriar, caluniar, liquidar reputações, desrespeitar o segredo de justiça, transmitir vídeos difamatórios, sem qualquer carácter legal, e, se o lesado reagir, é logo acusado de atentar contra a liberdade de informação?” - Mas quantos juízes têm a coragem de afrontar o poderoso império dos media capitalistas?!..- Claro que há bons exemplos! - E, em Espanha, até de grande audácia!Embora outros se aproveitem mas é para se promoverem(para opinarem), defenderem interesses corporativos. - Daí os prevaricadores - e não me estou a referir especificamente a um país - poderem fazer o que lhes dá na real gana e disporem de rédea solta!


Nenhum comentário:

Postar um comentário